São Paulo
July 25, 2024
Como pintar com pistola pulverizadora? Veja as dicas!
Máquinas e Ferramentas

Como pintar com pistola pulverizadora? Veja as dicas!

nov 13, 2013

Toda vez que você olha para sua parede, sente a vontade de mudá-la de cor ou então de acrescentar algo a mais? Parece uma tarefa difícil, mas ela se transforma em algo simples com a pistola de pintura elétrica. Essa é uma ferramenta que te ajuda a economizar tempo e principalmente dinheiro, e que não precisa ser profissional em pintura para usá-la.

No post de hoje, a Dutra Máquinas te mostra como pintar com pistola elétrica pulverizadora, além dos cuidados para se ter durante a pintura. Continue a leitura e veja todos os detalhes!

Como pintar com pistola pulverizadora?

Antes de sair por aí pintando toda a sua parede, é preciso saber que há alguns passos para começar a pintura. Para começar, é preciso que você primeiro:

Homem utilizando EPI segurando na mão bico de pulverizador de tinta
Pistola pulverizadora

Prepare a superfície que você irá trabalhar a pintura

Para a pintura de qualquer superfície, é importante que você a prepare primeiramente, e isso pode ser fazendo um lixamento, limpando ou, até mesmo, tirando a tinta da parede — aquela tinta velha que já está toda descascada. O preparo ajuda a superfície a dar uma melhor aderência para tinta, resultando em uma pintura bonita e mais vistosa.

Ajeite seus EPI’s e prepare a tinta

Agora que já preparou a superfície para a pintura, é hora de separar alguns objetos para por a mão na massa! Alguns materiais indispensáveis para a pintura de parede são os EPI’s, sendo extremamente importante usar:

Pessoa usando pistola pulverizadora para realizar pintura
Pessoa usando pistola pulverizadora
  • Óculos de proteção;
  • Máscara;
  • Luvas;
  • Avental (pode ser um macacão também).

Depois de organizar os equipamentos de proteção, vamos dissolver a tinta. Confira sempre no rótulo da lata de tinta a forma de dissolução, além da viscosidade que a sua pistola de pintura aceita. Dessa forma, não há nenhum problema durante a pintura.

Para não prejudicar o seu trabalho na parede ou na superfície, procure dar alguns sprays em um pedaço de papelão para conferir se está tudo ok!

Organize o ambiente

Comece protegendo as tomadas, espelhos e vidros com fitas crepes, ou então lonas, para você não ficar se preocupando se outras superfícies serão atingidas e focar somente na pintura da sua parede.

Faça a pintura com sua pistola pulverizadora

Chegou a hora de colocar a mão na massa: saber como pintar com pistola pulverizadora. Antes de iniciar, ajeite o nível de vazão de tinta da sua pistola e o formato do jato (vertical, horizontal ou redondo). Durante a pintura, lembre-se de manter a pistola em uma certa inclinação. Lembre-se:

Pessoa usando roupas de proteção e com pistola pulverizadora pintando mesa
Pintura com pulverizador em mesa

Pintura de parede: inclinação do recipiente para frente;

Pintura de teto: inclinação do recipiente para trás.

Além disso, mantenha uma distância de pelo menos 25cm da superfície e mantenha uma movimentação constante, sempre na horizontal. Assim, você garante um bom aproveitamento da tinta.

E se você está em dúvidas de qual cor escolher para sua parede, confira o nosso post sobre cores de tinta para parede e como escolher!

Quais são os tipos de pistola pulverizadora do mercado?

Existem três tipos de pistola pulverizadora e cada uma com suas características, que são:

1. Pistola de pintura elétrica

É a mais simples e pode ser usada no dia a dia, além de que é só plugar na tomada e ela já está pronta para o trabalho. Existem modelos de pistola de pintura elétrica com diferentes potências, o que garante a você mais liberdade de escolha e o que mais se adequa às suas necessidades.

2. Pistola de pintura com compressor

Esse é um tipo que faz o uso de compressor e muito usado por profissionais e tem uma regulagem um pouco mais avançada do que o modelo de pistola de pintura elétrica. Porém, esse tipo de pistola tem uma limitação por conta do fio do compressor e da potência que a pistola consegue suportar.

Então, no momento em que você escolher uma cor de tinta para paredes externas ou internas, lembre-se também da qualidade e potência do compressor, além da pistola de pintura.

3. Pistola de pintura manual

Por último, temos a pistola de pintura manual que não precisa de nenhuma intervenção, seja elétrica ou por compressor. Para pintar com essa pistola, é bem simples: apenas acione o gatilho para liberar a tinta.

Antes de fazer o acionamento, lembre-se de ajustar a pressão. Alguns modelos só precisam acionar o gatilho diversas vezes em sequência.

Devo ter algum cuidado na hora de manusear a pistola de pintura?

Antes de iniciar a pintura, é importante ter alguns cuidados independentemente do tipo de pistola que está usando. É ideal que você:

  • Mantenha uma distância considerável entre superfície e pistola, de 20 a 25cm;
  • Tenha um pulso firme e movimente o braço (até mesmo o ombro) para fazer a pintura, sempre na horizontal;
  • Não faça a pintura em dias de ventania, pois isso pode levar a uma contaminação no meio ambiente;
  • Lembre-se de usar os seus EPI’s;
  • Faça a manutenção e a limpeza da pistola de pintura sempre que possível.

Essas foram algumas dicas e cuidados da Dutra Máquinas, e você pode conhecer outros conteúdos aqui em nosso blog e ficar ainda mais por dentro do assunto de decoração!

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.