Parede Com Baliza, Confira Passo a Passo e Monte Já a Sua!

Parede Com Baliza !

 

A parede com baliza é um clássico para os entusiastas de futebol. Apresentamos-lhe um modelo em bétula multiplex resistente, que se desmonta e que após a utilização pode ser guardado na garagem.

As seguintes instruções de montagem foram redigidas para bétula multiplex, com uma espessura de 21 mm. Se utilizar outros materiais ou espessuras, adapte a lista de peças em conformidade.

Para que a parede com baliza consideravelmente grande e pesada permaneça manuseável, construímo-la em duas partes. Ambas as partes são unidas com uma peça em forma de placa na parte de trás, por meio de parafusos.

Ambos os pés são igualmente amovíveis. Cada pé é composto por duas placas bases que se encontram na transversal em baixo, pelo rodapé que as une por cima e por ambas as vigas dos pés posicionadas sobre o rodapé. Entre as vigas é colocada a placa da parede com baliza. Se esta exercer demasiado peso sobre as juntas dos pés, a placa entre as vigas deve ser apertada. Esta pressão é aumentada pela construção do cabo tensor.

 

Materiais:

–  Conjunto de brocas para madeira (6 ou 8 mm para profundidade de perfuração de 100 mm)

–  Folha de lixa, grão 120-180

–  Serra tico – tico

–  Fita adesiva


–  Metro articulado

–  Lápis macio, borracha, apara-lápis

–  Dois grampos


–  Serra para metal


–  Cortador


–  Chave de boca


–  Película de proteção


–  Barrotes de apoio com aprox. 2.000 x 50 x 60 mm


–  Cartão com aprox. 1.000 x 1.000 mm como cércea


–  Ripa de sobras de madeira com aproxi. 550 x 40 x 21 mm como compasso

–  Placa Multiplex bétula

–  Barrote de madeira de abeto-do-canadá


–  Porca com olhal, haste roscada, porca, disco


–  Cabo de aço, serra-cabos, esticador


–  Parafusos de cabeça escareada


–  Verniz para a parte exterior

 

Reserve suas ferramentas, acesse Bricolagem / Dutra !

 

 

Como Fazer:

1) Serrar os orifícios da baliza e cortar a cércea para pintar:
Pode consultar as posições dos pontos centrais do orifício da baliza no desenho da estrutura. Marque os pontos centrais nas placas da parede com baliza já cortadas.
Faça o compasso para desenhar os orifícios a partir de uma ripa de restos de madeira (ver dimensões na lista auxiliar): introduza um parafuso de cabeça escareada na extremidade da ripa no centro, que servirá como ponta de inserção do compasso. A partir do parafuso meça 225 mm (isto e o raio do orifício) e faça um furo na ripa com o diâmetro do seu lápis – o compasso está pronto! Insira a ponta do compasso no ponto central do orifício e desenhe um círculo com a ajuda do lápis encaixado. Proceda da mesma forma com as outras placas.
Para que possa serrar o orifício da baliza com a serra vertical, necessita de uma pequena abertura de forma a conseguir inserir a lâmina de serra. Para tal, com o berbequim e uma broca para madeira de 10 mm faça um furo dentro do círculo encostado à linha traçada com o lápis. Agora pode serrar com a serra vertical de forma precisa no interior do círculo, ao longo da linha até que a placa redonda caia. Repita o processo com a segunda placa.
Utilizando o compasso pode também desenhar a cércea para pintar de papelão para fazer a orla branca do orifício. Este círculo teve ter um diâmetro ligeiramente superior a 650 mm. Na sua ripa-compasso marque um segundo raio de 325 mm e faça um segundo furo para o lápis. Desenhe o círculo tal como acima descrito e corte o orifício cuidadosamente com um x-ato.

1

 

2) Montar as ferragens do cabo tensor:
Com a serra para metal corte duas peças de 40 mm e quatro peças de 120 mm da haste roscada. As peças de 40 mm unem as porcas com olhal nas placas da parede com baliza, as peças de 120 mm suportam as porcas com olhal nos pés.
Para a fixação da porca com olhal, com uma broca para madeira de 6 mm faça um furo em cada placa da parede com baliza de acordo com as dimensões indicadas no desenho. Isto inclui as porcas com olhal para a fixação com os cabos de aço.
Insira as hastes roscadas mais curtas nos furos previamente feitos nas duas partes da parede com baliza e aparafuse as porcas com olhal de ambos os lados.

DICA RELATIVA À REMOÇÃO DA REBARBA
Ao serrar com a serra para metal forma-se uma pequena rebarba, que pode não só provocar ferimentos ligeiros, como também dificultar o aparafusamento posterior das porcas. Por isso, antes de efetuar os cortes no comprimento certo aparafuse uma porca parta além da zona de corte assinalada. Após efetuados os cortes no comprimento certo volte a desenroscar a porca. Desta forma a rebarba é removida na perfeição.

2

 

3) Aparafusar a peça de união:
A peça de união é uma placa que mantém unidas ambas as partes da parede com baliza na parte de trás. Esta peça é fixada a uma das partes da parede com baliza. A outra parte só deve ser fixada depois da aplicação da tinta ou aquando da montagem da parede com baliza.
Pré-fure agora a peça de união utilizando uma broca para madeira de 4,5 mm e monte-a com nove parafusos de cabeça escareada 4 x 40 mm numa das partes da parede com baliza.

