Compressores de ar – desvendando a sopa de letrinhas

Ao olhar para os compressores de ar talvez você já se perguntou qual o significado daquelas nomenclaturas que vem junto como o nome do modelo e a marca da fábrica que o criou.

Hoje queremos diminuir o mistério e mostrar pra você que não é um bicho assim tão feio!

Vamos começar pelos mais fáceis:

Pressão

Compressores de ar – desvendando a sopa de letrinhas

A pressão dos compressores de ar é exibida através da unidade PSI (pound force per square inch ou libra força por polegada quadrada), mesmo sendo uma unidade libra do arcaico sistema inglês, ela ainda é utilizada pelas indústrias inglesas/americanas, mas, está sendo gradativamente substituída pela kPa (Quilopascal) e pelo bar (1 bar é igual a 14,5PSI).

Outro componente importante em compressores de ar são os pressostatos, eles são dispositivos de controle que respondem a variações de níveis de pressão de ar onde estão conectados.

Estas mudanças de pressão fazem atuar os contatos elétricos do pressostato que pode assim controlar o acionamento do compressor. Ele é encontrado também em outros dispositivos, tais como motores, bombas de água, etc.

Reservatórios

O reservatório é um cilindro onde fica armazenado o ar comprimido, as variações deles se dão pela quantidade de ar que ele pode guardar, por exemplo, 20 litros. Existem reservatórios que vão de 6 a 460 litros. Quanto maior o reservatório maior a capacidade do compressor atingir uma pressão elevada chegando a atingir 175 libras.

Os compressores que não têm reservatórios são chamados de ar direto e sua pressão pode atingir até 40 libras.

PCM

A unidade de medida PCM (pés cúbicos por minuto) equivale a pouco mais de 28 litros de ar por minuto. Ele representa a capacidade do compressor em dar vazão ao ar.

Ainda existem muitos outras nomenclaturas como: HP, CSA, RPM, Pa, bar, etc. mas, isso fica para um outro post.

Até lá!

One thought on “Compressores de ar – desvendando a sopa de letrinhas”

  1. Maqjato says:

    Parabéns pelo artigo, excelentes dicas, lembrando que sempre é bom procurar profissionais adequados para realizar a manutenção de compressores
    Compressores em campinas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *