São Paulo
April 19, 2024
Furadeira de impacto: saiba o que é e como usar a ferramenta
Máquinas e Ferramentas

Furadeira de impacto: saiba o que é e como usar a ferramenta

ago 22, 2023

São muitos os tipos de furadeiras disponíveis no mercado para uso profissional ou doméstico. Dentre as variadas opções, temos: modelos clássicos, tradicionais e específicos.

A furadeira de impacto faz parte do último grupo. Por ser uma ferramenta com funções diferentes de outros tipos de furadeira, ela é indicada para determinados serviços.

Homem com uma furadeira na mão

Para te ajudar a entender sobre a furadeira de impacto, separamos as principais informações sobre o equipamento, como a sua função e como usá-lo. Continue a leitura e confira se o modelo é o ideal para atender às suas necessidades!

O que é furadeira de impacto?

Como o próprio nome diz, a furadeira de impacto funciona realizando impactos em uma superfície. Ao contrário de outros modelos, ela não fura com a ação de rotação característico da ferramenta, mas sim, realizando um movimento de vai e vem.

Homem utilizando uma furadeira de alto impacto

Com esses golpes, a superfície e materiais cedem e a furadeira consegue quebrar o item em questão. Por ser mais forte e robusto, este modelo é indicado para aplicações mais pesadas, como concreto ou pedra, por exemplo.

Como usar a furadeira de impacto?

Assim como falamos anteriormente, a furadeira de impacto quebra uma superfície mediante a golpes. Por isso, é importante que a ferramenta seja segurada com firmeza. Para garantir mais segurança, ainda recomendamos que o equipamento fique longe do alcance de crianças.

No momento de escolher a broca, opte pelo modelo de widea. Além deste, ainda existem outras opções do item, recomendadas para mais serviços. Conheça aqui os tipos de brocas e suas características.

Feito isso, siga os seguintes passos:

  1. Antes de encaixar a broca na furadeira, certifique-se que o aparelho está desligado;
  2. Para encaixar a broca, basta girar a ponta da furadeira. Dessa forma, as garras vão abrir e o acessório conseguirá entrar;
  3. Depois, gire o mandril e encaixe cada furo com o auxílio da chave de mandril — a ferramenta vem com a furadeira;
  4. Agora, ligue o equipamento e confira se a broca está sem vibrações nas laterais. Caso ela apresente estes movimentos, você deve repetir o procedimento anterior;
  5. Com o teste concluído, sua furadeira de impacto poderá ser usada com segurança.

Geralmente, as furadeiras de impacto também contam com a função de rotação. Por isso, antes de usá-las, é necessário trocar para a função de impacto.

Outra dica, é marcar o local do furo com a furadeira em rotação. Dessa forma, você garante que a broca não mudará de lugar no momento da perfuração, evitando possíveis erros.

Qual a potência ideal da furadeira de impacto?

A potência do equipamento dependerá do serviço realizado. Para demandas domésticas ou superfícies menos densas, as furadeiras de 350W a 600W vão suprir perfeitamente as necessidades.

Já os serviços profissionais ou em materiais duros costumam precisar de mais força e agilidade, sendo recomendado os modelos com potência maior que 600W.

Leia também: Principais tipos de furadeiras e suas diferenças essenciais

Qual é a diferença entre furadeira comum e a de impacto?

A diferença está na rotação do equipamento. As furadeiras sem impacto realizam os furos por meio da rotação. Ou seja, mediante a giros, a ferramenta perfura uma superfície. Esse modelo é ideal para materiais leves, como acrílico e madeira.

Imagem de uma furadeira comum versus uma furadeira de alto impacto

Os modelos com impacto perfuram uma superfície por meio da pressão feita a partir de golpes. É por isso que o item é ideal para materiais densos, como metal, alvenaria, blocos de concreto e outras demandas que necessitam de mais força.

Qual é a melhor furadeira para furar concreto?

A melhor furadeira para perfurar concreto será a de impacto. O modelo consegue penetrar este tipo de superfície de forma ágil e prática. Não à toa, o item é indispensável em construções e reformas de grandes e pequenas proporções.

Outra ferramenta recomendada para perfuração de concreto e trabalhos pesados (profissionais ou domésticos), é o martelete. Para entender como o item funciona, indicamos a leitura do blog “Para que serve um martelete? Saiba mais sobre o assunto!“.

Pode furar laje com furadeira?

Sim, é possível furar uma laje com furadeira. Para este tipo de serviço, o modelo recomendado também será o de impacto. Aqui, o único ponto importante é que o trabalho deve ser realizado por um profissional.

A partir do momento que uma pessoa leiga no assunto se dedica a furar uma laje, não somente a estrutura do teto estará sendo comprometida, como também existirá o risco de furar uma tubulação, acertar uma fiação, circuito elétrico, entre outros problemas.

Portanto, mesmo que seja recomendado ter uma furadeira em casa, tome cuidado com práticas que possuem maior nível de complexidade.

Agora que você entendeu sobre a furadeira de impacto, sabe como usá-la e para quais serviços o item é recomendado, confira a diferença entre furadeira e martelete. Preparamos um conteúdo com as principais funções das duas ferramentas e como escolher a melhor opção.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.