São Paulo
March 28, 2024
Serra Tico-Tico Dicas de Utilização. Confira!
Máquinas e Ferramentas

Serra Tico-Tico Dicas de Utilização. Confira!

maio 14, 2013

Seja devido às demandas profissionais ou às pequenas manutenções realizadas na própria casa, a serra tico-tico está entre os tipos de ferramentas essenciais. O equipamento garante cortes precisos e pode ser utilizado em diversas atividades, como no corte de madeira, por exemplo.

Se deseja investir no item e está em dúvida sobre a funcionalidade que ele possui, este post é ideal. A seguir, você encontra um guia completo sobre o que é a serra tico-tico, para que ela serve, quais tipos existem, como usar e mais.

Confira:

O que é a serra tico-tico?

A serra tico-tico é uma ferramenta usada para fazer cortes em diferentes materiais. A lâmina presente no item pode realizar cortes precisos, não à toa, ela é usada para executar detalhes. Além disso, o equipamento possui uma estrutura leve e confortável, garantindo o bem-estar do usuário.

Caso nunca tenha usado o produto, não tem problema, esse modelo de serra possui fácil manuseio e você aprenderá rapidamente a usar. Inclusive, ainda nesse conteúdo, vamos te ensinar a operá-la corretamente.

Pessoa manuseando serra tico tico da marca makita - dutra máquinas

Para que serve a serra tico-tico?

Assim como mencionamos anteriormente, essa ferramenta é responsável por realizar cortes em diversos materiais, como metal, madeira, alumínio, MDF e plástico. Os cortes também são variados, e ela pode fazer versões retas, rasgos, a 45º graus e mais. O ponto positivo é que todos os cortes têm um resultado preciso e acabamento de qualidade.

Dentre as utilidades da serra tico-tico, estão: bricolagem, fabricação de móveis, obras e restauração de móveis e objetos decorativos.

Quais são os tipos de serra tico-tico?

Existem três tipos de serra tico-tico: fixo ou de bancada, elétrico e manual. Conheça os detalhes de cada uma das opções!

Serra tico-tico de bancada

Como o próprio nome diz, a serra tico-tico de bancada fica fixada em uma mesa, ou seja, ela oferece um uso limitado. Por estar presa em uma bancada, esse modelo proporciona maior estabilidade ao usuário e, consequentemente, cortes precisos. A versão fixa costuma ser usada em oficinas para cortar materiais como metal, madeira, MDF e plástico.

Homem manuseando serra tico tico de bancada da marca dremel - dutra máquinas

Serra tico-tico elétrica

A versão elétrica garante mais mobilidade do que a alternativa de bancada, porém, por ser alimentada com energia, ela pode ser usada apenas em ambientes com acesso à rede elétrica. Apesar desse detalhe, a serra tico-tico elétrica é considerada a mais potente, tornando-a perfeita para cortes em estruturas robustas.

Homem manuseando serra tico tico elétrica da marca skil - dutra máqiunas

Serra tico-tico a bateria

Por último, temos a serra tico-tico a bateria, a escolha ideal para quem está em busca de mobilidade. A alimentação a bateria permite que o equipamento seja usado em todos os ambientes, independentemente de haver energia elétrica ou não.

Pessoa usando serra tico tico a bateria da marca makita - dutra máquinas

Como usar uma serra tico-tico?

Para usar a ferramenta, siga o seguinte passo a passo:

  1. Antes de iniciar o serviço, garanta que a lâmina usada é ideal para a realização do tipo de corte. Caso seja necessário fazer a troca do material cortante, desligue o equipamento durante a substituição;
  2. Com a troca feita, coloque o material cortado em uma superfície reta e estável. Feito isso, faça marcações nos lugares onde deseja realizar o corte;
  3. O próximo passo será ligar o equipamento e selecionar a velocidade. Se não souber qual velocidade escolher, comece no menor nível e aumente conforme sentir necessidade. A potência também deve ser selecionada nesse momento;
  4. Após optar pela velocidade e potência corretas, segure a serra com as duas mãos e inicie o corte. Siga a marcação feita com calma para garantir precisão;
  5. Durante a atividade, evite que o pó acumule sobre a superfície, pois a sujeira pode interferir na visualização dos locais delimitados;
  6. Ao finalizar o serviço, desligue a serra tico-tico, limpe a ferramenta e armazene em um ambiente seguro. No que diz respeito ao material, dê acabamento com uma lixa.

Dicas para usar da melhor maneira a sua serra tico-tico

Agora que aprendeu como usar a serra tico-tico, chegou o momento de conferir algumas dicas para ajudar você a realizar o manuseio correto do produto e cuidar melhor do equipamento. Aproveite!

1. Use EPIs durante o manuseio

Durante o corte, a serra acaba espalhando pó e outras sujeiras, sendo necessário usar óculos de proteção durante toda a atividade. Além disso, também recomendamos investir em uma máscara respiratória para evitar que as partículas entrem no organismo. Outra recomendação é investir em um protetor auricular para proteger os ouvidos dos ruídos da máquina.

2. Invista na lâmina certa

No mercado, é possível encontrar uma lâmina específica para cada tipo de material. Sendo assim, assegure-se de que a opção comprada é a ideal para o serviço realizado.

3. Garanta que os cortes curvos sejam feitos com calma

Apesar de falarmos apenas das versões curvas, todos os cortes devem ser feitos com calma. Somente assim, você garante um resultado impecável e assegura a qualidade do material. Isso porque, ao aplicar força demais durante o corte, a superfície pode romper.

4. Faça a troca da lâmina com a serra desligada

Sob hipótese alguma, você pode trocar a lâmina com a serra ligada. Ao realizar essa atividade, os riscos de acidentes são intensificados, e não queremos que nenhuma situação ruim aconteça no seu ambiente de trabalho ou na sua casa.

5. Escolha um lugar seguro para guardá-la

O local onde a ferramenta é guardada também é importante, afinal, estamos falando de um equipamento produzido apenas para adultos utilizarem. No momento de guardá-la, certifique-se de que a serra está em um local alto o bastante para que crianças e animais não tenham acesso.

Após a leitura do conteúdo, temos certeza de que você pode usar a sua serra tico-tico da melhor forma. Caso ainda tenha dúvidas sobre o assunto, basta compartilhar nos comentários que vamos respondê-las.

Você tem outras ferramentas, mas algumas enferrujaram devido ao tempo ou mau uso? Compartilhamos dicas práticas para tirar ferrugem. Acesse, veja os detalhes e até o próximo conteúdo!

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.