São Paulo
April 19, 2024
Como lixar madeira: dicas práticas e eficazes!
Manutenção e mecânica

Como lixar madeira: dicas práticas e eficazes!

fev 20, 2022

Madeiras duras são um desafio único quando o assunto é lixar. A dureza da madeira requer mais pressão para alcançar um visual suave do que quando lixamos madeiras mais macias.

Embora madeiras duras possuam algumas desvantagens, também há benefícios. Um deles é o fato de serem mais difíceis de riscar e danificar do que madeiras macias, motivo pelo qual madeiras duras são amplamente usadas em móveis e pisos.

Carvalho, bordo, teca, cerejeira e cedro são algumas das madeiras duras mais comumente usadas. Ao usar as ferramentas e as dicas corretas, lixar uma madeira dura vai se tornar um procedimento bem mais fácil.

Pensando nisso, preparamos o post de hoje para te auxiliar nessa empreitada. Separe suas lixas, pois com as dicas que temos para te passar fazer o lixamento de madeiras nunca foi tão fácil como hoje.

Tudo o que você precisa saber antes de lixar madeiras

Plataformas de madeira são um trunfo para o exterior de qualquer casa. No entanto,uma plataforma de madeira deve ser mantida apropriadamente para preservar sua beleza e aumentar sua vida útil.

Parte da manutenção de plataformas de madeira diz respeito a ação de lixar. Com o tempo, elas podem ficar lascadas, manchadas ou danificadas, portanto, lixá-las as deixarão mais uniformes, com uma superfície homogênea para aplicar um selante ou verniz, ou simplesmente para mantê-las lisas.

Mas antes de executar o processo de lixagem, é preciso que você saiba de antemão quais lixas e equipamentos utilizar bem como do tempo de execução. Seguem as nossas dicas:

Separe as ferramentas

Diversas ferramentas são úteis ao lixar madeira dura, dentre elas as lixadeiras. Uma lixadeira de rolos produz lixamento uniforme, mas não deve ser usada em madeira que será tonalizada e envernizada.

Em tarefas delicadas, evite as lixadeiras de rolos, pois elas não lixam com o grão da madeira. Este tipo de lixadeira também não pode ser usado em madeiras folheadas. Já as lixadeiras de discos removem fibras soltas, o que é bastante útil para madeiras duras.

Aliás, tenha em mãos folhas de lixa de papel suficientes para trocá-las quando estiverem desgastadas ou cheias de serragem.

Escolha as lixas

Independente se for fazer o trabalho à mão ou utilizar uma lixadeira como auxílio, tenha disponível várias lixas de papel diferentes. Lixas de grão 80, 120 e 220 vão funcionar na maioria das madeiras duras.

Opte por começar com uma lixa mais áspera, que é a de menor número e, logo após, passe para as mais finas. Um trabalho bem feito terá suavidade total quando um pano macio for esfregado sobre a superfície lixada. Se o pano deslizar com dificuldade, será necessário lixar um pouco mais.

Não esqueça de lixar os grãos

Sempre que possível, lixe no sentido dos grãos da madeira ao invés de ir contra eles. Lixadeiras de polimento e de piso funcionam em um movimento circular, produzindo uma pressão uniforme e leve, sem danificar a madeira como lixas de mão podem danificar.

Lixar os grãos previne a superfície de madeira contra arranhões e também auxilia na aplicação uniforme do verniz de madeira, sem manchas ou pontos escuros.

Controle a pressão dos movimentos

Para lixar, faça uma pressão leve e uniforme, visto que a pressão em excesso pode criar ranhuras na superfície da madeira, além de arruinar sua aparência.

Um bloco de lixa facilita a aplicação de uma pressão mais uniforme. Permita que a lixa de papel faça o serviço ao invés da pressão de seus braços. Essa é a melhor maneira de produzir o acabamento mais suave.

Leve o tempo necessário

Nunca se apresse ao lixar. Certifique-se sempre de lixar a madeira completamente antes de passar para o grão mais fino da lixa.

Aguarde até que a lixa de papel tenha feito arranhões uniformes pela superfície da madeira antes de começar a usar outra pedaço de lixa. O recomendado é que você use cada lixa de papel por, no mínimo, 10 minutos de cada lado da madeira para cada grão de lixa.

Como lixar madeiras com uma lixadeira: passo a passo

Agora que você já tem em mãos as nossas dicas práticas, que tal aprender a lixar superfícies de madeira de forma efetiva e segura?! Siga os nossos 7 passos a seguir:

  1. Limpe bem as tábuas da plataforma. Use um limpador de madeira e um escovão para remover a sujeira e detritos da plataforma. Conserte qualquer tábua que estiver solta e prenda qualquer prego ou parafuso solto.
  2. Opte por uma lixadeira orbital para tornar a lixação da plataforma mais fácil e menos cansativa. Apesar de você poder lixar tábuas de plataforma à mão, é muito trabalho extra e vai levar uma quantidade significante de tempo, especialmente se você for trabalhar em uma superfície grande.
  3. Coloque um pedaço grande de lixa de papel de gramatura 36 sobre o piso da plataforma. Em seguida, coloque um pedaço de tapete de náilon de 2,5 cm de espessura sobre a lixa de papel.
  4. Incline a lixadeira para trás e coloque-a diretamente sobre a lixa. Volte para a posição vertical e trave o cabo no lugar.
  5. Ligue a lixadeira e comece movendo-a lentamente pelas tábuas da plataforma. Trabalhe em seções de cerca de 9 m² ou menos. Continue passando a lixadeira para frente e para trás sobre cada seção até as tábuas estarem como você deseja. Evite ainda deixar a lixadeira parada em um mesmo ponto, pois isso remove muita madeira rapidamente.
  6. Desligue a lixadeira após cada seção estar completa e limpe o pó da lixação. Continue lixando em partes de 9 m² até toda a plataforma ter sido lixada como desejado.
  7. Passe novamente pelas tábuas da plataforma com uma lixa mais fina, como granulação 80 ou 120, se desejar. A lixa de papel de gramatura mais fina irá suavizar mais a superfície das tábuas da plataforma.

Prontinho! Viu como fazer o lixamento de uma plataforma de madeira pode ser fácil, quando você possui as dicas certas?

Se gostou do post de hoje nos conte nos comentários. Aliás, se tem algum método prático e efetivo de lixamento de madeiras, compartilhe com a gente, assim você ajuda mais pessoas a encontrarem soluções úteis e responsivas.

Para mais conteúdos como esse, acompanhe as postagens semanais em nosso blog. Aqui, toda semana trazemos conteúdos ricos e solucionadores especialmente para você.

Até mais!

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.