Aprenda a Fazer uma Casa de Boneca!

Aprenda a Fazer uma Casa de Boneca.

Quem quer dar vida a uma casa de bonecas tem de ter imaginação. Quem quiser montar uma, só precisa de boas ferramentas e este manual.

Materiais:

– Ferramenta multifunções
Serra circular
– Serra vertical
– Multi-lixadeira
– Aparafusadoras sem fio
– Sistema de atomização

Auxiliares:

– Broca de 50 mm
– Folha de lixa grão 120–240
– Lápis
– Metro desdobrável
– Apara-lápis, borracha
– Superfície de trabalho (2 barrotes, dimensões aprox. 500 x 58 x 38 mm)
– Película ou jornais usados para a superfície
– Cavaletes (se necessário)
– Para proteção pessoal: máscara, óculos de proteção, luvas, proteção auditiva

Materiais necessários:

– Placas Multiplex bétula 15 mm
– Parafusos de cabeça escareada para madeira
– Tintas de dispersão

 

Como Fazer: 

1) Primeiro pense quantas janelas devem existir na fachada. Desenhe as aberturas para as janelas de forma precisa com o esquadro geométrico e o lápis.
Para recortar as janelas use uma ferramenta multifunções. Para não cortar inadvertidamente a bancada de trabalho, coloque umas ripas por baixo e fixe a placa à bancada de trabalho com grampos.
Não se esqueça de colocar os óculos de proteção e a proteção auditiva para serrar.
Depois de recortar as janelas, desenhe a abertura da porta numa das duas paredes exteriores e recorte a porta.
Aprenda a Fazer uma Casa de Boneca!

 

2) Agora execute os olhos de boi nas paredes laterais. Para isso, marque antes o respetivo centro do compasso com precisão. Fixe bem a parte lateral à placa residual. Para furar pode usar um berbequim convencional – mas o melhor é mesmo usar um berbequim de mesa. Coloque a broca sobre o centro do compasso e faça os furos com precisão.

 

3) A seguir, é necessário efetuar várias meias-esquadrias em ângulo de 45 graus: nas duas placas do telhado, onde depois vão ser unidas, no rebordo superior das partes laterais, assim como em ambos os lados da placa de base superior, onde vai assentar o telhado.
Para serrar as meias-esquadrias, fixe as placas com grampos. Ajuste um ângulo de 45 graus na serra circular e fixe a calha de guia. Agora pode simplesmente cortar ao longo do rebordo uma meia-esquadria precisa.
Agora corte ainda as duas águas do telhado da fachada. Marque as arestas de corte de acordo com o desenho da estrutura. Fixe as placas com grampos e ajuste a serra circular para 0 graus. Com a ajuda da calha de guia consegue executar um corte a direito preciso.
Aprenda a Fazer uma Casa de Boneca!

 

4) Agora, ambas as placas com meia-esquadria são unidas com cola ao longo da linha de corte. Para isso, coloque as placas com os lados interiores virados para dentro e a tocar nos cortes em meia-esquadria. Agora una as placas com fita adesiva. Desta forma, cria uma espécie de dobradiça.
Vire agora as placas, aplique bastante cola nas superfícies de corte e junte as placas do telhado para que formem um bico. A cola em excesso é fácil de remover com um pano. Aplique mais duas tiras de fita adesiva nas extremidades do telhado para criar pressão sobre a colagem.
Dica: coloque um esquadro ou uma placa residual retangular, para verificar se as placas do telhado ficaram em ângulo reto. Se necessário, ajuste.
Agora tem de deixar secar a cola durante aprox. 20 minutos. Tenha também em conta as indicações do fabricante.
Aprenda a Fazer uma Casa de Boneca!

 

5) Todas as partes individuais estão prontas. Monte agora a casa de bonecas. Primeiro aparafuse as paredes laterais à placa de base. Para saber onde deve posicionar os parafusos, divida a espessura do material (ou seja 15 mm) por dois. Agora desenhe uma linha com uma distância de 7,5 mm desde o rebordo inferior nas paredes exteriores e marque nestas as posições dos parafusos. Faça os furos nas paredes laterais e rebaixe-os. Já pode montar as paredes laterais na placa base com a ajuda de uma aparafusadora sem fio.
Agora, aparafuse a parede interior inferior com a placa de base. A seguir, monte a fachada nas peças já aparafusadas. Depois aparafuse a parede interior superior com a placa base para o primeiro andar, coloque a mesma na casa e fixe-a.
Antes de montar a placa de base com as meias-esquadrias, faça um furo prévio em ângulo reto duas vezes em cada lado nas meias-esquadrias. Através destes furos é depois aparafusado por dentro o telhado à casa de bonecas.
Aprenda a Fazer uma Casa de Boneca!

 

6) Antes de pintar, remova novamente o telhado para que o possa trabalhar em separado.
Encha o recipiente do sistema de pulverização com a tinta e dilua, se necessário, com um pouco de água. Ajuste o bico testando o jato pulverizador numa placa de teste e a quantidade de tinta na roda recartilhada. O jato pulverizador pode ser ajustado na horizontal ou na vertical para superfícies e de forma cónica para arestas.
Aprenda a Fazer uma Casa de Boneca!

 

 

7) Com a nova casa de bonecas vai dar asas à imaginação das suas crianças. Divirtam-se!
Aprenda a Fazer uma Casa de Boneca!

 

Realize Agora Mesmo Este Projeto!

 

One thought on “Aprenda a Fazer uma Casa de Boneca!”

  1. Wilson Lasmar says:

    Bom dia. Parabéns pelo trabalho.
    Sugiro que vocês publiquem os gabaritos com as medidas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *