O que é multÍmetro? Confira o guia completo da ferramenta
Compreender o que é um multímetro é extremamente importante para aqueles que lidam com eletricidade com muita frequência. Por conta da quantidade de pontos que devem ser avaliados para saber sobre o estado elétrico de um aparelho, como sua resistência elétrica, ter um multímetro é indispensável, já que ele consegue medir tudo isso de uma vez.
No entanto, muitos profissionais ainda apresentam dificuldades em utilizar o multímetro, além de não saberem quais os tipos de multímetro que devem escolher para sua demanda. Neste conteúdo, você encontra a resposta para essa e outras dúvidas. Confira!
O que é um multímetro?
O multímetro é um aparelho desenvolvido para medir grandezas relacionadas à eletricidade em circuitos ou nos próprios dispositivos eletrônicos. Logo, medidas como resistência elétrica, corrente alternada ou contínua e diferença de potencial são exemplos do que o aparelho consegue calcular.
Por exemplo, a ferramenta pode ser usada no momento da instalação de uma tomada, para conferir a voltagem e ver se está tudo funcionando corretamente. Com o conhecimento sobre o que é um multímetro, basta ter um local confiável para obter o seu aparelho com a melhor qualidade possível. Assim, além de um item durável, você poderá contar com excelente precisão nas medidas e evitar más interpretações sobre os dispositivos avaliados.

Multímetro: para que serve?
O multímetro serve para realizar diferentes medições de grandezas que envolvem a eletricidade. Seguem abaixo as diferentes medidas que o aparelho pode realizar com excelente precisão:
- Medição de tensão (voltagem);
- Medição de corrente elétrica;
- Medição de resistência elétrica.
Por meio dessas medições e do conhecimento sobre o que é um multímetro, pode-se fazer um excelente uso do equipamento nos diferentes dispositivos e circuitos que você for analisar. Vale comentar que essas medições podem ser realizadas já dentro das unidades do sistema internacional de unidades (S.I.) ou em outras unidades bastante aplicadas.
Entretanto, caso você deseje anotar as suas medidas em outras unidades que não estão no aparelho, utilize o multímetro para a coleta e realize as conversões cuidadosamente para obter os valores desejados.
Quais são os tipos de multímetro?
Os multímetros analógico e digital são os principais tipos desse aparelho e também uma das principais ferramentas para eletricistas. Apesar de ambos realizarem as mesmas medições, cada um pode ter um melhor desempenho em diferentes ocasiões, conhecimento indispensável para o profissional da eletricidade e que reforça a definição do item.
Multímetro analógico
O multímetro analógico é aquele no qual a medida ocorre com um ponteiro em uma escala após a passagem da corrente. Nesse multímetro, a aplicação dele pode ser mais eficiente quando se precisa observar a oscilação da corrente elétrica, como em bobinas ou durante a testagem de capacitores.

Multímetro digital
O multímetro digital é o aparelho no qual as medições são exibidas no próprio visor, sem a necessidade de uma leitura de escala. Portanto, é no multímetro digital que acontece a conversão dos sinais obtidos com a corrente elétrica em símbolos digitais que aparecem no visor do aparelho.
Agora que sabe que a diferença entre os dois modelos está na maneira pela qual se realiza a leitura das medidas, ponto de cuidado para os profissionais, aprenda como usar um multímetro digital.

Como usar um multímetro?
Quando for utilizar o multímetro digital, primeiramente você deve escolher qual grandeza deseja medir, ligar o aparelho, colocar na escala correta do aparelho em que a leitura será feita e utilizar as pontas de prova. O valor será informado no visor e, quando a medição parar de oscilar, basta anotar a medida.
Não esqueça de selecionar a escala de medida dentro do que o aparelho digital vai fornecer, já que o resultado pode dar infinito com o uso de escalas incorretas. Assim, pode-se garantir a coleta da medida correta. Também tome o cuidado necessário para não comprometer as pontas de prova no decorrer dos usos do equipamento. Dessa forma, você poderá tê-lo por um tempo maior e conseguir assegurar maior precisão nas medições.
No caso do multímetro analógico, por outro lado, é preciso que você leia cuidadosamente a faixa de medida que o ponteiro indicará, após ter a interação com a corrente elétrica do dispositivo medido. Assim, basta girar a chave para a escala desejada e ter muita atenção para registrar os valores.
Como escolher o modelo ideal?
Para escolher o modelo ideal, após conhecer o que é um multímetro, é preciso avaliar qual será a sua necessidade elétrica. Assim, para casos em que é preciso observar as oscilações tidas nas medidas, o multímetro analógico pode ser a opção mais interessante, devido às variações que ocorrem nas correntes elétricas serem mais lentas e demonstradas no próprio ponteiro de medição do aparelho.
No entanto, para medições mais práticas e rápidas, o multímetro digital pode ser a melhor opção, por oferecer os resultados de maneira bem prática. Assim, cabe ao profissional avaliar em quais situações ele utilizará o multímetro ou se obterá os dois modelos para poder realizar mais medidas e compará-las a fim de encontrar o mais ideal.
A partir do momento em que se entende a função do aparelho e a importância de uma escolha cuidadosa, essa decisão se torna essencial para quem lida com eletricidade com frequência. Por isso, é indispensável contar com um local onde seja possível explorar os tipos de multímetro e escolher a opção que melhor atenda à sua demanda.
Aproveite também para conferir nosso conteúdo sobre os 12 tipos de alicates e suas funções, e amplie seu conhecimento sobre suas ferramentas de trabalho!