São Paulo
April 16, 2024
Painel de ferramentas: saiba como organizar do zero
Faça você mesmo

Painel de ferramentas: saiba como organizar do zero

abr 30, 2013

O painel para guardar ferramentas é excelente para quem tem pouco espaço e deseja ter uma melhor visualização dos equipamentos. Prático, ele pode ser feito manualmente, garantindo economia de tempo e dinheiro na organização da sua casa.

Se você já tem um painel e deseja saber como organizar as ferramentas na parede, vamos te dar dicas para fazer a melhor distribuição. Caso ainda não tenha, compartilhamos o passo a passo para fazer um de forma fácil e rápida. Continue a leitura e confira!

1. Distribua as ferramentas por categoria

O primeiro passo é reunir todos os tipos de ferramentas e separá-las por categorias. Durante a separação, você pode organizá-las com base na finalidade, importância, tamanho e outros aspectos. Também é possível deixar os equipamentos manuais em um local e os elétricos em outro.

Painel branco fixo na parede com vários tipos de ferramentas pendurados

Em relação aos produtos menores, como parafusos e brocas, a dica é investir em potes transparentes e colocar todos juntos. Dessa forma, não há risco de que as peças sejam perdidas.

2. Reserve um local para cada um dos setores

Feito isso, escolha um espaço no painel de ferramentas para inserir cada uma das categorias criadas. Para aproveitar melhor o ambiente, recomendamos incluir primeiro as peças maiores. No caso das chaves de fenda, você pode distribuí-las por ordem de tamanho, do maior para o menor.

3. Distribua em caixas as ferramentas que não estão no painel

Durante a montagem do painel para guardar ferramentas, você pode perceber que, apesar de algumas peças serem consideradas importantes, elas não são usadas no dia a dia. Nessa situação, adquira caixas ou carrinhos organizadores para guardá-las.

Inclusive, esses tipos de caixas estão na lista de ideias para organizar as ferramentas, garantindo espaços visualmente limpos.

4. Etiquete todos os espaços

Ao contrário do painel, as caixas possuem difícil visualização, ou seja, não dá para saber tudo que está nelas sem abrir. Para resolver o problema, etiquete todos os reservatórios com os nomes dos tipos de ferramentas presentes no espaço.

Painel de ferramentas na cor cinza, fixo na parede azul, com vários tipos de ferramentas penduradas

Caso tenha investido em caixas maiores, compartilhe os detalhes dos equipamentos e inclua na etiqueta o nome de todas as peças que fazem parte do produto.

5. Doe as ferramentas que não usa

A partir do momento em que você reserva um tempo para organizar as ferramentas, há grandes chances de perceber que algumas alternativas não são mais usadas. Se essas opções estiverem em bom estado, doe-as ou venda — você decide.

Ao encontrar equipamentos quebrados ou inutilizáveis, faça o descarte correto. Já para as peças que possuem ferrugem, listamos algumas dicas de como tirar ferrugem das ferramentas. Acesse e confira!

6. Faça a checagem das ferramentas a cada seis meses

Para manter o espaço organizado, realize checagens periódicas dos equipamentos que possui. A conferência pode ser feita a cada seis meses ou uma vez por ano, dependendo da necessidade. Outra dica para deixar o ambiente sempre limpo é fazer a limpeza do painel e das caixas, pelo menos, uma vez ao mês.

Caso queira investir em uma nova furadeira para fazer parte do seu acervo, mas está em dúvida de qual modelo escolher, indicamos que leia o nosso guia para investir na melhor furadeira. Nele, estão as vantagens e desvantagens de cada modelo do produto.

Como fazer um painel de ferramentas?

Seja porque você deseja construir o primeiro painel de ferramentas ou incluir outro, esse passo a passo vai te ajudar a aplicar a bricolagem e manter sua casa ou trabalho mais organizado. Confira:

Painel de ferramentas na cor cinza, com vários alicates, martelos e equipamentos pendurados

Passo 1

Risque três triângulos com 17 cm x 20 cm e corte com a serra tico-tico. Os triângulos servirão de mãos-francesas. Feito isso, lixe-os para nivelar a superfície.

Passo 2

Para o suporte, corte um MDF de 70 cm x 20 cm. Já para a base, corte uma peça de 70 cm X 100 cm.

Passo 3

No suporte, trace três linhas longitudinais, sendo a primeira a 3,5 cm da borda, a segunda a 6,5 cm da primeira e a terceira a 7 cm da segunda. Risque a posição das mãos-francesas, duas a 2 cm da lateral de 20 cm e a outra no meio. Não se esqueça de que a espessura é de 1,5 cm.

Vale lembrar que os furos e recortes dependem das ferramentas que você tem. Portanto, explicamos a seguir algumas medidas conforme o que temos para colocar. Caso não tenha todas as brocas, poderá fazer furos próximos com uma broca menor e acertar com uma lima ou grosa.

  • Chave de parafuso: faça os furos com uma broca chata 7/16, com uma distância em linha reta de 4 cm entre cada furo. Para chaves pequenas, faça furos com a broca 1/4, com uma distância em linha reta de 2 cm entre cada furo;
  • Formão, grosa e lima chata ou meia cana: faça um furo com a broca 9/16, marque a largura do metal e corte com a tico-tico conforme foto;
  • Martelo ou macete: fure com a broca chata de 35 mm e, se necessário, aumente o furo com uma grosa, de acordo com a grossura do cabo;
  • Alicate: faça dois furos com a broca 1 polegada, com uma distância de 3,5 cm entre os furos.

Teste a colocação das ferramentas após finalizar todos os furos.

Passo 4

Faça a marcação para a colocação do suporte para ferramentas e das mãos francesas. Marque os pontos para colocação dos parafusos das mãos francesas, bata com a punção e fure com a broca 7/64″.

Finalize a etapa colocando as mãos-francesas e depois parafusando-as.

Passo 5

Marque os pontos para colocação dos parafusos no suporte para ferramentas e fure com a broca 7/64″.

Passo 6

Passe a cola no suporte para ferramentas e nas mãos francesas.

Passo 7

Aparafuse o suporte nas mãos francesas.

Passo 8

Deite o painel, distribua as ferramentas que deseja pendurar, marque com um lápis e fure com a broca 7/64″ ou bata. A última etapa é colocar na parede escolhida.

Quais ferramentas não podem faltar em casa?

As ferramentas manuais não podem faltar em casa, já que são usadas para diferentes tarefas do dia a dia, como prender algo na parede ou parafusar um móvel, por exemplo. Na lista desses equipamentos, estão:

  • Alicate;
  • Chave de fenda;
  • Trena;
  • Martelo;
  • Lima;
  • Tesoura;
  • Serrote;
  • Picareta.

Agora que sabe como organizar suas ferramentas, temos certeza que será mais fácil encontrar os equipamentos que precisa. Caso ainda tenha dúvidas sobre o assunto, basta compartilhar nos comentários que vamos te ajudar.

Homem de frente com painel de ferramentas na cor azul

Até o próximo post!

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.