São Paulo
June 14, 2024
Conheça os tipos de compressores de ar e como funcionam
Máquinas e Ferramentas

Conheça os tipos de compressores de ar e como funcionam

mar 1, 2022

Você sabia que existem diferentes tipos de compressores de ar? Nós imaginamos que é apenas um equipamento com motor elétrico ou a combustão, mas existem diferentes tipos que servem para vários ramos, como industriais, oficinas mecânicas, hospitalares e até mesmo para sua casa.

Se está curioso para saber quais são os tipos de compressores de ar, seu funcionamento e manutenção, confira abaixo mais detalhes!

1. Compressores de pistão

O compressor de pistão é um dos mais usados atualmente em diversos lugares, seja o industrial, de oficinas mecânicas e mais. Um dos motivos é o seu baixo custo e por servir para baixas, médias e altas pressões.

Compressor de pistão

Esse tipo de pistão funciona por meio de um pistão ou êmbolo que se move em um cilindro para comprimir o ar. Isso acontece por meio de uma membrana ou do pistão, em um movimento para frente e para trás.

Dois conjuntos de válvulas são responsáveis pela entrada e pela exaustão do ar. Esses pistões já são disponibilizados calibrados e dispensam o uso de óleo.

2. Compressores parafuso

Esses são modelos econômicos e silenciosos, diferentemente do barulho de aspiradores de pó. Os compressores rotativos possuem uma grande eficiência em energia que ocorre pelo ar comprimido nas espirais internas do equipamento.

Imagem de um compressor de Parafuso

Mas como assim? Bem, o compressor rotativo possui rotores ou parafusos que giram rapidamente dentro dele. Assim, quando os rotores giram, eles captam o ar de fora e o empurram para dentro do compressor. Conforme o ar vai entrando, ele fica mais comprimido.

Dessa forma, o ar fica mais útil para o funcionamento de ferramentas ou de outros equipamentos.

3. Compressores centrífugos

O compressor centrífugo comprime o ar por meio do movimento de um rotor com ângulo em relação às pás do difusor. Ou seja, o compressor capta o ar e o gira muito rapidamente. Quando isso acontece, ele é jogado para fora do compressor, já comprimido.

4. Turbocompressor

O turbocompressor é composto por duas seções: turbina e compressor. Eles aumentam a potência e a eficiência dos motores de combustão interna, como os modelos a gasolina ou a diesel.

Eles comprimem o ar que entra no motor, resultando em mais ar e combustível juntos, além de uma explosão mais eficiente e potente dentro do cilindro dos motores.

Veja mais: Gerador a gasolina ou a diesel — saiba qual escolher!

O turbocompressor é mais usado em carros esportivos, o que requer cuidados especiais e uma manutenção regular para que ele funcione bem.

5. Compressor radial

Por fim, temos um modelo de compressor de ar muito usado em unidades industriais, que fornece o ar comprimido conforme a pressão e a vazão necessárias para cada atividade.

Esses modelos são usados para secagem de tinta, sucção, impressão, guilhotina e muitas outras atividades pertinentes.

O que são exatamente os compressores de ar?

Uma coisa em comum entre todos os modelos citados acima, que você já deve ter notado, é a aspiração de ar, a compressão e a armazenagem em um reservatório. O único detalhe de diferença entre eles é a faixa de pressão.

Os compressores são usados em diferentes lugares e para tarefas variadas, como trabalhos profissionais ou domésticos. São usados em ferramentas pneumáticas, sistemas de automação industrial, clínicas e hospitais.

Por isso, é essencial que você saiba a finalidade de cada um para escolher o mais adequado. Mas o que considerar no momento de comprar um? Confira mais detalhes abaixo:

O que considerar na hora de escolher um compressor de ar?

Primeiramente, é importante escolher sempre de olho na vazão do gás, sendo o volume de gás comprimido obtido ao passar pelo compressor. Outro fator no momento de escolher o seu compressor de ar é a pressão de entrada e saída, como a fornecida pelo compressor e reservatório.

Por último, temos o custo do equipamento. Vários locais possuem diferentes tipos de modelos de compressores, de diferentes materiais e marcas.

No site da Dutra Máquinas, por exemplo, você encontra modelos de compressores de ar de pistão, ar direto, parafuso, odontológico, além de acessórios como óleos, filtros e mangueiras!

Como fazer a manutenção dos compressores de ar?

Assim como qualquer outra máquina ativa da indústria, os compressores de ar também precisam de uma atenção especial e de toda manutenção possível. Não existe nada de especial no momento de fazer a manutenção do compressor. É preciso analisar os lubrificantes, se os componentes estão todos certos, etc.

Primeiramente, uma limpeza de maneira periódica deve ser feita para evitar o acúmulo de resíduos, além de verificar o nível de óleo e lubrificante, já que esse é um dos componentes mais importantes para o funcionamento do equipamento. Ainda, procure por possíveis vazamentos para evitar a dispersão do ar e falhas do compressor.

Leia também: Conheça todos os tipos de ferramentas e suas características.

Gostou do nosso conteúdo? Esse foi mais um post da Dutra Máquinas sobre tipos de compressores, como eles funcionam e suas diferenças. Lembre-se de procurar por aquele que faz mais sentido para o seu tipo de indústria ou negócio, mantendo sempre a manutenção em dia.

Siga as nossas redes sociais para saber de tudo o que acontece aqui na Dutra Máquinas e também nossas promoções, ofertas e muito mais!

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.