Passo a passo fácil de como envernizar madeira

E então você completou um trabalho de marcenaria e, após fazer o lixamento do artigo, percebeu que precisaria de um revestimento capaz de manter a integridade do material e, claro, trazer um bom acabamento ao produto. E então, como proceder?

A verdade é que, sem uma barreira de proteção, os projetos de madeira podem facilmente sofrer com as ações adversas de tempo e clima e aí já viu, aquele trabalho que você focou grandes esforços e tempo pode vir a se deteriorar rapidamente.

Nesse sentido, não tem jeito, é preciso entregar um pouquinho mais de esforço no projeto e aplicar um verniz de qualidade para assegurar o seu tempo de vida. Pensando em te auxiliar nesse processo, hoje trouxemos dicas para você aprender a como envernizar madeira de forma efetiva. Vamos lá?!

Como aplicar o verniz em madeiras em 9 passos simples

Um fator importante para aplicação do produto é a sua cor. Você possivelmente vai encontrá-los em cores diversas e precisa escolher o que melhor se alinha a sua demanda, lembrando-se que a cor do verniz pode mudar de tom após a aplicação.

Um pincel com cerdas azuis passando verniz em um pedaço de madeira clara

Dito isso, agora podemos iniciar os nossos trabalhos . Então, aprenda como aplicar o verniz em madeira em 9 passos simples:

  • A regra de ouro para a aplicação de um verniz de madeira é analisar se a superfície em que será aplicada está limpa e lisa, ou seja, é preciso que a madeira já esteja completamente lixada;
  • Após a lixagem, passe um pano úmido para certificar-se de que toda a poeira que venha como resquício possa ser retirada da superfície e não sobre nenhum relevo;
  • Se o objeto que se quer envernizar tiver algum metal, busque protegê-lo com fita crepe antes de começar os trabalhos;
  • Se a madeira a ser envernizada for porosa, o melhor é aplicar uma seladora para impedir que a madeira absorva o verniz, fazendo que ele renda mais;
  • Dilua 85% do verniz para 15% de água raz. Aqui, o essencial mesmo é fazer a diluição seguindo as informações do fabricante que constam na embalagem;
  • Faça a aplicação na madeira com um rolinho de espuma, sempre na mesma direção de seus veios, evitando que fique na superfície as marcas da pintura;
  • Espere que a primeira demão seque e, se a sua madeira não tiver recebido um verniz prévio, passe a próxima demão;
  • Se a sua madeira já tiver recebido uma demão de verniz, você precisará lixar a madeira com uma lixa mais fina, higienizar com um pano úmido e depois aplicar a segunda demão de verniz;
  • Espere o verniz secar conforme as indicações dos fabricantes.

Seguindo esses passos certamente a sua superfície contará com uma maior proteção e uma estética mais bonita. 

Afinal, qual verniz escolher?

Além de considerar como envernizar madeira, é importante entender de verniz. Em linhas gerais, um verniz consiste em um produto de aplicação específica. São muito usados na formação de uma barreira protetiva em diferentes tipos de madeiras a fim de trazer maior conservação do produto.

um picel pequeno passando verniz em uma peça gradne de madeira

Tudo bem, agora você já está ciente que para manter a integridade de seu artigo de madeira é essencial a aplicação de verniz. Mas, fica a dúvida, qual produto escolher na infinidade de opções que temos no mercado?! 

A escolha do melhor verniz vai depender de dois grandes fatores: local de exposição da madeira e do acabamento que você deseja fazer. Vejamos os melhores vernizes para madeira a seguir:

  1. Verniz marítimo

Se a madeira que você pretende fazer a aplicação do verniz já recebeu uma aplicação prévia ou precisa de um revestimento mais forte, o verniz marítimo é uma ótima opção para você.

Por ser muito resistente àquelas agressões geradas pelo ambiente e contando com uma aplicação e secagem rápidas, o verniz marítimo é perfeito para múltiplos ambientes, tanto internos quanto externos.

Além disso, são encontrados em uma diversidade de cores, o que pode permitir diferentes estéticas e estilos. E não se preocupe, se está pensando em uma aplicação externa, o verniz em questão tem ação protetora contra os intempéries do tempo.

  1. Verniz com filtro solar

Para ambientes externos não tem como utilizar qualquer produto, afinal, é preciso considerar que o artigo estará sob a ação da chuva, sol quente e demais agentes climáticos.

Nesse sentido, o melhor mesmo é utilizar o verniz com filtro solar, uma vez que o produto auxiliará a manter a cor original, além de evitar que a madeira resseque devido à ação dos raios solares. 

  1. Verniz tingidor

Como o próprio nome já diz, o verniz tingidor serve não somente para proteger, mas para devolver a cor das superfícies que, pela ação do tempo, tenham sofrido algum desbotamento de cor.

A facilidade de aplicação e penetração faz desse verniz um produto com ampla aderência. Então, se quer devolver a tonalidade de alguma porta, mesa ou artigos de madeira em geral, aposte no verniz tingidor e deixe as superfícies novinhas.

  1. Verniz hidrorepelente

Se o seu móvel será alocado em um ambiente que receberá umidade tal qual um banheiro, o melhor mesmo é usar um verniz hidrorepelente, isso porque o produto é capaz de inibir que a madeira absorva umidade e inche, comprometendo assim a sua durabilidade.

Agora que você já sabe como envernizar madeira, se gostou das nossas dicas e pretende aplicá-las, explore o nosso blog e encontre diversos conteúdos sobre trabalhos com madeira para que você possa aperfeiçoar ainda mais as suas técnicas.

Até mais!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *