São Paulo
July 21, 2024
7 máquinas fundamentais para a agricultura
Máquinas e Ferramentas

7 máquinas fundamentais para a agricultura

jan 31, 2024

O avanço tecnológico trouxe máquinas que proporcionaram muitas revoluções no setor agrícola, permitindo mais qualidade aos produtos e mais agilidade aos trabalhadores rurais Como resultados, geram aumento da produtividade desse âmbito.

Para saber mais sobre quais máquinas podem ser utilizadas na agricultura e entender melhor sobre os tipos de implementos agrícolas disponíveis no mercado, a Dutra Máquinas montou uma lista com os tipos de máquinas agrícolas e perguntas relacionadas. Fica com a gente e descubra mais!

1. Tratores

O trator é, com certeza, o mais versátil das máquinas para engenho agrícola, uma vez que eles são feitos para se adaptarem aos vários tipos de operação que ocorrem no campo. São, geralmente, o motor que puxa e direciona os implementos conforme as suas funções.

Hoje em dia, existem tratores modernos que contam com tecnologia para darem conta de inúmeras demandas. Ainda assim, todos eles possuem sistemas para a acoplagem dos implementos, podendo servir também como uma unidade de energia semirreboque.

Dois tratores vermelhos em plantação

2. Semeadeiras, plantadeiras e transplantadoras

A semeadeira, como anuncia seu nome, é usada na semeadura de culturas como feijão, aveia, milho, trigo, soja e sorgo. Ela se difere de máquinas similares devido a seu uso ser feito exclusivamente para a introdução de sementes ao solo, visto que existem outras formas de plantio.

Como acontece no caso da plantadeira, que lida com a inclusão de partes vegetativas como toletes, manivas e tubérculos no solo e também com as transplantadoras que introduzem à terra plantas em sua fase de muda.

O fator em comum desses três implementos agrícolas é a indução ao desenvolvimento dessas culturas em seus estágios iniciais por meio de técnicas e estratégias diferentes.

Dois tratores em plantação, ambos acoplados com semeadeiras

Confira também: 12 passos para uma horta comunitária!

3. Colheitadeiras

A colheitadeira, também chamada de debulhadora, pode estar conectada a um trator como um implemento ou funcionar com independência no processo de colheita de grãos, frutos, partes da planta ou a planta inteira.

Esse maquinário apresenta multifunções que variam segundo o modelo e a lavoura onde é usado. Os processos que acontecem em uma colheitadeira seguem a seguinte ordem:

  • Corte ou despiga: é o momento em que as plantas ou as partes de interesse para a colheita são removidos do plantio;
  • Alimentação: consiste no deslocamento das partes das plantas colhidas para o próximo ambiente, o qual é a trilha;
  • Trilha: é o processo de separação entre os grãos e corpos onde estão alocados, como espigas e vagens. Essa etapa pode ser ignorada dependendo da cultura a ser colhida;
  • Separação: é o momento em que acontece a separação entre os grãos e seus restos, podendo acontecer junto do processo de trilha;
  • Limpeza: filtra os grãos com peneiras e ventilação apropriados para impedir a presença de restos e palhiços;
  • Transporte e armazenamento: ainda dentro da colheitadeira, os grãos separados e limpos são transportados entre um tanque graneleiro e uma carreta graneleira, onde ficam armazenados e frescos.
Colheitadeira em plantação

4. Pulverizadores

O pulverizador é um instrumento agrícola de grande importância, pois é o responsável pela prevenção e detenção contra pragas, doenças e insetos que possam atrapalhar a produtividade agrícola, além de atuar na nutrição e fertilização do solo para as plantas.

Sua função é distribuir produtos agroquímicos em pequenas partículas líquidas e em medidas eficientes para garantir o desenvolvimento saudável da lavoura, evitando assim prejuízos incalculáveis.

Pulverizadores acionados em plantação

5. Arados

Não basta plantar, cuidar das plantas e colhê-las ao final de cada período. Propiciar o melhor solo possível para a plantação também faz parte dos esquemas de produção agrícola para garantir os melhores resultados possíveis.

