Principais Ferramentas Utilizadas em Obras

Atualmente, encontramos diversas ferramentas que facilitam o trabalho no dia a dia da obra, e conhecer essas ferramentas é essencial para se ter um bom acabamento, manuseio e segurança.

Nesse post, vamos descrever todas as ferramentas necessárias e indispensáveis para o profissional de obra e também dar dicas dos equipamentos de segurança necessários para o dia a dia.

Ferramentas, Equipamentos e EPI’S

O profissional da obra está exposto diariamente a riscos no local de trabalho, por isso, ele precisa de diversos EPI’S para previnir ou proteger de algum acidente que possa acontecer.
Cada ferramenta que será utilizada na obra precisa de um EPI específico, mas os EPI’S abaixo são essencias para entrar na obra, veja:

1 – Capacete
2 – Botina com ou sem biqueira de aço
3 – Luvas
4 – óculos
5 – Protetor Auricular
6 – Talabarte
7 – Máscara
8 – Protetor lombar


Ferramentas e Equipamentos

Furadeira de Impacto
Tem a função de fazer furos em paredes, concreto, lajes, pilares e vigas. É muito diferente da furadeira convencional, que se usada nessas superfícies muito dura, chega até a queimar!

42071_furadeira_de_impacto_1_2_710_watts_com_maleta_hp1630k

Furadeira à Bateria
Faz furos em superfícies menos dura, com menos força e mais precisão como dry-wall e madeira.

furadeira à bateriaSerra Mármore
É utilizada para cortes em granitos, mármores, pedras, blocos e paredes, é uma ferramenta muito versátil e útil no ambiente de obra. Essa ferramenta também é muito conhecida como Makita, devido a qualidade da marca e por ser uma das primeiras fabricantes no Brasil.

serra mármore makita

Serra Rápida (Policorte)
A serra rápida é muito conhecida como Policorte, tem a função de cortar materiais ferrosos como: barras de aço e ferro, perfis e tubos, é muito utilizada em obras, serralherias e na indústria, é uma máquina muito robusta!

policorte ferrari
Betoneira
As betoneiras tem a função de misturar concreto e argamassa na obra, você encontra modelos disponíveis com capacidades de 150, 250, 400 e 600 litros.

betoneira rotterman
Nível a laser
Com certeza é uma tecnologia que você precisa! O Nível a Laser Automático com Alcance de 15 metros DW088K da Dewalt que agiliza e facilita o seu trabalho na instalação de pisos, azulejos, forros, divisórias, entre outros. Ideal para todos os serviços que requer alta precisão ao utilizar instrumentos de medição.

nivel dewalt
Extensão Elétrica
Leva energia do quadro de distribuição até o local onde as ferramentas serão utilizadas, é sempre bom ter várias extensões na obra, pra não ficar na mão!

extensao eletrica
Cortador de Pisos e Azulejos
Usado na obra para fazer arremates nos azulejos ou pisos que vão no canto.

cortador de piso manual
Mangote e Motovibrador
São utilizados para o concreto de lajes, vigas e pilares, evitando que faça bolhas no cimento e também deixando ele mais uniforme.

mangoteCortadora de Parede
Tem a função de fazer cortes na parede para passagem de tubulações, conduítes, elétrica e hidráulica.
cortadora de paredeGerador de Energia
O gerador de energia é muito utilizado em obras que possuem instabilidade na rede elétrica, quando a energia acaba e precisamos de um ponto de energia para continuar o trabalho, aí entra o trabalho do gerador de energia à gasolina na sua obra.

32971_gerador_de_energia_a_gasolina_2_5_kva_potencia_de_6_5_hp_monofasicoAs ferramentas citadas, são apenas algumas das MUITAS ferramentas que utilizamos em obra!

Fonte: Pedreirão

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *