São Paulo
December 11, 2024
Conheça os tipos de furadeira e como escolher a melhor para você!
Máquinas e Ferramentas

Conheça os tipos de furadeira e como escolher a melhor para você!

fev 22, 2022

As furadeiras são usadas para pequenos reparos, fixação e na perfuração — sendo consideradas itens essenciais para se ter em casa! Mas, você sabia que existem diferentes modelos dessa ferramenta que podem ser usados dependendo da situação? Pois é!

E, diante de tantas opções, a escolha pela furadeira ideal para seu projeto de marcenaria pode ser um pouco complicada, seja ele hobbista ou profissional, certo? Para facilitar esse momento de escolha, trouxemos um conteúdo com mais detalhes sobre os tipos de furadeiras, com modelos que vão desde o uso casual até ao profissional. Confira!

Profissional de construção segurando uma furadeira
Furadeira

14 Tipos de furadeira para conhecer com a Dutra Máquinas

As furadeiras vão desde modelos para se usar em pequenos reparos em casa até aos modelos profissionais e de uso industrial. Existem modelos portáteis, de impacto, de bancada e muito mais. Veja abaixo todos os detalhes dessas opções:

1. Furadeira portátil

Esta é uma das furadeiras mais populares e conhecidas! Um modelo simples e super prático para o cotidiano do trabalhador, podendo ser levado para qualquer lugar. Seu manuseio também é bastante intuitivo, fazendo com que iniciantes que nunca tiveram o menor contato com o material peguem o jeito sem dificuldades.

Por não haver necessidade de recorrer à energia elétrica para o uso, a furadeira portátil funciona a base de bateria. Há modelos que possuem a opção de parafusadeira acoplada. Assim, você realiza todo tipo de serviço necessário com apenas uma ferramenta, em pouco tempo, sem gastar energia ou trocar de material para continuar trabalhando.

2. Furadeira Industrial

O modelo industrial, como o próprio nome já diz, é feito para a área industrial que necessita de uma ferramenta potente, forte e que não estrague facilmente. É durável e o seu nível de impacto faz com que se perfure desde concreto até metal sem nenhuma dificuldade e em questão de poucos segundos.

Se você atua nesse meio e procura por um produto robusto, duradouro e que garanta a perfuração íntegra de diversos materiais, o modelo industrial é claramente o mais indicado.

3. Furadeira de bancada

Este modelo fica posicionado no sentido vertical, tendo a peça furada logo abaixo da broca, fazendo dela um equipamento muito útil para perfurações em superfícies planas, como mesas e bancadas.

Ela funciona por meio de uma alavanca, em que a furadeira de bancada é movida para baixo em direção ao elemento que será perfurado. O operador deve então mover a alavanca até atingir a profundidade desejada.

4. Furadeira de impacto

Pensando em furar paredes de concreto? Para isso você precisa de uma furadeira de impacto — também conhecida como martelete. Conta com funções normais de uma furadeira portátil, além de conseguir criar um movimento adicional na direção axial, fazendo com que a broca dê pequenas batidas na parede.

Esse modelo é excelente para a perfuração de concreto, uma superfície robusta e dura. Para garantir um melhor resultado, essa opção possui uma função de ‘furação’ e ‘furação de impacto’, que pode ser identificada com uma pequena imagem de martelo.

5. Furadeira de coluna

Essa é uma ferramenta de uso industrial que permite ao operador uma perfuração de peças em diferentes formatos e de maior precisão em um modelo de produção em série.

A furadeira de coluna conta com um apoio ao meio, unindo o cabeçote à sua base. Por mais que ela seja de uso industrial, também pode ser utilizada por profissionais, mas é necessário bastante cuidado no manuseio.

6. Furadeira com luz de LED

Este é um produto bem distinto dos modelos anteriores porque conta com a iluminação feita em LED para facilitar a visão em ambientes escuros ou com pouca iluminação. Dessa forma, você não precisará de uma lâmpada ou lanterna consigo durante o uso e não terá dificuldades ao trabalhar.

7. Furadeira múltipla de múltiplos cabeçotes

A furadeira múltipla não necessita reposicionar uma peça, apenas em casos em que o local do projeto de perfuração tenha sido alterado. Essa opção é capaz de mandrilar, perfurar e até mesmo de rebaixar os furos, o que a torna muito necessária e específica para o uso na indústria moveleira.

8. Furadeira com freio elétrico

Para ter mais segurança e garantia de que a ferramenta parará logo após soltar o gatilho, o freio elétrico é o mais indicado. É comum que em modelos feitos para uso doméstico, o desligamento seja feito aos poucos, porém, na área industrial é recomendável que a parada seja imediata para evitar acidentes.

Ideal para ter precisão na hora de perfurar qualquer material, além da garantia de que não estrague o processo já conduzido até então, o freio elétrico evita que o maquinário continue ativo e mantém a madeira ou o concreto sem danos.

Confira também nosso conteúdo sobre as top 9 ferramentas para marceneiros!

9. Furadeira pneumática

Uma furadeira alimentada por ar comprimido, tornando-a próxima dos modelos que não precisam estar conectados à tomada ou que fazem uso de baterias.

Conhecida por ser um equipamento muito potente e, por isso, não a vemos tão frequentemente nas marcenarias de pequeno porte. Mas existe um motivo para essa não utilização: os compressores de ar são altamente custosos para empreendimentos deste porte.

10. Furadeira manual

Este modelo precisa do movimento manual do operador para funcionar. Atualmente, não são muito utilizadas, mas apresentam muita mais facilidade do que os outros modelos.

Leia também: Ferramentas básicas para ter em casa!

11. Furadeira de comando numérico

Mais um modelo industrial feito para quem precisa de precisão na hora de perfurar os mais variados materiais. O seu diferencial se dá em atuar com uma programação que já vem com uma pré-determinação de uso, sendo perfeito para produzir uma diversidade de peças em sequência.

12. Furadeira reversível

A furadeira reversível possui função de alterar a direção da rotação para a remoção prática e sem complicações de itens inseridos na parede. Isso porque há um botão específico que muda o sentido de rotação para auxiliar na retirada de fixadores e parafusos.

É um modelo que evita que você tenha problemas no processo e precise trabalhar com ajuda de um alicate ou chaves. Entretanto, é uma opção menos precisa em relação aos modelos elétricos convencionais, como aqueles que possuem uma rotação mais lenta.

13. Furadeira com velocidade variável

A furadeira com velocidade variável altera automaticamente o nível de rotação conforme o trabalho é executado, o que a torna perfeita para ser usada tanto em casa quanto nos processos industriais. É um tipo de produto que se adapta ao que deve ser feito na perfuração e possibilita a escolha da velocidade para girar.

Com essa ferramenta você automatiza o seu trabalho por ter controle pleno de velocidade. Ao mudar ao apertar um botão facilita o desempenho e evita dificuldades na hora de perfurar materiais ou paredes.

14. Furadeira com medidor de profundidade

Esse modelo possui um medidor de profundidade integrado que serve de guia para as perfurações em paredes mais espessas, como madeira, plástico, metal e até mesmo bloco de concreto — é ideal quando se precisa determinar uma profundidade específica.

Cuidados para se ter com sua furadeira

Não existe muito segredo para fazer um furo na superfície que você deseja, mas existem medidas de segurança para prevenir acidentes, além de saber como manusear a ferramenta. Confira alguns cuidados para ter com sua furadeira:

  • Desligue a furadeira da tomada antes de fazer a troca da broca;
  • Veja se a superfície que será perfurada está bem fixa;
  • Utilize equipamentos de segurança como máscara, protetor auricular, óculos de proteção e outros EPI’s;
  • Não use luvas nas mãos enquanto segura a ferramenta perto do mandril. Em qualquer ferramenta rotativa, não é recomendado o uso de luvas.

Escolher a furadeira adequada para o seu projeto permite que o trabalho seja executado da forma correta, independentemente se for em uma marcenaria, carpintaria ou até mesmo em casa.

Como escolher uma boa furadeira?

A escolha da melhor furadeira é feita com base no que você precisa para trabalhar no dia a dia. Apresentamos modelos específicos com funcionalidades variadas, que fornecem resultados específicos a determinado processo realizado.

Se você quer precisão, agilidade e praticidade na hora de trabalhar, a furadeira com freio elétrico é uma opção a se considerar. Se você não atua no setor industrial, mas precisa de uma ferramenta de alta qualidade, robusta e que entregue o que precisa, o estilo portátil é o ideal.

Furadeira Dutra Máquinas de cor amarela de detalhes pretos
Furadeira

Essa é uma recomendação que parte dos benefícios que você terá na hora de perfurar paredes, colocar parafusos ou realizar procedimentos simples e que exigem pouco conhecimento ao se manusear a furadeira.

Por outro lado, se você está em busca de remover os parafusos inseridos na parede, o estilo reversível é o melhor a ser utilizado como uma opção complementar ao portátil, se este não atuar também como uma parafusadeira. O ideal é analisar atentamente e verificar os modelos a fim de decidir qual o melhor e que vale mais a pena adquirir.

Qual é a furadeira mais vendida?

A furadeira parafusadeira de impacto Mondial é o modelo mais vendido e procurado por muitas pessoas que precisam de uma ferramenta robusta, que ofereça mais funcionalidades.

A ferramenta vem acompanhada de uma maleta e de uma extensão para ser recarregada quando necessário, ou seja, é um produto portátil, que pode ser usado em qualquer ambiente, seja interno ou externo.

Conhecer a melhor furadeira fará diferença na hora de procurar o modelo mais adequado à sua necessidade, além de facilitar a decisão sobre qual a mais recomendada de se possuir, com base nos benefícios de cada uma. Se antes você não sabia a respeito da ferramenta, agora conhece dez modelos variados indicados para as áreas industriais, moveleiras e residenciais.

Gostou do nosso conteúdo? Deixe um comentário e siga as nossas redes sociais. Ah, e não se esqueça de conferir também nosso post sobre “como usar furadeira” e conferir passos e dicas de manuseio para conhecer ainda melhor o produto que você adquirir. Até mais!

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *