Suporte Para Jornais Em X! Siga Passo a Passo e Realize Já o Seu

Suporte para jornais em X

 

Não se trata de um suporte para jornais em X qualquer: este bonito móvel guarda material de leitura de forma elegante e decorativa.

Mande cortar as peças necessárias na loja de materiais de construção local ou num carpinteiro de limpos.
As seguintes instruções de montagem foram redigidas para um aglomerado de fibras de densidade média (MDF) com uma espessura de 19 e 6 mm. Se utilizar outros materiais ou espessuras adapte a lista de peças de forma correspondente.
As duas placas laterais em X são unidas em baixo por tubos de alumínio. As duas bases, que assentam sobre suportes de estante com pinos de retenção, estabilizam a estrutura.
Para aparafusar os tubos de alumínio do lado de fora às placas laterais em X, inserimos barras com bucha em madeira de comprimento idêntico e diâmetro adequado nos tubos.

 

Materiais Necessários

Ferramentas Elétricas:
–  Serra Vertical
–  Multi lixadeira
–  Parafusadeira sem fio

 

Auxiliares:
–  Conjunto de brocas para madeira com ponta centradora
–  Escareador
–  Folha de lixa, grão 240, 220, 180 e 150
–  Metro articulado
–  Lápis macio
–  Borracha
–  Apara-lápis
–  Película de proteção ou jornais
–  Barrotes
–  Serra para metal
–  Grampo pequeno
–  Máscara
–  Óculos de proteção
–  Luvas

 

Materiais:
–  Aglomerado de fibras de densidade média (MDF)
–  Tubo de alumínio
–  Capacidade de aparafusamento
–  Suportes da base
–  Parafusos de cabeça escareada
–  Verniz, tapa-poros, diluente nitro

 

Reserve suas Ferramentas, acesse Dutra / Bricolagem !

 

Como Fazer:

1) Assinalar e recortar o contorno em X
Transponha primeiro, com o lápis, o contorno das placas laterais em X para as placas de contorno de acordo com as medidas indicadas no desenho:

1

 

2) Abrir o furo com a serra
Para poder tirar de forma precisa a lâmina de serra nos cantos do X ou virá-la 90°, abra respetivamente um furo de 8 mm, de modo a que a aresta do furo apenas toque nas linhas traçadas com o lápis sem as cortar. Poderá remover as pequenas superfícies arredondadas se as considerar inestéticas:

2

 

3) Serrar o contorno em X
Fixe a placa de contorno à mesa de trabalho com o grampo. Serre sempre a partir do lado de fora ao longo da linha traçada até ao furo no canto. Mantenha a peça presa durante o processo:

3

 

4) Fixar com grampos
Determine primeiro os lados interior e exterior das placas laterais em X e assinale-as em conformidade. Uma vez que a disposição de todos os furos têm de ser totalmente simétrica, recomendamos que fixe as duas placas laterais juntas com os lados interiores virados para dentro. Desta forma, só precisa de assinalar de um dos lados os furos para o posterior aparafusamento. Consulte as medidas exatas dos furos no desenho da estrutura:

4

 

5) Abrir os orifícios para parafusos
Abra então com uma broca para madeira de 4,5 mm os furos para parafusos destinados à união aparafusada com os parafusos de 4 mm, através de ambas as placas laterais em X. Rebaixe depois os furos nos respetivos lados exteriores:

5

 

6) Fixar os suportes da estante
Coloque as placas laterais em X sobre a sua face exterior e marque com um lápis as oito posições dos suportes da estante de acordo com as medidas indicadas no desenho da estrutura. Monte os suportes com os parafusos de 3,5 x 17 mm:

7) Cortar os tubos de alumínio no comprimento certo
Corte os três tubos de alumínio com uma serra para metal e as três barras com bucha com a serra manual no comprimento de 320 mm:

8) Tratamento da superfície
Para se preparar, inteire-se primeiro dos concelhos de processamento e de segurança dos fabricantes. Deverá cobrir cuidadosamente a superfície de trabalho com um filme plástico ou jornais usados.
Lixe as superfícies e as arestas com a lixadeira e uma folha de lixa de grão 240. Elimine todas as arestas com uma folha de lixa de grão de 150, num ângulo de 45°, de modo a criar um pequeno chanfro.
Aplique tapa-poros com o rolo ou uma pistola pulverizadora. Deixe-o secar bem:

8

 

9) Preparação para aplicar o verniz
Existem vernizes para todos os gostos e carteiras. Decisiva para a seleção é a processabilidade, o seu equipamento técnico doméstico e os requisitos em termos de qualidade e de durabilidade da superfície. Aconselhe-se junto do comércio especializado e experimente envernizar uma peça de teste. Um exemplo de grande qualidade é o verniz poliuretano, um verniz colorido de dois componentes e que é aplicado com uma pistola pulverizadora. Para tal, misture o verniz colorido e o endurecedor de acordo com as indicações do fabricante e verta a mistura para dentro da pistola de pintar.
Trabalhe com máscara, óculos de proteção e luvas:

9

 

10) Envernizar o suporte para jornais
Envernize primeiro as superfícies internas e os lados de baixo: coloque a placa sobre duas peças de madeira esquadriada de modo a ficar quase «suspensa». Assim é mais fácil envernizar as arestas.
Ajuste o bico testando o jato pulverizador numa placa de teste e a quantidade de tinta na roda recartilhada. Consoante o sentido de pulverização, ajuste o jato pulverizador na horizontal ou vertical no caso de superfícies e para o formato cônico em caso de arestas.
Pulverize o verniz em demãos paralelas e uniformes que se deverão sobrepor numa área de aproximadamente quatro centímetros. Ponha as peças de parte com cuidado até as superfícies secarem por completo.
Seguem-se a face exterior, os lados de cima e as arestas. Desta vez comece com essas últimas. Para o efeito, deverá segurar a pistola no ângulo certo, de modo a cobrir as arestas com verniz mas mantendo seca a superfície interna ou o lado de baixo (já envernizado). Logo de seguida reajuste o bico da pistola pulverizadora e continue a trabalhar sem pausas na face exterior:

10

 

11) Unir os suportes laterais em X
Insira as barras com bucha, cortadas no comprimento certo, nos tubos de alumínio.
Coloque então, com a mão esquerda, o primeiro tubo de alumínio enchido exatamente ao centro num dos furos prévios e fixe-o do lado de fora com a aparafusadora sem fio e um parafuso de cabeça escareada de 4 x 40 mm. Execute, em termos simétricos, o mesmo passo na segunda placa lateral em X. Ambas as placas laterais encontram-se solidárias na bancada de trabalho e já não podem virar. Agora já só precisa de intercalar e aparafusar os outros dois tubos:

11  11-a

 

12) Furar e inserir as bases
Posicione as bases na sua posição definitiva sobre os pinos dos suportes da base. Marque em seguida as posições dos respetivos quatro pinos nos lados de baixo das bases.
Coloque depois as bases sobre a superfície de trabalho com o lado de baixo virado para cima. Abra os furos para os pinos com a broca para madeira de 5 mm. Agora já só falta inserir as bases para completar o suporte para jornais em X:

12-a  12b

 

13) Pronto!

fim

 

 

Gostou?
Deixe em comentários sua opinião!

 

 

 

 

 


 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *