Reuso de Água Residencial: Aprenda Truques Para Reaproveitar o Recurso Na Sua Casa!

Reuso de Água Residencial: Aprenda Truques Para Reaproveitar o Recurso Na Sua Casa!

A escassez de chuva no estado de São Paulo provocou uma das maiores secas da história que, inclusive, serviu como um alerta, ainda que tardio, sobre a importância do uso racional da água e de como é fundamental (e urgente) repensarmos os nossos hábitos para evitarmos um problema ainda maior.

Para ajudar na luta contra o desperdício, a Kärcher separou algumas dicas pra que você pratique o reuso do recurso. Vamos lá?

  • Nos banhos quentes com chuveiro – especialmente os com aquecimento a gás, mas vale para os elétricos também, embora a quantidade seja menor – usar um balde para coletar a água fria e depois reaproveitá-la, seja para a descarga na bacia sanitária, seja para regar plantas.
  • Armazenar a água que sai da máquina de lavar e utilizá-la para a descarga das bacias
    sanitárias. O eletrodoméstico é uma dos maiores consumidoras de água em uma residência. É responsável, por 10% a 15% da água doméstica consumida, ficando atrás do chuveiro que consome em média 25%. E lembre-se: só utilize-a completamente carregada, nunca lave poucas roupas de cada vez. Afinal, além do desperdício do recurso, você estará gastando muito mais energia elétrica. Duplo desperdício.
  • Lavar a louça com bacias – como se fazia antigamente ou se pratica na Europa – e não com a água corrente da torneira aberta já é uma forma de reuso, pois a mesma água é utilizada para lavar e enxaguar várias peças de louça. O resultado é o mesmo e a economia é de até 160 litros a cada lavagem. Você ainda pode fazer isso na própria pia, tapando a passagem da água. Uma conta do Instituto Akatu mostra que com essa atitude, uma família que lava louça três vezes ao dia pode poupar até 480 litros e, se cinco famílias adotarem essa medida, em vinte anos terão salvo 17,5 milhões de litros – o suficiente para abastecer quase 9 milhões de pessoas em um dia.

Vale lembrar que as lavadoras de alta pressão da Kärcher também aceitam água de reuso em sua utilização. Ou seja, vale para as dicas acima e vale para lavar o que não tem mais jeito, como é o caso dos quintais de quem possui animais de estimação em casa.

Gostou? Deixe Seu Comentário!

Créditos: karcherblog.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *