São Paulo
April 20, 2024
Baterias de lítio em furadeiras, como devemos usar corretamente?
Máquinas e Ferramentas

Baterias de lítio em furadeiras, como devemos usar corretamente?

jun 20, 2014

Furadeiras com baterias de lítio

Na maioria das furadeiras, atualmente são utilizadas as baterias de lítio, pois elas não têm efeito memória, ou na linguagem corrente, não ficam “viciadas”, os cuidados são completamente diferentes daqueles que tínhamos com as baterias mais antigas, as baterias de níquel por exemplo, onde tinham que ser carregadas quando a sua carga estava no mínimo e não era aconselhável serem recarregadas quando tinham meia carga. Com as baterias de lítio não é necessário deixar chegar ao limite de carga mínima para depois carregá-la. Este tipo de bateria pode, e deve, ser recarregada a qualquer altura.


O carregador funciona da seguinte forma: quando da colocação da bateria no mesmo, ele começa a carregar as células da bateria. Após carregadas, as células começam a passar por um processo de equalização e depois entra em processo de manutenção. Todo o ciclo leve em média uma hora onde, então, verifica-se ao final que a luz vermelha deixará de piscar permanecendo acessa. A partir deste ponto a bateria poderá ser retirada para utilização ou deixada no carregador por tempo indeterminado fazendo a manutenção da carga.

Furadeira / Parafusadeira Milwaukee Furadeira / Parafusadeira DF330DWE Makita

Substituição da bateria de lítio

Façam-no apenas quando esta estiver mesmo no fim da sua vida e já não suportar mais cargas.
Não guardar a bateria para futuras utilizações após a compra de uma nova bateria pois esta acabará por se degradar com o tempo de inutilização. Muita atenção à data de fabricação da bateria e se não for da marca original muito cuidado com as tensões (volts) e correntes da mesma (amperes).
A durabilidade média de uma bateria de lítio é de 3 anos de utilização moderada.

Bateria de Litio 10.8v  Bateria de Litio M12 Milwaukee

 

 

 

 

2 Comments

  • Pra mim q uso pouco a parafusadeira devo guarda-la acoplada com a máquina ou separada?

    • Olá Ademar!
      Você pode deixar acoplada na máquina sem problema.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.