São Paulo
April 25, 2024
Máquinas e Ferramentas

Lixadeira Orbital: agilidade e acabamento profissional

nov 14, 2013

Lixadeira orbital, você precisa ter uma!

Se você é daqueles que não consegue ficar parado e sempre está fazendo serviços aos finais de semana, reformando objetos em casa, ou no seu dia a dia no trabalho você precisa de agilidade e um perfeito acabamento você precisa ter uma lixadeira orbital.

38044_lixadeira_orbital_225_watts_com_14_000_oscilacoes_por_minuto_d26441A lixadeira orbital foi criada para o lixamento de diversos materiais, tais como: madeira, aço, parede e produtos sintéticos. A lixadeira orbital é perfeita para locais de difícil acesso e é usada por profissionais de diferentes áreas.

Uma Lixadeira Orbital de qualidade deve ser ergonômica, emborrachada, possuir uma boa potência e ser veloz, para que você possa realizar diversos de serviços com tranquilidade. Além disso, se ela tiver um adaptador para aspirar o pó e um sistema ágil de troca de lixa facilitará a operação.

 

Dicas úteis

1 – Não encoste na superfície da peça já com a lixadeira acionada. Só acione o gatilho quando o equipamento estiver bem sobre a base da peça. Isso vai evitar que o lixamento fique desigual na massa ou no primer.

2 – O prato da lixadeira deve sempre estar bem alinhado à peça – e sem empenamento. Quando começa o movimento de rotação da ferramenta, um empenamento acaba sendo transferido para a peça, prejudicando o nivelamento. Quem usa muito a ponta do prato acaba provocando esse empenamento. Isso afeta a vida útil da lixa e ela tem de ser descartada bem antes.

3 – Prefira usar a lixadeira orbital com aspiração, porque o pó gerado no processo é prejudicial ao meio ambiente e ao próprio operador. Faça a sua parte: colete o pó de maneira ecologicamente correta e o entregue a empresas especializadas na destinação desse material.

4 – Utilize equipamentos de proteção individual (EPIs), tais como: luvas, óculos de proteção, máscaras, entre outros. São tão baratinhos que a gente acaba esquecendo de comprá-los, mas, faz uma grande diferença em caso de um possível acidente.

5 – Importante: lubrifique a lixadeira periodicamente para evitar o ressecamento das palhetas. E só use óleos apropriados para o tipo de ferramenta adquirida. A exceção vai para alguns modelos de lixadeiras que são blindadas e não precisam de lubrificação.

6 – Prefira lixadeiras com design ergonômico, o que vai reduzir a fadiga do operador.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.