São Paulo
April 19, 2024
O que faz um técnico de logística? Descubra as principais funções
Construção e reforma Proteção e segurança

O que faz um técnico de logística? Descubra as principais funções

abr 3, 2024

O setor de logística desempenha um papel fundamental em diversas empresas, garantindo a eficiência no fluxo de materiais, transporte e armazenamento de produtos. E para garantir que todas essas atividades sejam executadas de forma eficaz, entra em cena o técnico de logística.

Grandes estantes armazenando pallets de produtos em depósito
Estante de pallets

Esse profissional desempenha um papel estratégico na gestão logística, atuando no planejamento, controle e execução de todas as etapas do processo, desde a aquisição de materiais até a entrega do produto final ao cliente.

Neste texto, vamos explorar em detalhes o que faz um técnico de logística e como suas habilidades e conhecimentos são essenciais para o sucesso das operações logísticas.

O que faz um técnico em logística?

O técnico em logística é responsável pelo transporte, organização, armazenagem, distribuição e diversas outras atividades em uma empresa. Confira de forma detalhada as 4 funções desempenhadas pelo profissional:

1. Controlar o estoque

Controlar a entrada e saída de produtos em uma empresa é uma tarefa que deve seguir critérios rigorosos. É importante que os produtos estejam organizados e contem com uma reserva de emergência, caso ocorra algum problema.

Homem e mulher utilizando EPI e caminhando por corredor de rack para pallets
Controle de estoque vistoriando rack para pallets

Os produtos de um estoque devem ser identificados com facilidade, de modo a acelerar o processo de movimentação realizado por outros setores. É papel do técnico de logística conhecer a dimensão dos produtos e garantir que a organização.

Para melhorar a gestão e a organização de um estoque, as empilhadeiras são aliadas imprescindíveis para elevar ou transportar produtos em um centro de distribuição.

2. Coordenar processos de transporte

O gerenciamento de transportes é uma das atribuições mais importantes dentro da logística. Afinal, esse recurso está totalmente relacionado com empresa e o com cliente. Se uma entrega foge do tempo estipulado, essa relação pode ser afetada e gerar resultados ruins.

visão aérea de pessoa puxando empilhadeira manual com pallets de produtos próximos a prateleria
Colaborador puxando empilhadeira manual

O profissional da área de logística deve analisar as melhores estratégias de transporte, para que todas as entregas sejam realizadas no tempo desejado. Os meios de transporte de carga mais utilizados são:

  • Transporte rodoviário: realizado por meio de rodovias e estradas, é o meio de transporte mais utilizado no Brasil;
  • Transporte ferroviário: é realizado através de ferrovias. No Brasil, é um meio de transporte utilizado apenas para cargas muito específicas;
  • Transporte aquaviário: o transporte é realizado por navios ou barcos.
  • Transporte aéreo: seu maior diferencial é a rapidez para a entrega das cargas, sendo o mais indicado para cargas frágeis.

Aproveite para ler também: o que é movimentação de carga e como fazer na sua empresa

3. Contato frequente com os fornecedores

É papel do técnico em logística organizar as mercadorias da empresa, negociar os preços e os prazos de entrega dos produtos. Além disso, ele deve planejar as entradas conforme a capacidade do estoque, evitando uma super lotação.

Os processos para pedido de itens devem ser feitos com antecedência, de forma que cheguem no tempo correto e não ocorra a escassez de nenhum suprimento.

4. Implementar métodos de segurança

Um técnico em logística deve se preocupar com a segurança do ambiente de trabalho. Alguns setores podem enfrentar diversas situações de risco, como o uso de empilhadeiras que devem seguir vários protocolos de segurança.

Por mais que exista uma profissão adequada para essa função (o técnico de segurança), também é importante que um profissional em logística saiba adequar suas funções para manter um ambiente de trabalho seguro.

O papel do profissional é realizar projetos de organização adequados para os produtos, mantendo eles de fácil acesso para todos na empresa e sem risco à segurança dos trabalhadores.

Você também pode se interessar por: o que é ponte rolante?

Quanto ganha um técnico em logística?

Depende! De forma geral, o piso salarial de um técnico em logística é em média R$2.300,00. A região pode influenciar no salário do profissional e outros fatores, como a empresa e a formação podem ser critérios decisivos.

Homem colaborador de logística, vestido de blusa azul segurando prancheta, ao fundo várias caixas
Técnico em Logística

Quais são as áreas de atuação de um técnico em logística?

Um especialista na área pode conseguir oportunidades em ramos diversos: processos logísticos, meios de transporte, operações, cadeia de suprimentos, etc. Quando se trata dos tipos de empresa que mais necessitam dessa aptidão, podemos destacar:

  • Mercados;
  • Portos;
  • Empresas de transporte;
  • Aeroportos;
  • Lojas de varejo.

Para melhorar os processos de organização, você deve contar com um aparelho para medir, calcular e definir os espaços disponíveis de um estoque.

O que é preciso para ser técnico de logística?

Um técnico em logística precisa ter algumas aptidões. Confira algumas delas:

  • Ter boa capacitação para planejar estratégias;
  • Ter boa comunicação;
  • Saber trabalhar sobre pressão;
  • Ter uma formação na área.

Gostou do texto? O mercado da área é muito extenso e há espaço para muitas pessoas. Anote as informações citadas no texto e comece os estudos agora!

Confira: Ferramentas básicas que você deve ter em casa!

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.