Nesse quesito, o Arado é uma máquina fundamental para deixar o solo descompactado, promovendo o infiltramento das raízes no solo com mais facilidade e maior absorção de nutrientes por parte dessas raízes.

Outra vantagem desse maquinário é o esquentamento do solo, um fator indispensável especialmente em regiões frias, já que as plantas resistem melhor às baixas temperaturas com esse processo.

Trator com arado acoplado preparando terreno

6. Perfuradores de solo

Trabalhos como a escavação para o plantio de mudas e a coleta de amostras em profundidade para avaliação do solo são realizados por outro instrumento muito útil na agricultura, os perfuradores de solo.

Essa máquina, movida à gasolina, também é versátil, já que serve para muitas outras funções além do plantio, como a inclusão de postes, cercas e recuperação de áreas florestais.

Para atingir maiores profundidades, os perfuradores de solo podem ser equipados com brocas ainda maiores que as originais!

Maquinário com perfurador de solo em ação

7. Bombas D’água

As bombas d’água são usadas no transporte da água de um reservatório para outro, controle do volume hidráulico e irrigação, ou seja, também possuem muito valor para os processos agrícolas.

Além disso, esse instrumento ainda pode realizar sucção da água em casos de inundação, atuar no processo de esgotamento da água e auxiliar no funcionamento de piscinas e hidromassagens!

Bomba d'água na cor vermelha em meio a plantação

Quais são os equipamentos tecnológicos usados no campo?

Entre os aparatos tecnológicos mais utilizados na agropecuária atualmente, estão o GPS, drones, sensores, etiquetas e irrigação automáticas, robótica e, é claro, a internet.

Além das máquinas citadas, a tecnologia se estende a outros instrumentos que cada vez mais surgem para ajudar o produtor agrícola na prevenção contra desperdícios, garantindo os melhores indicadores de produtividade.

Como escolher uma máquina ou implemento agrícola?

O equipamento agrícola ideal depende de inúmeros fatores, mas, sem dúvida, o mais importante deles está em conhecer a sua própria lavoura. Escolher o maquinário ideal para as suas plantações exige que você saiba o tipo e o tamanho de sua produção, bem como as características do seu terreno.

Feito isso, você precisa entender um pouco mais sobre as características das máquinas que precisa. Os principais pontos a se ficar de olho são:

Segurança

É importante que a aquisição seja feita pensando em marcas que tenham reputação confiável no mercado, sendo o primeiro passo ao avaliar a segurança de um instrumento agrícola e evitar acidentes ou desconfortos na hora de operá-la.

A capacitação da pessoa que irá operar a máquina também deve estar em dia, assim como demais equipamentos de proteção individual (EPIs).

Potência

A potência da máquina vai depender do esforço utilizado por ela. Por isso, o tamanho da lavoura e as funções de cada máquina influenciam na hora da escolha. Se a máquina em questão é um trator e ele vai usar implementações, a recomendação é que a potência seja maior que 100cv (cavalo-vapor).

Potências menores que essa são indicadas para fazendas com plantações em no máximo até 50 hectares.

Torque

Para medir quantos quilos por metro o veículo ou implementação consegue carregar, usa-se a grandeza vetorial torque na avaliação das condições de movimentos rotativos, como as rodas dos tratores e caminhões.

Existem máquinas que contam com uma reserva, o que permite ao motor recuperar torque em momentos de esforço extra. Ela precisa ser de no mínimo 40% para máquinas que lidam com lavouras em geral.

Motor

O motor da máquina precisa possuir um sistema de alimentação de ar eficaz, o que garante durabilidade e o funcionamento adequado da maquinaria operada. O ar que chega ao motor precisa estar em condições viáveis para evitar danos a diferentes aspectos do processo.

Mais tecnologia no campo

O maior benefício que a tecnologia pode oferecer são as otimizações nas mais variadas áreas de produção e isso, naturalmente, inclui a agricultura, que sempre demandou muitas automações, especialmente depois das revoluções industriais.

Se você gostou dessa publicação sobre quais máquinas podem ser utilizadas na agricultura e de conhecer melhor alguns tipos de implementação agrícola, convidamos você a se informar sempre com o Blog da Dutra Máquinas. Até a próxima!

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.