3

 

4) Montar os pés:
Em primeiro lugar, coloque as vigas dos pés sobre a superfície de trabalho com o lado de cima para baixo. Dica: entre as vigas dos pés coloque um pedaço cortado com a espessura da placa da parede com baliza. Desta forma é garantido que a parede com baliza encaixa sem problemas. Agora alinhe as juntas dos pés e fixe-as respetivamente com 2 parafusos para madeira (4,5 x 60 mm). De seguida, fixe as placas base nas extremidades respetivamente com 4 parafusos para madeira. E ao aparafusar novamente não se esqueça da pré-perfuração.
Agora procedemos à fixação da porca com olhal no pé. Para tal, perfure orifícios ao longo das vigas dos pés e das juntas dos pés com um diâmetro de 8 ou 10 mm. Certifique-se de que a broca que está a usar é suficientemente comprida.
Enrosque uma porca na longa haste roscada, coloque um disco e desloque a haste roscada por baixo, através do furo feito agora mesmo. Segure a porca com a chave de bocas e fixe uma porca com olhal na extremidade superior.

4

 

5) Preparar as barras da estrutura:
As barras da estrutura longitudinais possuem cinco furos para aparafusar e as transversais possuem quatro. Pré-fure as barras com a broca para madeira de 4,5 mm e rebaixe os furos nos lados exteriores das barras da estrutura. A fixação da placa da parede com baliza é efetuada só depois do tratamento de superfícies.

5

 

6) Lixar as superfícies de madeira:
Uma vez que as partes e os pés da parede com baliza têm cores diferentes, deverá prepará-las antes da montagem da parede com baliza ou voltar a desmontá-las antes de as começar a pintar.
Primeiro, elimine todas as arestas com uma folha de lixa de grão 120 ou 180, num ângulo de 45°, de modo a criar um pequeno chanfro. Lixe as superfícies visíveis com a lixadeira sempre no sentido dos veios da madeira também com uma folha de lixa de grão 120 ou 180.


6


7) Aplicar o verniz:
A aplicação do verniz não é algo apenas decorativo, protege também a parede com baliza contra as influências atmosféricas. Mesmo que tenha utilizado verniz para o exterior e um multiplex extremamente robusto, não deve expor a parede com baliza desprotegida ao vento e às diferentes condições meteorológicas.
Comece pelas partes da parede com baliza. Devido às suas grandes dimensões deve trabalhá-las no chão coberto previamente de forma meticulosa. Não coloque as placas diretamente no solo, mas sim sobre madeira esquadriada. Por razões de segurança, trabalhe sempre com máscara, óculos de proteção e luvas.
Com um sistema de pulverização é possível aplicar vernizes para exteriores da forma mais fácil e rápida.
Misture o verniz segundo as indicações do fabricante e encha o recipiente de tinta do sistema de pulverização. Ajuste o bico testando o jato pulverizador numa placa de teste e a quantidade de tinta na roda recartilhada. Consoante o sentido de pulverização, ajuste o jato pulverizador na horizontal ou vertical no caso de superfícies e para o formato cônico em caso de arestas.
O verniz deverá ser aplicado em camadas finas. Pinte através de movimentos paralelos tiras que se sobrepõem aproxi. em quatro centímetros, até que a superfície se encontre uniformemente pintada. Para um resultado uniforme, recomendamos aplicar demãos em forma de cruz. Repita este processo na segunda parte da parede com baliza e mais tarde, depois de secar, aplique mais uma vez na parte de trás. Proceda da mesma forma com as partes da estrutura e com os pés.
Agora ainda faltam as orlas brancas à volta dos orifícios da baliza. Para pintar estas orlas brancas, cole a cércea de papelão concebida anteriormente com fita adesiva na (completamente seca!) respetiva parte da parede com baliza. Ao pintar certifique-se de que não sai tinta para fora do papelão, de forma a obter um anel perfeito. Quando estiver tudo seco, pode voltar a montar as barras da estrutura e as porcas com olhal e, de seguida, aparafusar as barras da estrutura.

7

 

8) Colocar a parede com baliza de pé:
Passe uma extremidade do cabo de aço cortada no comprimento certo através de uma porca com olhal no pé e fixa-a com um serra-cabos. Una a outra extremidade da mesma forma com um esticador. Repita este processo até que em todas as quatro porcas com olhal de ambos os pés se encontrem pendurados cabos com esticadores.
Coloque as partes da parede com baliza entre as vigas dos pés e os pés. Aperte os esticadores aplicando pouca força. Quando ambas as partes se encontrarem de pé, aparafuse-as mediante a peça de união traseira. Para tal, utilize os restantes nove parafusos de cabeça escareada 4 x 40 mm (para o efeito devia ter pré-perfurado também a segunda parte da peça!). Por fim, caso ache necessário pode apertar ainda mais a parede com baliza nos esticadores.
A nossa construção é bastante estável por si só. Porém, para a proteger contra quedas deve fixá-la ao chão.

8a  8b

8c

 

9) PRONTO !

9

 

 

 

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *