São Paulo
April 19, 2024
Conheça as 8 etapas da construção com a Dutra Máquinas
Construção e reforma

Conheça as 8 etapas da construção com a Dutra Máquinas

abr 4, 2024

Apesar de frequentemente pensarmos nos acabamentos e na decoração de uma casa pronta para morar, é importante lembrar que toda edificação passa por diversas etapas da construção.

Em algumas situações, construir uma casa do zero pode ser mais vantajoso do que comprar um imóvel pronto. Isso porque, ao construir, você pode adaptar o projeto arquitetônico às suas necessidades e criar a casa perfeita para sua família. Um cuidado que compensa o investimento.

Para ter sucesso, é preciso conhecer as principais etapas da construção. Para te ajudar, reunimos todas eles neste post. Veja como fazer o planejamento da construção de sua casa, considerando tudo necessário para a boa execução do projeto!

1. A escolha do terreno adequado 

A primeira etapa da construção é definir o terreno, e para que isso aconteça é necessário consultar a verba disponível e ver quanto você tem de recursos para investir na compra desse espaço.

A busca pelo terreno ideal é complexa e vai muito além do tamanho. É necessário se atentar à localidade, se há comércios na redondeza, transporte e se ele fica próximo de escolas, hospitais, além da segurança do bairro onde estará localizado.

Pensar no tipo de construção também é necessário, uma vez que, se for construir uma pequena residência, o espaço necessário é menor, já uma casa espaçosa requer mais terreno — o que pode encarecer o valor final.

Se o bairro for bom e tiver o que você deseja, também é preciso se atentar se ele possui problemas com enchentes e alagamentos, uma vez que esses fatores podem trazer prejuízos e riscos à sua família.

Com todas essas questões respondidas, reveja a sua verba e pense se o terreno de sua preferência cabe no seu orçamento.

Leia também: como calcular metro quadrado? Veja o passo a passo!

2. O planejamento e o projeto da construção

Esta etapa da construção pode ser feita em uma planilha para que se tenha maior controle dos gastos. Com o terreno escolhido, fica mais fácil tirar o projeto do papel e estabelecer o que terá na sua casa.

Capacete de branco (EPI) em cima de mesa com projetos de construção e de canetas
Capacete e projetos de obra

Para essa etapa da obra, será necessário o auxílio de três profissionais indispensáveis: um engenheiro, um mestre de obras e um arquiteto. Cada um deles possui funções diferentes dentro das etapas de uma construção, saiba quais são elas:

  • Engenheiro: responsável pelo planejamento da estrutura da sua casa. É esse profissional que vai assegurar que sua casa seja segura e construída conforme a legislação da prefeitura local;
  • Mestre de obras: profissional que trabalha alinhado ao engenheiro, uma vez que é ele quem passa as orientações para o mestre de obras, responsável por construir a sua casa.
  • Arquiteto: responsável por criar o projeto da casa, aproveitando muito bem todos os espaços do terreno, além de estabelecer a estética de decoração da residência. Muitos profissionais fazem seus orçamentos por metro quadrado; outros também acompanham as etapas da construção. Portanto, se certifique desses detalhes e também tenha referências desses profissionais.

É muito importante que a equipe escolhida seja de confiança e que se tenha referência de trabalhos anteriores para evitar possíveis transtornos. Desde o primeiro momento, deixe claro o orçamento, faça as perguntas necessárias e fique atento aos gastos feitos durante a execução do projeto.

Lembre-se também de manter uma reserva de emergência dentro do seu orçamento, uma vez que imprevistos sempre podem acontecer.

A propósito, seja você o engenheiro, mestre de obras, arquiteto, pedreiro ou proprietário da obra, não se esqueça de usar também os equipamentos de segurança sempre que estiver no local. Entenda melhor em Equipamentos de segurança em construção: os EPIs essenciais!

3. O início da obra com a fundação

A fundação de uma construção é uma das etapas mais importantes, uma vez que, se ela não for bem executada, toda a edificação estará comprometida. Os alicerces de uma construção começam a ser construídos depois da limpeza e nivelamento do terreno, caso haja irregularidades.

Aqui, o projeto planejado pelo engenheiro deve ser seguido à risca e a compra de todos os itens necessários para se construir essa fundação é essencial. Entre eles, você deverá incluir o aço, o concreto e o cimento nas quantidades especificadas pelos profissionais responsáveis.

A fase de fundação da construção não costuma ser demorada, por isso, invista em materiais de boa qualidade e aguarde o tempo de cura, também conhecido como secagem, para certificar que o processo foi bem executado.

4. A estrutura da casa

Entre as etapas de uma construção, esta é aquela em que a sustentação da casa é feita, com vigas e colunas. É importante ressaltar que o tipo de estrutura deve ser definido junto ao mestre de obras no início da obra.

Estrutura em madeira de teto de residência
Estrutura em madeira de teto

Você também pode se reunir com o engenheiro e verificar os valores de outros tipos de estrutura para comparar o custo-benefício de cada um deles e escolher a melhor opção.

É nessa fase que portas, janelas e outros acabamentos são feitos, sendo finalizados apenas na parte final da construção.

5. Hora de levantar as paredes

Nessa etapa da construção, o mestre de obras precisará de materiais como tijolos, cimento e areia, além de algumas ferragens, para levantar as paredes da construção.

Ferramentas, lascas de madeira, pregos no chão
Ferramentas e pregos

O andamento dessa fase dependerá de alguns fatores, entre eles, o clima, o tamanho da equipe e a compra dos materiais, que devem ser de qualidade, a fim de evitar problemas futuros. Solicite que seu arquiteto faça o acompanhamento das obras, certificando-se de que o andamento está no tempo certo e corresponde ao projeto.

6. Instalações hidráulicas e elétricas

Neste ponto da construção, serão instalados os sistemas de encanamento e eletricidade que ficam dentro das paredes, antes de finalizar tudo. Então, cabos, canos, conexões e fios, além de um quadro de energia para distribuir iluminação pela casa, serão necessários para garantir que a hidráulica e a elétrica da casa funcionem bem.

É nesta fase também que o sistema de gás é colocado, caso ele seja embutido, o que evita o quebra-quebra desnecessário depois de finalizada a construção.

Os profissionais para esta etapa, assim como os demais, precisam ser de confiança e com referências anteriores de serviços realizados. Os materiais comprados para instalação desses sistemas também devem ser de alta qualidade, caso contrário, futuramente você pode ter que lidar com reformas.

7. A cobertura 

Aqui, sua casa começa a ganhar forma, pois, após a instalação dos sistemas de encanamento, gás e eletricidade, é hora de fazer a laje, que deve seguir o planejamento estabelecido pelo engenheiro responsável.

Com a laje pronta, o telhado é colocado. Ele pode ser exposto ou embutido e existem diversas telhas em materiais diferentes que você pode utilizar na construção. Entre os diversos modelos existentes, os mais tradicionais são telhas de cerâmica, as ecológicas, em PVC ou ainda abrir espaço para uma claraboia.

Com a cobertura da casa feita, o clima não será mais um problema, uma vez que os dias de chuva poderão ser aproveitados para dar início à última parte do processo, a de acabamento.

8. Fase final e acabamento 

Depois de tanto planejamento e etapas de construção, chegamos à fase final, a de acabamento. É nesta etapa que o fechamento do terreno é feito com muros e portões, que vão garantir a segurança da casa.

Detalhe de mão de homem alinhando peça de revestimento de parede
Revestindo parede

Na parte interna, é hora de colocar azulejos e revestimentos em cozinha e banheiro, além de esquadrias de portas e janelas, e revestimentos como contrapiso para o chão, gesso e a instalação dos vasos sanitários, pias e bancadas.

A parte final fica por conta das tomadas e de toda a parte de iluminação da casa, além da pintura das paredes e da jardinagem na parte externa. Esta costuma ser uma fase com muitos detalhes, afinal, é aqui que a casa ganhará personalidade com os elementos de decoração escolhidos.

As etapas da construção são essenciais para entender o tempo que o projeto levará para ficar pronto, além de manter maior controle sobre o seu orçamento. Por isso, planeje cada etapa com atenção e escolha bons profissionais para a sua execução.

O que achou deste conteúdo? Esperamos que tenha gostado e que tenhamos ajudado a entender melhor todas as etapas que envolvem uma construção. Navegue por nosso blog para conferir mais posts relacionados. Até mais!

Leia também: Aprenda como fazer cimento queimado para a sua casa.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.