São Paulo
April 25, 2024
Como escolher furadeira sem erro: guia de compra seguro!
Máquinas e Ferramentas

Como escolher furadeira sem erro: guia de compra seguro!

maio 23, 2023

As furadeiras são equipamentos que, a princípio, podem parecer dispensáveis e substituíveis, mas basta surgir a necessidade de fazermos reparos e furos em materiais que logo entendemos o quão elas são necessárias para se ter em casa.

Após entender a necessidade de ter o equipamento, é muito comum surgirem dúvidas de como escolher um modelo de furadeira mais adequado à cada perfil de uso, principalmente para quem não tem tanto conhecimento sobre o assunto. Mas nada de desespero! Pois traremos aqui os principais modelos de furadeira disponíveis no mercado e características para facilitar a sua escolha na hora de decidir qual o tipo mais adequado às suas necessidades.

Acompanhe o post e conheça as funções, vantagens e desvantagens das furadeiras comuns, de impacto, portáteis e pneumáticas – tudo o que você precisa saber para fazer uma boa escolha! Continue acompanhando a leitura!

Como escolher furadeira certa por tipos e vantagens!

Quando pensamos em uma furadeira, é importante saber que existe uma grande a variedade de tamanhos e tipos disponíveis para você escolher caso esteja realmente pensando em adquirir uma. Com tantas opções, é muito fácil se confundir na hora da escolher e acabar com um modelo de difícil manuseio ou que não cumpra as expectativas.

Por esse motivo, vamos trazer para você 4 opções de modelos de furadeiras diferentes, considerando os perfis de usuários, as vantagens e desvantagens e as aplicações de cada uma delas. Confira!

1. Furadeira elétrica comum

Em linhas gerais, a potência de uma furadeira pode variar entre 400 W a 1500 W, dependendo do modelo. As furadeiras de porte menor, indicadas para um uso doméstico, a partir de 400 W, atendem bem as necessidades de furos e reparos residenciais em móveis e parede. Já as furadeiras para uso profissional costumam ter mais de 700 W e são capazes de perfurar a maior parte das superfícies.

Furadeira laranja

As furadeiras elétricas comuns costumam ser bem úteis em necessidades domésticas, principalmente quando se fala em instalação de algum móvel a qualquer momento. Além disso, elas costumam ser relativamente descomplicadas e de fácil manuseio, entregando um resultado satisfatório em uma grande variedade de materiais.

Quais são as indicações de uso?

As furadeiras elétricas comuns costumam ser utilizadas na perfuração de superfícies e objetos de madeira, alvenaria e até mesmo metais, como o aço e o alumínio.

Alguns modelos também podem ser utilizadas como parafusadeira desde que tenham essa função e a broca adequada, geralmente, elas possuem gatilho com regulagem de velocidade. Nas especificações técnicas do equipamento, é possível verificar quais são os materiais indicados e suas respectivas espessuras, dessa forma.

Vantagens

Os modelos comuns costumam ser leves, de fácil manuseio, eficientes, garantindo uma boa experiência ao usuário. Outra vantagem desses equipamentos é a possibilidade de uso por longos períodos, principalmente quando comparados a modelos à bateria.

Além disso, algumas opções de furadeira elétrica contam com função de reversão, funcionalidade extra que ajuda a retirar a poeira gerada pela perfuração e também ajuda caso a broca fique presa no buraco.

Desvantagens

Apesar de apresentarem a possibilidade de uso por tempo estendido, para isso, as furadeiras elétricas têm como maior desvantagem a necessidade de estarem sempre conectadas à tomada para funcionar, comprometendo a mobilidade do usuário.

Essa característica faz com que o usuário perca um pouco da praticidade, de forma que ele deve sempre ter por perto uma extensão elétrica para realizar furos em locais longes das tomadas.

2. Furadeiras de impacto

Conhecidas também como perfuratriz de impacto, esse modelo de furadeira funciona com 2 forças simultâneas: movimento de rotação e movimento de avanço que, juntos, causam o “impacto”. Geralmente, são amplamente utilizados para serviços profissionais.

Homem segurando uma furadeira de alto impacto

Esse impacto gerado pela furadeira é acionado pelo mecanismo de impacto da catraca. O motor é capaz de executar um movimento rotativo super potente para entregar uma alta performance em situações que exigem grande impacto, como na construção civil e em obras prediais.

Quais são as indicações de uso?

As furadeiras de impacto são ideais para perfurações em materiais de alta resistência, como colunas de concreto sólido, pedras, metais ultraresistentes. Não são muito utilizadas para o uso doméstico, sendo um modelo mais usado no âmbito profissional, sendo ideal para quem deseja fazer furos com maior eficiência e agilidade.

Vantagens

A grande vantagem desse modelo é que, além de possuir todas as funções das furadeiras elétricas comuns, tem a adição da função martelete, que utiliza a rotação de perfuração combinada com movimentos de batida para perfurar superfícies que oferecem maior resistência.

Desvantagens

Por causa das funções extras, as furadeiras de impacto são maiores e mais pesadas que os modelos comuns, fatos que deve ser considerado na hora da compra. Outra desvantagem é que essa opção também precisa estar conectada a todo tempo na tomada para funcionar, não oferecendo tanta mobilidade.

3. Furadeira à bateria

As furadeiras à bateria, conhecidas também como portáteis, assemelham-se bastante aos modelos elétricos, com a diferença de que trazem mais mobilidade para o usuário.

Homem utilizando uma furadeira a bateria

Na lista de como escolher furadeira através de suas funcionalidades, temos modelos leves, compactos e modernos, ou seja, alternativas simples e seguras para os usuários que priorizam a praticidade na realização das tarefas. Isso porque, por se tratar de um modelo à bateria, esse tipo de furadeira dispensa a necessidade contínua de tomadas.

Quais são as indicações de uso?

A furadeira à bateria serve tem as mesmas indicações de uso das furadeiras elétricas comuns: perfurar madeira, alvenaria e alguns tipos de metais. Existem modelos à bateria que também oferecem a função de parafusadeiras, muito ágeis para montagens de móveis, por exemplo.

Vantagens

A grande vantagem desse tipo de ferramenta em relação à opção tradicional é a ausência de cabos, o que a torna independente de tomadas e extensões elétricas. Uma vez que a bateria esteja carregada, a furadeira à bateria oferece a autonomia e mobilidade necessária para o usuário por diversas horas indicadas para cada parafusadeira.

Desvantagens

Como desvantagem podemos apontar que é necessário que você sempre lembre de carregar a bateria para poder utilizar. No entanto, a maioria dos modelos disponíveis no mercado já vêm com uma bateria extra de fábrica, justamente para estender o tempo de autonomia do produto. E também são equipamentos mais indicados para uso doméstico e hobista.

4. Furadeira pneumática

Diferente dos modelos anteriores, que utilizam a eletricidade como forma de energia, as furadeiras pneumáticas necessitam do ar comprimido para poderem funcionar, proveniente de um compressor de ar.

Homem utilizando furadeira pneumática

Quais são as indicações de uso?

Essas furadeiras, assim como as ferramentas pneumáticas em geral, são muito utilizadas em áreas industriais para atender cadeias de produção em larga escala. Fora isso, não existe diferença entre os usos dos modelos pneumáticos e dos outros tipos de furadeira, sendo indicadas para perfurar superfícies de metal, madeira ou concreto.

A espessura dos materiais dependem das especificações do produto, as quais você deve ler atentamente antes de comprar o produto.

Vantagens

A furadeira pneumática, além de proporcionar um tempo maior de uso, também tem o benefício da economia de energia elétrica. Ela também ganha força extra para a distribuição de pressão dada ao movimento de rotação da broca por estar conectada a um compressor de ar.

Além disso, esses modelos apresentam alta durabilidade e dispensam a necessidade constante de manutenção, apresentando um ótimo custo-benefício para quem pretende investir nesta opção.

Desvantagens

Como desvantagens, apresentam a necessidade de você possuir um compressor de ar, então, caso você não tenha um, precisará adquirir, do contrário, as ferramentas pneumáticas se tornam opções impraticáveis para você. Portanto, a principal desvantagem é o custo extra para adquirir uma fonte de ar comprimido, sem a qual as furadeiras desse modelo não funcionam.

Afinal, qual o melhor tipo de furadeira para comprar?

Agora que você já sabe tudo sobre os principais modelos de furadeiras, chegou a hora de decidir qual é o melhor modelo para suas necessidades. É muito importante que você tenha em mente quais são as suas demandas e avaliar o equipamento ideal a partir das vantagens e desvantagens que cada um tem a oferecer.

Se você procura por uma opção mais básica, para uso doméstico ou hobista, que entregue um bom resultado, nossa recomendação são as furadeiras elétricas comuns. Caso você queira mais mobilidade e praticidade, dê preferência aos modelos à bateria.

Para o uso profissional, sobretudo na construção civil que pedem um modelo que entregue mais força, as furadeiras de impacto são as melhores opções, principalmente porque esses equipamentos possuem funções específicas para perfurar materiais mais resistentes.

Por último, caso a necessidade seja de uma produção em larga escala, considere investir um pouco mais e adquirir um modelo pneumático – juntamente com um compressor de ar, caso não possua.

E aí, já sabe qual no modelo de furadeira você quer investir? No site da Dutra Máquinas, você encontra as melhores marcas e diversos opções de modelos! Não deixe, também, de acompanhar todas as postagens do nosso blog para receber mais dicas úteis como essas!

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.