Aprenda a Fazer Um Gaveteiro Reciclando Caixotes de Madeira

Aprenda A Fazer Um Gaveteiro !

 

Saiba como é possível reciclar caixotes de madeira com bom gosto. Neste passo a passo ele ensina a montar um gaveteiro com as caixinhas, basta ter habilidade e as ferramentas certas. Confira!

 

 

Materiais:

MATERIAL

 

–   Massa acrílica

–   Tinta esmalte nas cores desejadas

–   seladora

–   Cola branca

–   Óculos e máscara de segurança

–   Serra tico-tico

–   Lixa para madeira

–   Esquadro

–   Martelo

–   Pregos (15 x 15)

–   Pregos (10 x 10)

–   Régua metálica

–   Espátula metálica

–   Metro

–   Espátula de plástico

–   Dois caixotes para laranjas (grandes)

–   Um caixote para verduras (médio)

–   Uma caixa para frutas (pequena)

–   Quatro ripas de 30 cm x 6 cm, que neste caso foram tiradas da tábua de um pallet

–   Lápis

–   Trincha

–   Pincel

–   Pano

 

Realize Este Projeto Você Também, Acesse Bricolagem / Dutra  e Reserve Suas Ferramentas !!!

 

 

Como Fazer:

1) Desmonte o caixote médio (para verduras), usando o martelo a fim de retirar duas réguas e as duas madeiras que conformam as laterais (largura)

1-passo

 

2) Sobre uma das réguas, desenhe com o lápis o formato que você deseja dar aos frontões do gaveteiro. Neste exemplo, o artesão optou por um detalhe curvo. Após traçar, recorte a madeira usando a serra tico-tico:

2-passo

 

3) Após recortar o desenho na primeira régua, use-a como modelo para a segunda (a imagem à direita ilustra o aspecto intermediário – após o desenho, no caso curvo, recortado – e final, após as réguas terem sido medidas junto à estrutura do gaveteiro):

3-passo

 

4) O próximo passo é fazer a gaveta (você pode fazer um móvel com uma ou mais gavetinhas, basta usar a criatividade). Para saber a profundidade da gaveta, use o caixote de laranja – o futuro esqueleto do gaveteiro – como referência. Considere a maior profundidade do caixote, ou seja, das laterais (largura) e marque a distância com o lápis para, em seguida, cortar com a serra tico-tico:

4-passo

 

5) Use uma das laterais tiradas do caixote médio para fazer a traseira da gaveta. Adote como molde o tampo da caixa de fruta, risque e corte a madeira com a serra. Passe a cola branca nos encaixes (extremidades da placa), e fixe-a na estrutura da gaveta com os pregos 10 x 10:

5-passo

 

6) Lixe todas as peças – dois frontões, um caixote para laranjas (esqueleto do gaveteiro), gavetinha (caixinha para frutas) – tirando as irregularidades e farpas. E então pinte as partes dos elementos lixados que você deseja realçar:

6-passo

 

7) Da tábua do pallet, você irá tirar uma ripa com 1,2 m de comprimento e 6 cm de largura e, depois, dividi-la em quatro ripas com 30 cm. Elas servirão de estrutura para o frontão e as gavetas. Portanto, primeiro passe cola nestes sarrafos que deverão ser instalados na intersecção entre os comprimentos e a largura do caixote para laranjas. Cole os pedaços de madeira (veja foto) no esqueleto do gaveteiro e, para reforçar a fixação, use pregos 15 x 15:

7-passo

 

8) Nos sarrafos recém instalados será pregado o primeiro frontão. Apoie a madeirinha sobre o esqueleto e marque com um lápis a distância interna das duas futuras laterais do gavateiro, ou seja, o ponto onde o frontão deve ser cortado com a serra tico-tico. Corte e em seguida passe cola nas extremidades da ripa. Após colar o frontão nos sarrafos, use pregos 10 x 10 para fixar a instalação:

8-passo

 

9) Agora, encaixe a gaveta no limite dos sarrafos e do frontão e marque a altura. Em seguida instale os outros dois sarrafos (30 cm x 6 cm). Atenção: os pedacinhos de madeira devem ser colados e pregados na lateral interna do gaveteiro e não na gaveta! Essas estruturas fixarão o segundo frontão e sustentarão a gaveta:

9-passo

 

10) Para finalizar as laterais do gaveteiro você vai precisar de duas réguas de madeira com 2 cm de largura (em média). Elas vão servir para tampar o vão entre as duas ripas que estruturam o comprimento do caixote. Assim, vale usar o segundo caixote para laranjas. Dele extraia uma das ripas do comprimento, marque 2 cm para a largura de cada uma das réguas e corte-as. Na sequência lixe-as e pinte-as com a cor desejada. Caso seja necessário, acerte o comprimento das réguas em relação à estrutura do caixote e, então, fixe-as nos vãos usando cola e pregos 10 x 10:

10-passo

 

11) Por fim, com a espátula de plástico, passe a massa acrílica em toda a peça. É ela que dará o efeito desgastado ao móvel…

11-passo

 

12) lixe a peça toda, desgastando a massa. Tire o pó e aplique a seladora para garantir durabilidade ao gaveteiro:

12-passo

 

13) Veja que lindo fica o gaveteiro pronto! Para colocar mais gavetas repita a operação, instando os sarrafos de apoio e os frontões:

13-passo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *