Faça Você Mesmo um Biombo! Confira!

Faça Você Mesmo um Biombo!

Se quiser separar algum ambiente e não puder construir paredes, use um biombo. Chamados pelos chineses de byobu (parede de vento), essa peça milenar exibe hoje design com diferentes versões de acabamento, que podem ser de madeira, bambu, plástico, metal, vidro, papelão e tecido. A escolha vai depender da função e do espaço em que o móvel fará parte. Sua praticidade também é medida pelos vários tipos de materiais e tonalidades e tamanhos em que são encontrados. Esta versatilidade proporciona melhor conjugação com a decoração existente no espaço.
Confira como fazer o seu!
biombo

Materiais:

– 1,50 m de tecido estampado

– 0,30 m de listrado

– Tesoura

– Máquina de costura

– Folha de lixa de madeira

– 6 sarrafos de 3 x 2 x 170 cm

– 6 sarrafos de 3 x 2 x 40 cm

– Pincel

– Verniz para madeira

– Furadeira

– Broca de madeira

– 12 parafusos de 35 mm para madeira

– Cola branca

– 4 dobradiças

– Chaves phillips

– Chave de fenda

Reserve Já os Materiais Necessário, Para a Realização Do Seu Biombo. Acesse Dutra/ Bricolagem!

 

Como Fazer:

1) Meça e corte o tecido estampado em três faixas de 0,45 x 1,50 m. O listrado, que formará a barra e os túneis por onde passarão as madeirinhas, deve ser cortado em seis pedaços de 45 x 14 cm.
1

 

2) Agora que todas as partes têm a mesma largura, costure um pedaço listrado em cada uma das pontas dos estampados, deixando 1 cm de barra no encontro dos panos. Dobre duas vezes cada lateral de uma das faixas, criando uma barra de 1 cm, e costure. Repita com os outros dois panos.
3

 

3) Para fazer os túneis, dobre a parte listrada ao meio, alinhando com a emenda no tecido estampado e  costure.
4

 

4) Lixe todos os pedaços de madeira. Use lixa fina ou média – a escolha depende de quão áspera for a superfície.
5

 

5) Volte a face de 3 cm de um sarrafo grande para cima. Com a furadeira e uma broca na medida do parafuso, fure a 21 cm de uma extremidade e a 3 cm da outra. Os orifícios devem ficar vazados. Repita com as demais peças maiores.
6

 

6) Comece a montagem do biombo: passe cola branca no topo de uma das peças pequenas. Passe os túneis de um dos tecidos por dois sarrafos pequenos já parafusados em um grande.
7

 

7) Aplique cola nas extremidades que restarem livres. Parafuse-as em outro sarrafo grande, nos furos de mesma posição. Está pronta a primeira folha do biombo! Repita os dois últimos passos até formar as três partes. Com a chave Phillips, parafuse uma dobradiça a 6 cm do alto de uma das folhas e outra a 28 cm da extremidade inferior.
10

Importante: Antes de usar os sarrafos de madeira, dê duas demãos de verniz em cada um das folhas. E está pronto o seu biombo!

 

Gostou! Aproveite e Acesse Nossas Redes Sociais e Confira As Novidades!

 

Créditos: Casa Abril.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *