São Paulo
April 19, 2024
Conheça 3 tipos de roçadeira e como escolher
Máquinas e Ferramentas

Conheça 3 tipos de roçadeira e como escolher

nov 29, 2023

A roçadeira é uma importante ferramenta utilizada para cortar gramas e vegetações mais altas de um terreno ou jardim. Escolher a roçadeira mais adequada pode ser uma tarefa um pouco difícil, mas com o texto de hoje você vai conseguir tomar a decisão certa.

Os modelos são: Roçadeira portátil, roçadeira de mochila e roçadeira de roda, cada uma com especificações próprias para diferentes usos. Para conhecer cada modelo e suas especificações continue lendo:

Quais são os tipos de roçadeiras?

A altura da grama e o tamanho do terreno são fatores decisivos que precisam estar em mente na hora de poder escolher o maquinário correto, confira os diferentes tipos de roçadeira:

Para conhecer os tipos de lâmina correta para a sua roçadeira, confira o texto a seguir: Lâminas para roçadeira.

1. Roçadeira para áreas pequenas

As roçadeiras para áreas pequenas são úteis para terrenos mais difíceis onde há muito desnivelamento. Elas podem ser adaptadas com acessórios e peças para cortes em diversos tipos de terrenos, sendo ótima para cortes de até 2000 m².

Homem cortando grama com uma roçadeira

Equipamentos desse tipo contam com cintos e alças para manter o equipamento fixo no usuário, garantindo que ele consiga movimentar a máquina e realizar o corte com segurança.

Se você procura um equipamento para uma área menor, considerar uma máquina pequena pode ser uma boa opção. Em gramados menores, o uso da elétrica vai te poupar bastante trabalho em relação a uma máquinas a gasolina, principalmente em relação à manutenção.

2. Roçadeira para área média

A roçadeira de mochila é ideal para terrenos médios. O motor da máquina fica acoplado a uma mochila vestida pelo usuário, garantindo que o peso seja distribuído e melhorando a praticidade para áreas um pouco maiores.

Roçadeira cortando grama

Comparada a roçadeira portátil, a roçadeira de mochila garante mais conforto e menos ruídos ao usuário, já que o barulho do motor fica localizado na região das costas. Essa opção é indicada para áreas de corte de até 5000 m². A partir desse tamanho, é adequado a utilização de máquina à gasolina.

Você também pode se interessar por: Aparador ou Roçadeira? Não São Iguais?

3. Roçadeira para área grande

As roçadeiras de roda são excelentes quando o quesito são terrenos maiores. Por possuir mais área de corte, sua eficiência para corte é bem maior que as outras, possuindo uma área de corte bem ampliada com relação às outras roçadeiras apresentadas.

Homem utilizando uma roçadeira para área grande

Por ter um motor mais potente e a gasolina, essa roçadeira não brinca em serviço e consegue cortar níveis de grama mais altos e densos do que as outras.

O único ponto mais negativo desse instrumento é que, por contar com uma estrutura mais robusta, ele pode encontrar mais dificuldade ao tentar cortar gramas em terrenos mais irregulares.

O que saber antes de comprar uma roçadeira?

Antes de pensar em adquirir uma roçadeira é preciso analisar o tipo de terreno que você quer cortar. Se é plano ou irregular e se a grama é grossa ou não.

Esses fatores podem ser decisivos para a compra. Por exemplo, uma roçadeira portátil e elétrica pode não dar conta de um terreno de 5000 m² com uma grama grossa. Isso significa que você vai ter que trabalhar o dobro e ainda poderá danificar o equipamento.

Conheça também: Técnicas Básicas para Realização de Cortes

Como saber se uma roçadeira é boa?

Para saber a qualidade de uma roçadeira você poderá analisar a potência da máquina conforme as suas necessidades, confira:

  • Entre 25cc e 29cc: ideal para jardins como gramas sem muito volume;
  • 33cc: essa potência é a mais comum entre roçadeiras, permite um uso para gramas mais grossas.
  • 43cc ou acima: são equipamentos mais potentes de uso mais profissional. Com o uso correto de lâminas adequadas esse equipamento permite cortar até galhos de árvores mais grossas.

Roçadeira elétrica ou a gasolina?

Um dos principais critérios que vão te fazer optar por uma roçadeira elétrica ou a gasolina é em relação ao tamanho do terreno e principalmente a manutenção. Roçadeiras a gasolina exigem mais manutenção. É recomendado que todo ano você precise realizar a troca da vela e ignição para o maquinário ficar em ótimas condições de uso.

Dois homens com roçadeira de gasolina e elétrica

Roçadeiras elétricas, além de terem melhor custo benefício, não exigem tanta manutenção comparado a uma máquina a gasolina. A única diferença se restringe aos cuidados de uso, já que elétrica não deve realizar cortes com a grama úmida e molhada, e esse cuidado é necessário para prevenir possíveis panes e problemas com o equipamento.

Para utilizar os equipamentos apresentados é preciso ter bastante cuidado e atenção em relação aos cuidados na hora de cortar a grama. Use as proteções adequadas indicadas pelo fabricante para evitar possíveis acidentes.

Anote as dicas e acompanhe nosso blog para entender mais sobre o assunto.

Homem utilizando uma roçadeira para roçar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.