Como escolher um aspirador de pó: conheças os tipos

Eles são muito requisitados no momento da faxina pesada, ainda mais considerando que podem ser ótimos auxiliares na hora da higienização daquela sujeira de difícil remoção. A regra é clara: onde as vassouras não podem chegar com certeza, um aspirador de pó pode alcançar.

Por serem práticos, funcionais, compactos e de fácil transporte, os aspiradores de pó são muito requisitados na hora das limpezas comerciais e residenciais. A ação rápida e eficiente dos aspiradores ao remover a poeira faz com que muitas pessoas queiram dar um descanso para as tradicionais vassouras e uma oportunidade para esses aparelhos.

Agora, se você tem carpetes, muitos tapetes espalhados em sua casa ou bichinhos de estimação que soltam muitos pelos, não pense duas vezes, o aspirador de pó pode ser um facilitador na hora da limpeza.

Mas sabemos que existem várias opções de aspiradores de pó no mercado e diante disso a escolha pode ficar um pouquinho mais difícil na hora da compra. Por isso, hoje separamos algumas informações para que você aprenda como escolher o aspirador de pó ideal para uma compra mais assertiva e alinhada com as suas reais necessidades. Confira!

Aspirador de pó convencional

Conhecido como o “original”, tem a função mais básica de um aspirador de pó: a de substituir o trabalho da famosa vassoura, removendo sujeiras secas de um determinado local.

Com o passar dos anos, a evolução da tecnologia proporcionou a existência de muitas facilidades para esse produto, como enrolador de cabo, regulador de potência, filtros especiais e reservatório transparente.

Aliado a isso, geralmente, os aspiradores de pó convencionais possuem rodas que facilitam a locomoção e são encontrados em variados tamanhos. Só é importante ter em mente na hora de escolher o aspirador de pó tradicional que quanto menor o aspirador, menor a sua capacidade de armazenamento de sujeira.

Aspirador de pó e líquidos

Mais avançado que o aspirador de pó tradicional, o aspirador de pó e líquidos é ideal para limpeza em superfícies variadas, uma vez que dispõe de vários bocais e extensores com funções especiais que permitem, além de remover a poeira, aspirar líquidos.

Em outras palavras, se você se vê em várias situações, nas quais precisa limpar além das sujeiras sólidas, excesso de líquido, escolher esse tipo de aspirador pode ser um diferencial na hora da faxina. Afinal, ele pode ser usado em superfícies úmidas, como: um tapete úmido (o que tornará mais rápida a secagem), carpetes ou até mesmo para o chão molhado.

Normalmente, possuem rodinhas que facilitam muito o transporte e tornam a higienização do ambiente bem mais prática e rápida.

Aspiradores de pó portáteis

Totalmente práticos e super compactos, os aspiradores de pó portáteis são recomendados para limpezas rápidas e serviços pequenos e leves. Nesse sentido, são ideais para o uso em frestas de sofás e poltronas, para aspirar as migalhas da mesa e até mesmo para dar um trato no interior do seu carro após um dia na praia.

Esses aspiradores de pó contam com uma potência mais baixa que os demais aspiradores e normalmente são a bateria, por essa razão não são tão aptos para faxina da residência, servindo somente para limpezas pontuais, como a higienização de carros. O ideal é sempre ter um desses por perto e um outro aspirador de maior porte para a limpeza pesada.

Aspirador de pó vertical

Os aspiradores de pó verticais nos lembram as tradicionais vassouras, mas além da ergonomia ainda assemelham-se a elas em leveza e compactabilidade. Podemos encontrar no mercado alguns modelos que nos permitem o desencaixe do motor, transformando-se em aspiradores portáteis.

A fôrma vertical faz desse aspirador um eletrodoméstico muito compacto, não precisando de muito espaço para ser guardado e tampouco necessita que você se agache para as limpezas diárias, por isso, é uma ótima escolha para limpezas diárias.

Aspirador de pó robô

Agora o que há de mais moderno no setor de aspiradores são os modelos robôs. Com certeza são os aspiradores de pó mais compactos do mercado.

Mas, muito mais do que a facilidade de guardá-los em qualquer ambientes, os aspiradores de pó robô facilitam o seu trabalho, considerando que não necessitam de sua operação, uma vez que aspiram a sujidade automaticamente conforme a programação.

O único ponto negativo é consequência de sua maior vantagem: a compactabilidade. Aspiradores de pó robô não possuem tanta capacidade de armazenamento, uma vez que são bem pequenos, leve isso em conta na hora da compra.

10 dicas úteis e práticas para o uso de aspiradores de pó

Agora que você já está por dentro dos principais tipos de aspiradores de pó do mercado e suas características elementares, nada melhor do que algumas dicas práticas de boas práticas de uso desse eletrodoméstico. Confira-as a seguir:

  1. Não deixe o aparelho ao alcance das crianças;
  2. Não utilize o aspirador sem os acessórios essenciai;
  3. Não utilize o aparelho com o cabo elétrico danificado;
  4. Não deixe o cabo elétrico encostar por muito tempo em superfícies quentes ou cortantes;
  5. Não molhe o aspirador, nem utilize-o com as mãos ou pés molhados;
  6. Não utilize para aspirar água ou qualquer outro tipo de líquido, nem pisos ou carpetes úmidos (se o aspirador não tiver essa função);
  7. Não aspire substâncias inflamáveis ou explosivas (gases);
  8. Não aspire resíduos abrasadores (cinzas quentes, carvão quente);
  9. Não aspire objetos cortantes ou agulhas, alfinetes, grampos, meias, retalhos de tecidos, pedaços muito grandes de papel e revestimentos de maços de cigarros, pois poderão causar o entupimento da mangueira;
  10. Mantenha cabelos, roupas e outras vestimentas longe dos bocais e acessórios de aspiração quando o aparelho estiver em funcionamento, para evitar acidentes;

Se gostou das nossas dicas de aspiradores e das sugestões de uso, não deixe de conferir as demais publicações do blog. Aqui você encontra informações e dicas de uso se vários eletrodomésticos e ferramentas para diversos tipos de construções.

70 thoughts on “Como escolher um aspirador de pó: conheças os tipos”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *