São Paulo
June 14, 2024
EPIs para Proteção Respiratória: quais são? Descubra aqui!
Proteção e segurança

EPIs para Proteção Respiratória: quais são? Descubra aqui!

jan 10, 2024

Os Equipamentos de Proteção Individual são instrumentos feitos para garantir a segurança e a proteção dos trabalhadores de diferentes áreas do mercado de trabalho. Nesse post vamos falar sobre as proteções respiratórias, sua importância, modelos e para que cada um serve. Continue a leiturae fique por dentro!

Entenda o que é a NR 6

Trata-se da Norma Regulamentadora que determina as medidas que devem ser tomadas e avaliadas em relação à aquisição, distribuição e, também, à utilização de cada um dos Equipamentos de Proteção Individual nas empresas. É super importante conhecer essa Norma, principalmente se você trabalha em um setor operacional.

Desenho com todos os EPI necessário conforme a NR6

O tipo de proteção respiratória mais indicado pela NR 6 é, sem dúvidas, o que se classifica como “Respirador purificador de ar não motorizado”, ou seja, tipos de máscaras faciais que não possuem nenhum mecanismo como, por exemplo, motor e bateria, mas sim, material de alta qualidade e resistência, capaz de filtrar o ar e proteger o trabalhador enquanto exerce suas tarefas. Porém, isso não anula o uso de respiradores mecânicos como EPI.

A importância do EPI para proteção respiratória

Esses respiradores e máscaras são ferramentas importantes, feitas para proteger o trabalhador de substâncias contaminantes que podem estar presentes em algumas áreas de trabalho e são geradas por agentes químicos, como: poeiras, fumos, fumaças, névoas, gases, vapores, e algumas dessas máscaras também podem ser usadas em caso de deficiência de oxigênio.

Sendo assim, é totalmente imprescindível que seja garantido que os trabalhadores recebam os respiradores devidamente recomendados pela NR 6, para evitar que esses indivíduos adquiram doenças ocupacionais, bem como, que sofram acidentes de trabalho que são prejudiciais para a saúde.

Tipos de EPI para proteção respiratória

A proteção respiratória é o que controla a inalação de agentes que podem causar prejuízo para a saúde, a fim de evitar contaminações e possíveis doenças respiratórias causadas por partículas tóxicas ou outros fatores. Agora, vamos apresentar quais são os modelos de respiradores aprovados pela NR 6 como Equipamento de Proteção Individual para os trabalhadores, são eles:

Respirador facial

Esse modelo de respirador é capaz de proteger, além de somente as vias respiratórias, o rosto inteiro do trabalhador e, dessa forma, é capaz de substituir o uso de outros equipamentos que cobririam o resto do rosto, como, por exemplo: óculos de proteção. Ele é capaz de filtrar o ar e proteger o indivíduo de qualquer contato respiratório com poeiras, fumaças e partículas químicas indesejadas.

Homem utilizando um respirador facial

Respirador semi fácial

O respirador semi facial é capaz de cobrir do nariz até a boca do trabalhador, trazendo alta proteção para suas vias respiratórias, bloqueando e filtrando poeiras, névoas, fumos e radionuclídeos, sendo assim, atua contra partículas e reações químicas. É importante ressaltar que os EPIs designados para esse tipo de proteção filtrante (PFF1, PFF2 e PFF3) devem passar por um processo de certificação do Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia).

Homem utilizando um respirador semi facial

Equipamento de respiração autônomo

Esse modelo de EPI para proteção respiratória é um equipamento de ar comprimido. Ele é autossuficiente devido ao seu funcionamento através de um cilindro de ar comprimido em alta pressão, com ele, o trabalhador poderá ter reserva de ar puro suficiente para executar suas tarefas. Esse tempo pode variar entre 3 minutos à 4 horas de funcionamento.

O equipamento de respiração autônomo é indicado para ser utilizado por diversos profissionais e, inclusive, o fato de ser um aparelho feito com alta resistência, faz com que seu uso seja viável até mesmo por equipes de resgate e bombeiros.

Respirador motorizado

O respirador motorizado regularizado pela NR 6 é, basicamente, composto pela junção entre um ventilador alimentado por uma bateria, contento um filtro respiratório e, também, conectado à uma proteção facial devidamente produzida para esse tipo de equipamento. Você pode encontrar esse dispositivo em diversos modelos, tanto faciais quanto semi faciais, devendo sempre atender ao que o trabalhador necessita.

Tipos de filtros respiratórios

Os filtros são a parte mais importante das máscaras de proteção EPI, uma vez que é o dever deles filtrar as substâncias ruins do ar de forma que o trabalhador respire um ar purificado. Existem alguns tipos diferentes de filtros para esses equipamentos respiratórios, vamos apresentar 3 deles para vocês conhecerem:

  1. Filtro mecânico;
  2. Filtro químico;
  3. Filtro combinado;

As máscaras cirúrgicas são consideradas EPIs?

As máscaras cirúrgicas são necessárias para proteger as pessoas superficialmente contra saliva e espirros contaminados por alguma razão. Mesmo que essas máscaras sejam utilizadas por profissionais da saúde e pela maioria das pessoas durante a Covid-19, elas não podem ser consideradas como Equipamentos de Proteção Individual – EPI. Isso se dá por dois motivos, são eles:

1. Máscaras cirúrgicas não constam no anexo 1 da da NR 6.

2. Elas não possuem Certificado de Aprovação – CA.

Atenção ao adquirir EPIs de Proteção Respiratória!

É muito importante que você tenha cuidado ao adquirir esses equipamentos. Algumas marcas de protetores, para fugirem do processo de certificação e registro acima referidos, disponibilizam no comércio alguns produtos que se denominam como “máscara para conforto”, “máscara para poeiras domésticas”, “dust mask”, entre outros, mas não possuem o aval da NR 6, ou seja, não são consideradas EPIs e utilizá-las como tal pode trazer muito prejuízo para seus funcionários e sua empresa.

Gostou dessas informações? Esperamos que elas tenham te ajudado a entender quais são os EPIs para proteção respiratória. Confira também o post do nosso blog sobre a importância dos EPIs na obra e fique ainda mais por dentro desse assunto. Até mais!

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.