Como instalar chuveiro: faça sozinho em segurança!

Quem nunca foi tomar aquele banho gostoso, quentinho e, de repente, a água parou de esquentar? Ou, quando chegou no novo lar, descobriu que o banheiro estava sem chuveiro? Nessas horas, queremos resolver o problema o mais rápido possível, não é?

Saber como instalar chuveiro é, portanto, um conhecimento quase básico, super indispensável e imediato. Afinal, não precisa ficar esperando alguém chegar para arrumar se você mesmo pode fazer isso. Mas antes de começar é preciso lembrar que, como a maioria das peças são elétricas atualmente, esse processo pode ser perigoso. Por isso é importante adotar algumas medidas de segurança. Com base nisso, a Dutra preparou esse tutorial de instalação de chuveiro, com dicas de segurança valiosas, para você aprender a lidar com a situação sem colocar a vida em risco. Vamos lá?!

Para aprender como instalar chuveiro, preste atenção aos detalhes

Antes de iniciar a instalação e até mesmo de escolher o chuveiro perfeito para sua casa, é preciso prestar atenção em alguns detalhes importantes, para não comprar o modelo errado. Primeiro, confira a voltagem. Seu chuveiro deve ter a mesma medida de onde será instalado (127V ou 220V). Certifique-se de procurar o modelo que você mais gosta entre as opções da voltagem correta, para evitar ter de voltar à loja depois. Em geral, os produtos vêm com a mangueira, o chuveirinho, o suporte para mangueira, claro, o chuveiro, e alguns com regulador de pressão. Alguns ainda vêm com o cano, se não, é preciso instalá-lo previamente.

Medidas de segurança pré-instalação

Checado tudo, para começar a instalação, garanta que a chave de energia esteja desligada a fim de evitar qualquer acidente. Por isso, é aconselhável realizar o processo durante o dia, mas, se estiver à noite, conte com a ajuda de alguém com uma lanterna. Em seguida, feche o registro de água do banheiro e, depois, deixe o restante de água acumulado na cúpula do chuveiro ser eliminado da tubulação. Com os canos vazios, feche bem esse registro. Para se certificar de que não há mais energia passando pelo aparelho, utilize uma chave de teste. Verifique se o disjuntor e o fio de alimentação de eletricidade batem com a potência do aparelho, de acordo com o manual de fabricação. Por fim, mas super importante: confira se o fio terra do chuveiro está ligado a um sistema de aterramento. Com tudo certo, é hora de colocar as mãos na massa!

Passo a passo para instalar chuveiro

Para alcançar o local de instalação, use uma escada e confira se o chão está seco. Nada de subir em bancos ou cadeiras, que podem ser instáveis e resultar em quedas. Ah, lembre-se de levar algumas ferramentas manuais com você, como chaves e fitas.

chuveiro moderno, nas cores preto e branco
  1. Fita veda rosca – encape bem a entrada de água do chuveiro com fita veda rosca, para evitar e prevenir vazamentos;
  2. Encaixe o aparelho – com o cano vedado, encaixe-o na saída da parede, rosqueando por completo no encaixe. Finalize com a saída de água voltada para baixo;
  3. Conecte os fios – una os fios no conector, ou com fita isolante, e parafuse-os usando uma chave de fenda. Certifique-se de deixar a instalação bem firme, para evitar quedas de energia;
ligação elétrica feita de foram correta, com conectores
  • Dica – atenção para as cores dos fios: verde ou verde com amarelo: terra; vermelho, preto ou marrom: fase; azul claro: neutro. Se algum fio ficar sobrando, encape-o cuidadosamente com fita isolante.
  1. Acessórios – agora, instale a mangueira e o chuveirinho, assim como o apoio para a mangueirinha (se necessário, use uma furadeira para o encaixe do suporte).

Antes de aproveitar o banho, alguns cuidados!

Agora que seu chuveiro está instalado, é hora de saber se deu tudo certo! Antes de ligar a energia, deixe a água correrpelo aparelho por alguns minutos. Isso previne que a resistência do chuveiro queime, além de verificar possíveis vazamentos. Se sair água por onde não deve, retire o aparelho e repasse a fita veda rosca, ou com mais cuidado ou com mais camadas. Estando tudo certo, desligue o registro do chuveiro, religue a chave de energiae volte a ligar o aparelho. Aos poucos você vai sentir e ouvir a água esquentando!

Banho é bom – para o chuveiro, também!

Agora que seu chuveiro está instalado, é importante cuidar bem dele. Para aumentar a vida útil do aparelho, é importante garantir uma limpeza periódicadele – o ideal é manter uma frequência de 3 meses, combinada com o uso adequado dele. Para prevenir que os furinhos entupam constantemente – não dá para evitar completamente – limpe a caixa de água trimestralmente.

Banheiro revestido de mármore com peças em inox e louça

Para isso, desencaixe a cúpula e higienize-a com produtos de limpeza e escovinha. Você pode, também, usar as cerdas para limpar a parte externa do chuveiro. Lembre-se que, sempre que for mexer no equipamento, você deve desligar a chave de energia para a sua segurança! Evite trocar a temperatura do chuveiro enquanto ele está ligado e nada de pouca água para altas temperaturas, se não a resistência queima e você terá de tomar banhos frios. Agora que você já sabe como instalar o chuveiro de forma rápida e segura, além de ter aprendido a limpar o aparelho, é só aproveitar seus banhos. Mas nada de desperdiçar água! O planeta agradece! Se gosta de conteúdos assim, acompanhe a Dutra nas redes sociais e fique por dentro! Até o próximo post!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *