Saiba Como Lixar Casas De Madeira!

Saiba Como Lixar Casas De Madeira!

Quando confrontados com a tarefa de limpeza e restauração das casas de madeira, os proprietários muitas vezes consideram lixar as toras para remover manchas e restaurar a beleza da madeira mais antiga. Apesar de que lixar à mão ou com uma lixadeira mecânica pode renovar o acabamento, é preciso proceder com extrema cautela, pois isso pode danificar as toras. Muitos acabamentos de casas antigas com esse tipo de estrutura foram severamente danificados por lixamento excessivo ou outra falha dos métodos caseiros.

 

Como fazer:

1- Consulte um restaurador profissional de casas de madeira para avaliar a condição da casa. A tecnologia moderna, que emprega meios de abrasão — aplicados sob pressão –, de soda, vidro, sabugo de milho, ou casca de noz, lixará levemente a superfície da madeira, removendo manchas e acabamentos antigos. O jateamento é preferível ao lixamento, e esta é a maneira “altamente tecnológica” para conseguir um bom acabamento. A abrasão é muito mais suave e gentil com a madeira subjacente do que o lixamento — equipamentos de jateamento de toras podem ser alugados por empreiteiros registrados ou você pode contratar os serviços de um para obter trabalho de qualidade profissional. Lixar retira a madeira que não pode ser substituída, podendo ser demorado e trabalhoso.

2- Examine as toras com cuidado. Elas são limpas facilmente com água e sabão. Misture uma xícara de detergente orgânico ou sabão biodegradável e um quarto de água sanitária em cinco litros de água. Esfregue a madeira com a mistura, começando da parte superior da parede e descendo. Use uma escova de cerdas macias. Enxague bem e deixe secar naturalmente. Lavar bem removerá o pólen, a poeira, os detritos e a maioria das manchas.

3- Use a lavadora de alta pressão para limpar as toras. Deixe-a numa configuração de baixa pressão — 350 psi, para remover a terra da superfície. Os aditivos de limpeza comercial estão disponíveis em lojas de materiais de construção e em empreiteiros especializados em casas de madeira. Enxague bem e deixe secar completamente antes de fazer algum retoque ou coloração.

4- Use uma lixadeira de cinta com lixa 100 para manchas ásperas ou em lascas aparentes, conforme necessário. Escolha uma lixadeira de formato estreito para poder lixar áreas confinadas. Sempre lixe na direção do veio da madeira. Utilize uma pequena lixadeira delta para acabamentos com lixa fina — 100 –, para suavizar os cantos dos ‘olhos de gato’, das saliências ou das janelas e guarnições da porta.

5- Selecione uma lixadeira do tipo orbital com discos abrasivos (discos de lixa circular) para aberturas suaves e perfis das pontas das toras. As extremidades talvez precisem ser lixadas antes da vedação. Elas são como palhas, sugando a umidade. Vede-as com um selante comercial desenvolvido para esta finalidade, seguindo as instruções do rótulo do fabricante do produto.

 

Gostou? Deixe Seu Comentário Abaixo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *