São Paulo
April 20, 2024
Conheça os principais tipos de pá com a Dutra Máquinas
Construção e reforma

Conheça os principais tipos de pá com a Dutra Máquinas

out 29, 2012

As pás são multifuncionais e podem ser usadas para mover entulhos, mudar plantas de lugar, tirar terra e muito mais. Mas, além da versatilidade do produto, você sabe que existe um modelo ideal para cada serviço? Caso não saiba ou não conheça as alternativas disponíveis, está no conteúdo certo.

No post de hoje, listamos os tipos de pás e as características de cada opção. Continue a leitura e confira!

1. Pá de jardim

As pás de jardim são produzidas para atender às necessidades de atividades de jardinagem. Essa versão costuma ser leve e ter lâmina larga e reta para facilitar a escavação do solo, além de bordas afiadas para remover raízes ou ervas daninhas. Ela pode ser encontrada com cabo longo ou curto, ambos devem ser confortáveis.

duas pás no chão de terra, ambos na cor preta com cabo de madeira

Em relação à pá, as alternativas em aço temperado oferecem maior durabilidade. Caso queira aprender a cuidar melhor da terra, plantas e flores, confira as dicas de cuidados com o jardim que separamos.

2. Pá compacta

O segundo modelo de pá é o compacto, conhecido por ser menor, dobrável e fácil de transportar. Ele é ideal para quem gosta de acampar ou deseja ter um produto para deixar no carro, não à toa, a ferramenta está na lista de ferramentas para ter em casa.

Essa versão possui lâmina pequena e larga. Dentre as opções, é possível encontrar pás compactas com serras, estojo de transporte e outros detalhes.

3. Pá de bico

Conhecida também como pá de corte, a pá de bico tem uma lâmina mais estreita e afiada para cortar o solo com precisão. Ela é usada para cavar buracos, realizar escavações e o plantio de mudas. Geralmente, o produto é produzido em material durável, já que ele precisa suportar o desgaste relacionado aos trabalhos realizados.

Pá de bico sendo utilizada em jardim e com terra sendo carregada - dutra máquinas

4. Pá quadrada

A pá quadrada, também chamada de pá de corte reto, possui a lâmina em forma retangular ou quadrada, é daí que vem o nome do produto. Se precisar usá-la para penetrar o solo ou realizar cortes, essa mesma lâmina pode ser afiada.

Versátil, essa versão pode ser usada na jardinagem, construção civil, cavamento de solos, nivelamento de superfícies e muito mais. Além disso, ela é ideal para o transporte de areia, terra, cascalho e outros materiais. Gostou dessa alternativa? Na seção de pás da Dutra Máquinas, temos ela disponível. Aproveite!

5. Pá de carvão

O quinto tipo de pá é o de carvão. Projetado para lidar com o carvão e suportar o peso do item, ele costuma ter uma lâmina larga e robusta. Geralmente, esse modelo é usado em contato com altas temperaturas, sendo construído com materiais resistentes ao calor, como o aço, por exemplo.

O cabo dessa pá é longo para facilitar o manuseio e a borda reforçada, aumentando a durabilidade da ferramenta.

6. Pá de neve

Usada em países com neve, essa alternativa possui superfície áspera, larga e plana. Ao contrário da pá de carvão, a pá para neve é feita com materiais resistentes a baixas temperaturas, como o metal tratado e, até mesmo, o plástico.

7. Pá de pedreiro

A colher de pedreiro é um tipo de pá e ferramenta fundamental para as construções. Ela possui lâmina larga, lisa e reta para permitir a aplicação e distribuição de uma série de produtos, como argamassa, cimento e massa corrida. Por sempre estar em contato com superfícies úmidas ou produtos químicos, o item é feito com materiais resistentes à corrosão.

Dentre as opções, estão versões feitas especialmente para atender projetos de alvenaria. Assim, é possível usá-la para alisar e dar acabamento a diferentes tipos de revestimentos. Você deseja aprender mais sobre esse universo e garantir compras assertivas? Confira os tipos de ferramentas e as características sobre cada um.

8. Pá de entalhe

A entalhadeira é usada no entalhe de madeira, por isso, precisa ter a lâmina afiada e estreita. Para facilitar o manuseio, elas costumam ser leves. Em relação ao material, a pá de entalhe é produzida, principalmente, em aço temperado.

9. Pá para lixo

Para completar os modelos de pá, temos a pá para lixo, uma versão leve, compacta e fácil de transportar. Assim como o nome propõe, ela é usada para coletar lixos diversos, como folhas, poeiras, embalagens e outros itens do chão.

Disponível em diferentes modelos, ela costuma ter a superfície larga e rasa para facilitar a retirada de resíduos. Já a estrutura pode ser encontrada em plástico resistente, metal e mais. O cabo também é variado, sendo possível achar versões com e sem cabo.

Prontinho, agora que conheceu as alternativas de pá, temos certeza de que fará a melhor escolha e o investimento correto. Caso ainda tenha dúvidas ou precise de ajuda, basta compartilhar nos comentários que vamos te ajudar.

Por aqui, já estamos preparando outros conteúdos completos sobre ferramentas, máquinas e outros assuntos relacionados a reformas e construções. Mas enquanto eles não ficam prontos, que tal conhecer quais são os tipos de enxadas? Dentre as opções, existem alternativas largas, estreitas e muito mais. Confira!

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.