São Paulo
April 28, 2024
Tipos de óleos lubrificantes: saiba a diferença entre eles!
Manutenção e mecânica

Tipos de óleos lubrificantes: saiba a diferença entre eles!

mar 4, 2024

Usados em automóveis, máquinas e ferramentas elétricas, os óleos lubrificantes aumentam a vida útil do motor, garantem o bom funcionamento do veículo ou equipamento e reduzem a necessidade de manutenções. Mas para que esses benefícios sejam assegurados, é necessário escolher a opção certa.

Por isso, no momento da troca do óleo, você precisa conhecer os tipos de óleo lubrificante e a composição de cada um deles. Além disso, é claro, entender o significado das siglas responsáveis por identificar as características do produto. Está com dúvidas e deseja fazer a melhor escolha? Continue na página que vamos te ajudar.

A seguir, você encontra tudo sobre óleo lubrificante. Confira!

Como se classificam os óleos?

Existem três tipos de óleo lubrificante: sintético, semissintético e mineral. Veja os detalhes de cada um:

Óleos minerais

O óleo mineral é a opção mais barata e, consequentemente, a mais usada. Na produção, ele ganha diversos componentes retirados do refinamento do petróleo. Essa alternativa possui baixa eficiência e costuma ser usada nos carros mais antigos que contam com abastecimento a gasolina ou a diesel.

Detalhe de embalagem de óleo mineral

Óleos sintéticos

Considerado o melhor e mais caro óleo lubrificante, a versão sintética é produzida em laboratório a partir de componentes de alta performance e feita com o refino severo do petróleo. Ele consegue reduzir a oxidação do óleo, garantir proteção ao motor e um melhor desempenho.

Dentre os componentes do óleo sintético, podem estar: diéster, poliéster, óleo de silicone e outros.

Detalhe de galão azul de óleo sintético

Óleos semissintéticos

O semissintético é a mistura entre o óleo mineral e o sintético, sendo assim, ele está na 2ª posição em relação ao preço e à qualidade. Quanto à indicação, os motores de baixa e média cilindrada costumam receber bem o produto.

detalhe de garrafa de plástico com Óleos semissintético

O que é SAE e API? Conheça o significado dessas e outras siglas

Agora que você já sabe o que é o óleo lubrificante e os tipos, chegou o momento de entender o significado das siglas presentes nas embalagens.

SAE

A sigla SAE (Society of Automotive Engineers ou Sociedade de Engenheiros Automotivos) está relacionada ao índice de viscosidade do óleo lubrificante, ponto que define a qualidade do produto.

Leia também: Saiba qual o melhor motor para uma serra circular de bancada

API

O Instituto Americano de Petróleo (API) é dividido em escalas e diz respeito à performance do óleo. Nessa escala, a letra S indica que aquele item é adequado para os motores de combustão.

É importante saber que o S está sempre acompanhado de outra letra que indica o nível de avanço do produto. Ou seja, quanto maior a letra for, melhor será o óleo.

ACEA

Em português, Instituto Americano de Petróleo, a sigla ACEA atua em conjunto com a API para mostrar o nível do lubrificante. Existem três classificações:

  • ACEA A: motor a gasolina e a álcool;
  • ACEA B/C: motor a diesel, mas com operação leve (caminhonetes, vans, jipes e outros);
  • ACEA E: ideal para caminhões, ônibus e outros motores pesados e a diesel.

Qual o melhor API: SL ou SN?

Assim como explicado anteriormente, a letra à frente do S na classificação API indica o nível de desempenho do óleo. O óleo SN é o mais recente nível de desempenho e, portanto, oferece as melhores características de proteção e desempenho.

O que significa a letra W no óleo?

A letra W (winter ou inverno) representa a viscosidade do óleo quando está em baixas temperaturas. O W vem em conjunto de um número, número esse que mostra a viscosidade do produto quando o veículo estiver em movimento.

Por exemplo, se compararmos o óleo 10W30 com o 10W40, será possível concluir que o 10W30 mais fino. O 10W30 é uma classificação SAE que indica que o óleo tem uma viscosidade de 10 em baixas temperaturas (W) e de 30 em altas temperaturas. Uma viscosidade mais baixa significa que o óleo é mais fluido e, portanto, mais fácil de circular pelo motor, mesmo em temperaturas baixas.

Vale ressaltar que cada automóvel possui necessidades diferentes e é preciso considerá-las no momento da escolha. Para a compra certa ser feita, aconselhamos sempre consultar as recomendações do fabricante do veículo ou falar com um profissional da área.

Você também pode se interessar por: Conheça os tipos de ferramentas e suas características

O que acontece quando escolho a viscosidade errada do óleo?

Ao adquirir um óleo com viscosidade que não atende às necessidades do seu veículo, o motor pode apresentar:

  • Maior desgaste;
  • Danos irreversíveis;
  • Mais gastos de energia;
  • Acúmulo de detritos.

É necessário usar EPIs na troca de óleo?

No momento da troca do óleo lubrificante, você precisa, sim, usar EPIs (Equipamentos de Proteção Individual). Afinal, esse tipo de produto não pode entrar em contato direto com as mãos, sendo indicado o uso de luvas.

Para quem trabalha diariamente com isso e realiza diversas trocas no dia, ainda é aconselhável usar respirador, creme de proteção para mãos e calçado antiderrapante.

Qual a diferença entre óleo hidráulico e lubrificante?

A diferença entre os dois está no local onde serão colocados. O óleo lubrificante é aplicado no motor do veículo e garante o melhor desempenho do automóvel. Já a versão hidráulica é colocada na direção hidráulica, fazendo com que as engrenagens funcionem corretamente e de forma mais maleável.

Como escolher o melhor óleo lubrificante para o meu veículo?

Para adquirir a melhor opção, você deve consultar o manual do proprietário do carro e verificar qual é o óleo lubrificante indicado para o respectivo modelo. Caso não tenha o documento em mãos, basta pesquisar a informação na internet.

Agora que você conhece o que é, os tipos de óleo lubrificante e sabe como escolher a versão que melhor atende às necessidades do seu veículo, visite a seção de produtos para lubrificação e garanta um óleo lubrificante de alta qualidade para a troca.

Continua com dúvidas sobre o assunto ou está com receio de fazer a escolha errada? Compartilhe-a nos comentários que vamos te ajudar o quanto antes!

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.