Móvel Com Curvas Acentuadas Saiba Como Realizar Esse Projeto

Móvel com Curvas Acentuadas

Os móveis para banheiro, na sua maioria, são retangulares. A forma arredondada pode ser uma saída criativa e interessante, além de manter o espaço livre.

1-passo

Esquema de apoio fácil de adaptar:

A prancha superior é reforçada por uma segunda espessura de madeira de média densidade, que está fixada por baixo, por intermédio de pequenos parafusos especiais para painéis.

A estrutura foi definida de acordo com um espaço mínimo de 95cm de largura de embutimento (no caso, pode-se usar cubas para traillers). Aconselha-se que a bancada em arco tenha pelo menos 100cm de diâmetro para poder embutir facilmente uma cuba de lavatório padrão.

2-passo

 

Como Fazer:

1) Fabrique em um papelão forte um gabarito semi-circular. Ele vai servir para cortar as seis prateleiras, o arredondado dos painéis de fundo e o suporte da cuba:

1-passo

2) A madeira de média densidade é um material sensível. Use uma serra Black & Decker com dentes finos para contornar. A velocidade de corte deve ser moderada:

2-passo
3)A prancha principal é forrada, mas, tome cuidado para não desperdiçar o material que vai cobrir as bordas frontais da bancada. Deixe livre a parte que recebe a cuba:

3-passo

4) Localize com precisão suas linhas de junção e fure os pontos de fixação com a furadeira para espigas ou um guia para pinos, de acordo com o método de junção escolhido:

4-passo

5) Sobre cada prateleira, trace os pontos de união do lado direito das marcas feitas com o lápis no painel de fundo. Você pode fazer uma série de furos para as espigas:

5-passo

6) O corte das portas de abrir do gabinete tem uma forma sinuosa que lembra uma onda que pode ser reproduzida a partir de um gabarito ou à mão livre. Se preferir, siga as indicações de um traçado de compasso:

6-passo

7) A primeira porta serve como modelo para da frente.As bordas arredondadas são moldadas com talhadeira. Um espaço de cinco mm separa as partes:

7-passo

8) No lado de dentro dos painéis laterais, que dividem o móvel e suportam as prateleiras, trace duas linhas paralelas e fure de dez em dez cm. Esta operação vai servir para alojar os calços que se apóiam às prateleiras:

8-passo
    
9) Este antigo método de regular a profundidade de corte, por meio de um pedaço de madeira atravessado pela broca é o mais simples para fazer orifícios com a mesma profundidade:

9-passo

10) As portas de abrir são articuladas sobre a borda dos painéis laterais. Usa-se pequenas dobradiças chatas, que se alojam na madeira. O espaço para as dobradiças é feito com uma serra tico-tico Black & Decker:

11) As dobradiças inoxidáveis são fixadas com pequenos parafusos para madeira aglomerada de 3 x 10mm, depois dos orifícios pré-furados num diâmetro inferior:

 

Montagem Passo a Passo :  

1) Instale o painel inferior sobre cavaletes e comece a junção do painel de fundo, sem deixar de besuntar com cola para madeira, os orifícios das lâminas dos dois lados da junção:

1-passo

2) Posicione em seguida, os painéis laterais, alinhe cada elemento sobre as lâminas do fundo e sobre as da base, depois de posicionar as dobradiças da frente dos painéis:

2-passo

3) Em seguida, as prateleiras laterais semi-circulares são instaladas da mesma forma, sobre os apoios que constituem o painel de fundo e as divisões verticais:

3-passo

4) Quando as prateleiras estiverem instaladas, coloque as portas em seus gonzos. Atenção, depois de instalado o painel superior elas não poderão ser retiradas sem desparafusar as dobradiças:

4-passo

 

Abertura Passo a Passo:

1) Perceba que as portas do móvel economizam puxadores. O seu desenho possibilita o fácil manuseio de abrir e fechar, conhecido como empurra / larga. O acessório de ferragem responsável por esta função é mais caro que um par de trancas magnéticas e funciona por simples pressão da porta. Do lado do batente, um simples calço magnético assegura um perfeito fechamento:

1-passo

2) Fixe o segundo pino de encaixe do fecho, nas portas com uma chave de fenda ou uma parafusadeira Black & Decker:

2-passo

 

Montagem da Cuba:

1) O painel superior, constituído da bancada de toalete, é reforçado de uma segunda espessura de madeira e está fixado sobre as bordas por lâminas coladas:

1-passo

2) Aplique no conjunto dos lados do móvel uma base, que pode ser polida com uma lixa extra fina antes de laquear com duas camadas. Pinte a seu gosto, trace o entalhe da cuba e fure:

2-passo

3) Para permitir a introdução da lâmina de sua serra elétrica, corte a prancha de madeira com uma lâmina longa (pelo menos 32mm de corte) e acompanhe o seu traçado:

3-passo

4) Uma perfeita vedação no contorno da cuba, só é possível quando se aplica, ao longo das bordas do lavatório, um cordão contínuo de massa de silicone. Não se esqueça das bases das torneiras:

4-passo

Acesse, Dutra Máquinas e confira as melhores ofertas!

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *