São Paulo
March 19, 2024
O carro “ferveu”! E agora?
Manutenção e mecânica

O carro “ferveu”! E agora?

abr 10, 2015

Confira 5 dicas que podem te ajudar nessa hora complicada!

1º- Procure ligar o ar quente de seu carro na potência máxima. Isto irá ajudar a drenar algum calor do motor enquanto você encontra um lugar seguro para estacionar, esse truque pode ser usado quando o indicador acusa temperatura acima do normal, mas não quando já está na zona vermelha, ou seja , no nível máximo de aquecimento.

2º- Assim que encontrar estacione o seu carro em um local seguro e desligue o motor.

3º- Quando já estiver devidamente instalado levante o capô, isso vai ajudar o motor a esfriar um pouco mais rápido, no entanto não faça isso caso haja fumaça saindo e não remova a tampa do radiador, que com certeza estará muito quente, pois isso poderá lhe causar sérios ferimentos, pois a fumaça quente e o anticongelante podem sair com muita pressão do radiador.
Preste muita atenção a esse detalhe, nunca adicione água fria em um motor superaquecido, pois a mudança brusca de temperatura poderá causar danos muito grandes em seu motor.

4º- Agora deixe o motor esfriar, normalmente o tempo necessário para que isso ocorra é de meia hora, mas claro pode ser mais ou menos.
No caso de quer chamar um serviço de reboque, este é o momento para fazê-lo, pois a probabilidade de você precisar desse serviço é quase certa.

5º- Verifique o tanque de arrefecimento, que nada mais é do que um tanque plástico translúcido localizado sob o capô perto do radiador, se estiver vazio, pode ter havido algum vazamento.
Os motores atuais são projetados para usar uma mistura  de anticongelante e de água. Cabe ao motorista colocar água no compartimento de refrigeração e dirigir-se até uma loja especializada.  Por outro lado, se houver suficiente de líquido de arrefecimento no tanque, o superaquecimento pode ter sido causado por um problema elétrico ou mecânico, é melhor esperar um mecânico ou rebocá-lo até lá.
Lembrando que a manutenção preventiva do seu carro é extremamente importante!

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.