São Paulo
June 14, 2024
Logística: entenda o que é, o funcionamento e quais são os tipos
Proteção e segurança

Logística: entenda o que é, o funcionamento e quais são os tipos

maio 27, 2024

Em crescente desenvolvimento, a logística é uma área de extrema importância na produção e entrega de grandes, médias e pequenas empresas. Para entender mais sobre este setor e comemorar o dia da logística, celebrado no dia 6 de junho, a Dutra Máquinas vai te explicar tudo sobre o assunto.

Neste post, você conhecerá mais sobre esse tema, entendendo o que é, qual a função, quais os tipos, as áreas de atuação e muito mais. Mas antes de começar o conteúdo, queremos registrar nossos parabéns a todos os profissionais da área pelo dia do logístico.

Agora sim, vamos para as perguntas:

O que é logística?

A palavra logística tem origem grega e significa cálculo e raciocínio. Na prática, ela envolve o conhecimento especializado para a gestão otimizada de entregas, armazenamento e movimentação de materiais ou serviços.

Colaborador pilotando empilhadeira em depósito de mercadorias
Pessoa operando empilhadeira

Ou seja, essa tarefa acompanha todo o processo de produção de uma empresa. Sendo responsável por administrar, da fabricação ao momento do consumo, a confecção eficiente de uma matéria-prima ou serviço. Tudo feito de forma econômica.

Qual é a função de logística?

Com a competitividade no mercado, é necessário otimizar os processos para conseguir destaque. Por isso, a logística entra em ação com a função de garantir que todas as etapas de produção sejam devidamente seguidas e completadas no prazo certo.

Dessa forma, esse setor possibilita o aumento de demandas sem colocar em risco a fabricação e entregas. Consequentemente, uma fábrica, indústria ou outro comércio garante um crescimento contínuo e saudável.

Em suma, a logística será responsável por manter o fluxo correto de um negócio, garantido a produção sem interrupção e distribuição sem atraso.

Quais são os tipos de logística?

A logística é dividida em quatro tipos: produção, distribuição, reserva e suprimentos. Entenda o funcionamento de cada um dos setores:

Produção

Na logística de produção ou logística integrada, o logístico acompanha todo o processo de desenvolvimento de um produto ou serviço. Nesta parte, estão envolvidas a compra e armazenamento de insumos. Além da fabricação e distribuição dos produtos ao mercado.

Você também pode se interessar por: Saiba como fazer movimentação de carga em sua empresa!

Distribuição

Já a logística de distribuição está relacionada ao planejamento de entregas e o cumprimento dos prazos. Ela é considerada a área que mais tem contato com o consumidor.

Aqui, também estão envolvidos o gerenciamento da transportadora, monitoramento de tudo que sai da empresa, escolha do trajeto a ser percorrido e rastreamento dos pedidos. Ainda é necessário ter controle das mercadorias no depósito, repondo os produtos sempre que preciso.

Reserva

A logística reserva fica responsável pela sustentabilidade dos processos. Então, nesta área, o logístico busca por maneiras de reaproveitar insumos e matéria-prima.

Dois trabalhadores da área de logística utilizando EPIs dento de armazém
Profissionais em logística

Dentre os mecanismos criados, será possível usar um material em mais de um ciclo produtivo, contribuindo para o desenvolvimento econômico da empresa. Por exemplo, o recolhimento de sucatas faz parte da logística reserva.

Suprimentos

Para finalizar, temos a logística de suprimentos. Nela, o profissional — descubra o que faz um técnico em logística — acompanha todo o processo de entrada, saída e feedback do cliente. Ou seja, ela é encarregada pela demanda e oferta dos produtos.

Este tipo de logística, está comprometida com a compra dos melhores materiais, no momento ideal e com a quantidade exata. Ou seja, é aqui que o planejamento estratégico de fato ocorre, garantindo agilidade em todos os setores e a otimização dos recursos.

Quais são as atividades da logística?

As atividades da logística são divididas em primárias e secundárias. Nas atividades primárias, estão todo o processo de transporte, gestão do estoque e processamento de pedidos.

Como apoio, temos embalagem e armazenamento, manuseio de materiais, compra de suprimentos e a gestão de produtos e do sistema. É válido entender que as atividades primárias e secundárias devem ser executadas em conjunto, sendo igualmente importantes.

Leia também: Trabalho rural: o que é? Quais são as profissões? Veja!

Quais são os cargos na área de logística?

Em ascensão, a logística conta com diferentes cargos. Dentre as principais funções, estão:

  • Diretor de Supply Chain (cargo com maior remuneração na logística);
  • Auxiliar de logística;
  • Gerente de compras;
  • Gerente de logística;
  • Gerente de planejamento;
  • Coordenador de PCP (planejamento e controle de produção);
  • Coordenador de comércio exterior;
  • Analista de logística;
  • Controller logístico.

Logística e tecnologia: entenda o impacto!

Com o surgimento de novas tecnologias, a logística vem se desenvolvendo cada vez mais. A partir disso, essa área alcançou uma melhora em vários âmbitos, como: diminuição nos custos, possibilidade de rastrear mercadorias em tempo real, automatização de processos e muito mais.

Atualmente, a tecnologia é uma das principais aliadas da logística, contribuindo para o aumento dos lucros e a análise avançada de dados. Além disso, ela ainda foi responsável pela conquista de feedbacks mais eficientes, melhorando a satisfação dos clientes.

Agora, você já sabe mais sobre a logística, o que ela é, função e a importância que ela possui em grandes, médias e pequenas empresas. Fique atento(a), porque logo voltaremos com mais conteúdos sobre esta área.

Enquanto isso, aproveite nossos outros posts. Aqui, no blog da Dutra Máquinas, você encontra tudo sobre ferramentas, máquinas, dicas de reforma e mais.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.