Paquímetro Analógico! Confira, Dicas de Uso e Informações Técnicas.

Paquímetro Analógico

paquímetro analógico é um instrumento de medição capaz de realizar medições com uma precisão de centésimos de milímetro. O paquímetro analógico é muito utilizado no ramo de metal-mecânica, principalmente em serviços de usinagem onde se requer uma boa precisão.

paquímetro analógico geralmente é fabricado em metal resistente que possui baixa dilatação e contração com a temperatura, isso para evitar que as medidas possam variar de acordo com o ambiente de trabalho.

Normalmente os paquímetros analógicos possuem escalas em mm e em polegadas, o que facilita pra quem trabalha com ambos os padrões de medidas, pois se pode ter os dois no mesmo aparelho sem precisar fazer a conversão das medidas.

O Que Se Pode Medir Com Um Paquímetro Analógico?

Há vários tamanhos de paquímetro analógico, mas, normalmente é utilizado para medir pequenas peças, furos, rebaixos, espessuras, diâmetros, etc. O paquímetro analógico é utilizado para peças não muito grandes e nem muito pequenas, para essas exceções existem outros instrumentos de medição mais adequados.

Paquímetro Digital ou Analógico? Qual é Melhor?

Com a tecnologia evoluindo cada vez mais surgem aparelhos eletrônicos para facilitar a nossa vida, de fato o paquímetro digital é uma dessas novas tecnologias. O paquímetro digital possui maior facilidade de leitura já que a medida aparece no visor de forma bem clara, porem, o paquímetro digital é bem mais suscetível a apresentar defeitos.

O paquímetro digital por se tratar de um aparelho eletrônico pode apresentar defeitos nas medições e também pode sofrer falhas de acordo com o ambiente de trabalho, principalmente em ambientes úmidos.

Tanto o paquímetro digital quanto o analógico possuem boa precisão, porem, o paquímetro analógico é mais confiável.

Paquímetro analógico

Paquímetro digital

 

Acesse, Paquímetros / Dutra e confira a Linha Completa.

 

2 thoughts on “Paquímetro Analógico! Confira, Dicas de Uso e Informações Técnicas.”

  1. Neurivan André says:

    sou Torneiro Mecânico, e posso dizer que os paquímetros analógicos são muito mais confiáveis do que os digitais, pelo motivo de os paquímetros digitais poderem apresentar falhas, pois são digitais, o que não acontece com os analógicos, pois a leitura só depende da atenção e boa posição do paquímetro em relação a peça a ser medida. Os paquímetros digitais podem até apresentar maior resolução, mas, de que adianta ter um peça que precisa ter exatidão de 0,01mm e usar um paquímetro digital para medi-la, se em tese, você pode utilizar um micrômetro que é totalmente mais confiável do que um paquímetro digital. Fica a dica. Obrigado pela atenção senhores.

    1. Jacson Nascimento says:

      Muito bom ter uma opinião de profissionais da area

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *