São Paulo
April 20, 2024
Tupia Saiba Qual Sua Utilidade e Confira Dicas de Uso!
Máquinas e Ferramentas

Tupia Saiba Qual Sua Utilidade e Confira Dicas de Uso!

ago 5, 2013

Tupia

 

A Tupia convém à realização de molduras e ranhaduras de acabamentos para mobiliário e molduras: entalhos, chanfros, encaixes, bordas arredondadas, etc. Ela permite igualmente nivelar as arestas nas colocações de chapas de madeiras, e de ajustar acessórios tais como dobradiças invisíveis.
A profundidade de fresagem é regulável e varia segundo o tipo de fresa e de acordo com a potência da tupia. A opção de uma variação eletrônica permite adaptar a velocidade de rotação aos diferentes tipos de materiais em função do diâmetro da fresa.
Equipada de uma suporte a 2 colunas (bloco-motor removível para os modelos de baixa potência) e de uma entrada de aspiração ficada na base a tupia é igualmente utilizada em mesa de frenagem fixa.

 

 

Qual tipo de fresa escolher?
Sistema de Fixação
O diâmetro do eixo de fixação da fresa (1/2″, 1/4″, 6,8 ou 12 mm ) deve corresponder às referências e às características da tupia.
A cabeça de corte possui geralmente 2 lâminas que devem ser mantidas ou reafiadas simultaneamente. Seu diâmetro e contorno variam de acordo com o tipo de operação.
Uma fresa mundial de guia ( cavilha ou rolamento de esferas) permite auto-guiar a tupia. Ela convém à fresagem em cantos ( reta ou curval ).
A velocidade de utilização deve ser inversamente proporcional à dureza ou à densidade do material a ser cortado.

 

 

Dicas de uso:
1) Colocar o suporte nas bordas da peça mantendo a tupia em posição perfeitamente vertical. Verificar se o cabo de alimentação esta fora do alcance da fresa.

2) Esperar a rotação máxima da fresa para começar o rebaixo após. Ter bloqueado o conjunto motor/fresa no nível de fresagem determinado.

3) Manter o apoio perfeitamente em contato com a superfície de rebaixamento.
Nunca utilizar a tupia com uma só mão.

4) Avançar regularmente sem pressão excessiva. Cada passe deve ser levado a termo sem interromper a progressão da tupia.

5) Desbloquear e levantar o conjunto motor/fresa no final de cada passe antes de para a tupia.

 

 

Agora Que Você Já Sabe Para Que Serve e Como Deve Ser Utilizada uma TUPIA, acesse TUPIAS / DUTRA e Reserve a Sua !!!

2 Comments

  • Gostaria de saber se posso usar a tupia manual, tipo MKT 3709, para realizar rebaixos no portal para fixar dobradiças; também se a mesma máquina realiza cavas na porta para introdução da fechadura. obrigado

    • Boa tarde Sr. Carlos,

      Sim,com essa maquina você consegue desenvolver esses serviços com qualidade e bom desempenho.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.