Compressores para pintura
Foi-se o tempo em que o único jeito de pintar uma casa era comprar vários rolos, conseguir diversos cabos de vassoura, mais pincéis de tamanhos variados. A pintura com compressor facilita a vida e torna o trabalho mais eficaz, produtivo e econômico.
É claro, como qualquer trabalho de qualidade, é necessário tomar alguns cuidados antes de apertar o gatilho e sair jogando tinta na parede:
- Preparar a tinta corretamente como indicado pelo fabricante.
- Lixar e remover a poeira da superfície a ser pintada
- Seguir as instruções do manual do compressor antes de iniciar a pintura.
- Verificar se a pistola de pintura do compressor é de baixa ou alta pressão.
- Regular a saída de ar do compressor, caso o mesmo permita.
- E outros detalhes conforme vem especificando o manual do compressor.
Os tipos de compressores de pintura:
- Compressor para pintura aerografia.
- Compressor doméstico para pintura decorativa de artesanatos ou até pintar uma parede.
- Compressor para pintura de carro/automóveis.
- Compressor para pintura industrial que é utilizado na construção civil e indústria.
São vários tipos como visto acima, como por exemplo, para compressores de ar que não utilizam reservatórios (tanques) de ar comprimido o modelo de ar direto seria o ideal. Assim, a pressão que este tipo de compressor atinge é de no máximo 45lbs e a pistola de ar direto opera com 40lbs.
Já os compressores que possuem reservatórios de ar comprimido chegam a atingir pressão de 120lbs, ou mais.
Então, atenção!
Se utilizar uma pistola de ar direto num compressor com reservatório desse tipo vai correr o risco de tê-la explodida em suas mãos, devido a pressão acima da capacidade da mesma.
Logo, as pistolas ideais seriam as de baixa, média ou alta produção (ou de pressão, como comumente, também, são denominadas).
Para pequenas pinturas, utilizam-se compressores que são denominados de compressores hobby, pois são utilizados para serviços multiuso de baixa e média exigência, tais como domésticos, pintura com pistola de baixa produção, enchimento, aerografia, etc…( até 80lbs)
Conheça mais sobre cada um deles:
Compressor Hobby
Este tipo de compressor é ideal para atender pequenos serviços domésticos, ou seja, você pode pintar peças de artesanatos, encher pneu de bicicleta, carros, bolas/balões ou até mesmo pintar uma pequena parede da sua casa ou outro.
Compressor Profissional
O compressor profissional atende profissionais de pequeno e médio porte, ou seja, esse compressor pode ser usado em marcenarias, pintura de carros em oficina mecânica, ateliês de pinturas, aplicadores de laca e também pequenos serviços na construção civil.
Compressores Industrial
Um tipo de compressor mais robusto, dá suprimento de ar comprimido na indústria farmacêutica, naval, hospitais, clinicas, consultórios odontológicos, construção, moveleira e outras.
Seja qual for a sua escolha do tipo de compressor para pintura, garanto que utilizá-lo facilitará muito a sua vida.
No próximo post vamos mostrar como preparar de forma correta a tinta para utilizar em seu compressor de pintura.
Até lá!
6 thoughts on “Compressores para pintura”