São Paulo
April 23, 2024
Dúvida de qual broca utilizar?
Máquinas e Ferramentas

Dúvida de qual broca utilizar?

maio 24, 2016

Olá, você tem dúvida de qual broca utilizar?

Hoje vamos falar sobre os tipos alguns tipos de brocas que são utilizadas em furadeira e marteletes. 

Existem diversos tipos de brocas e cada uma indicada para uma necessidade especifica, caso você utilize uma broca de aço três pontas no concreto a broca pode quebrar, pode estragar a furadeira, pode apenas perder o fio ou até causar um acidente.
Então confira as dicas abaixo!

broca-chata

Broca chata: As brocas chatas são indicadas para uso em madeiras, aglomerado e compensados. Possui três pontas sendo uma ponta piloto para facilitar uma furação centralizada e possui limite de medida para fazer o furo.

broca3pontas

Broca de três pontas: Indicada para uso em qualquer tipo de madeira. Normalmente são fabricadas em aço carbono, tornando mais resistente as atrito da madeira.

broca-fostner

Broca forstner: Indicada para uso em madeira, a broca fostner serve para fazer furos rasos. Está broca é muito utilizada em instalações de dobradiças.

BROCA-ACO-RAPID

Broca de aço rápido: Utilizada somente para furo no metal, elas são helicoidais com haste cilíndrica e corte à direita.

BROCA-SDS
Broca SDS-Plus e SDS-Max: As duas são indicadas para uso profissional. São atualizadas em marteletes na perfuração de granitos, mármores, tijolos, concreto, basalto e materiais de alvenaria em geral. Brocas SDS são diferentes das brocas de Widea pois possuem um encaixe especial para evitar que deslizem quando efetuar a furação.

Obs: Broca SDS-Plus deve ser usadas em marteletes de até 4 kg e as brocas SDS-Max em marteletes superiores a 4 kg.

BROCA-WIDEA

Broca de (wídea): Indicada para furar materiais muito resistentes como paredes de alvenaria, concreto, ladrilho, mármore, etc. Pode ser identificada como broca wídea pois possui forma de flecha.

BROCA-SERPETINA
Broca serpentina: Indicada para madeira duras, macias ou úmidas. Muito utilizada por profissionais de construção civil, carpintaria entre outros. Possui uma geometria espiral proporcionando uma perfuração rápida com ótimo acabamento.

SERRA-COPO
Serra copo: Indicada para uso em metal, madeira, plástico, cerâmicas, alvenaria, alumínio, porcelanato entre outros. Muito utilizada pois é possível fazer furos com diâmetros maiores.

Bem pessoal, agora que você já sabem os tipos de brocas e a finalidade de cada uma! (Y) Caso tenham alguma dúvida, deixe seu comentário abaixo.

Lembre-se: use sempre óculos e luvas de segurança durante a execução das atividades.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.