São Paulo
March 28, 2024
Como instalar uma tomada em 6 passos? Confira!
Proteção e segurança

Como instalar uma tomada em 6 passos? Confira!

jan 18, 2022

Que tal simplificar sua vida doméstica aprendendo a fazer tarefas básicas? Saber como instalar uma tomada pode ser algo pequeno, mas faz a diferença quando o assunto é economia!  Além disso, quem já passou pela experiência de colocar a mão na massa nas tarefas de manutenção da casa sabe o quanto isso pode ser gratificante.

Seguindo algumas precauções básicas, essas atividades podem ser facilmente executadas. Vale lembrar que existem diversos modelos de tomadas no mercado. Você pode encontrar tomadas duplas, com interruptor, modular, UBS e muitas outras. No entanto, em residências, as mais comuns são as de três furos. Muita gente acaba tendo dúvida na hora de instalar suas tomadas por não encontrar as informações necessárias de cada modelo.

Normalmente, elas estão impressas na lateral da peça. Alí, você irá encontrar tudo sobre cada modelo.  Para te ajudar na missão de trocar sua própria tomada e sair de uma situação de emergência, desenvolvemos um pequeno passo a passo. São 6 dicas simples, para que não haja erro no processo. Vamos lá? Acompanhe: 

Certifique-se de que realizar o trabalho é seguro. 

O primeiro passo para garantir que tudo corra bem durante a instalação da tomada é ter os devidos cuidados com a segurança. Por isso, antes de qualquer coisa, lembre-se de desligar toda fonte de energia.  O uso de luvas de segurança é sempre recomendado, afinal, acidentes podem acontecer. Observe o local da instalação com cuidado – lugares muito deteriorados, com fiações elétricas de má qualidade exigem atenção redobrada.

mão com uma chave de fendas, desmontando uma tomada da parede

Além disso, também vale a pena observar o tempo antes de qualquer trabalho elétrico. Por mais simples que seja, evite realizá-lo em dias com condições de tempo adversas. Também é importante a utilização de materiais elétricos de qualidade

Separe as ferramentas necessárias 

Para que você não seja pego de surpresa no meio de sua empreitada, lembre-se de separar as seguintes ferramentas para a instalação de tomada simples, dupla e interruptor:

  • Chaves de fenda, já que seja precisa desparafusar e parafusar. 
  • Amperímetro, caso seja necessário medir a eletricidade dos fios. 
  • Confira também os fios de instalação, se existe a necessidade de comprar novos;
  • Lembre-se de separar também um alicate, instrumento básico e indispensável.
kit ferramenta com maleta e parafusadeira

Identifique os fios da instalação

No caso das tomadas, se tudo estiver certinho, existirão três fios: o fio terra (verde), um fio condutor neutro e outro fio condutor terra. Nesse passo, você deverá identificá-los e, se necessário, desencapá-los. É comum que a cor azul represente o fio neutro, enquanto as cores preto ou vermelho são as responsáveis pelo fio fase.

mãos usando luvas e ligando uma fiação elétrica

Não se esqueça que, entre esse, o fio verde (terra) é o mais importante para sua segurança. Caso os fios não estejam desencapados, faça isso garantindo ao menos 10mm. Use o alicate para que esse procedimento esse mais simples e não provoque nenhum tipo de machucado.

Montando a tomada 

Paramontar a tomada, use a chave para soltar os parafusos e então, coloque o fio terra no furo do meio e em seguida aperte bem o parafuso. Depois disso, coloque o fio condutor fase no polo do lado direito e o neutro, no esquerdo. Aperte bem os parafusos novamente.  Esse é o padrão aqui no Brasil. Por via de regra, o furo do meio sempre será do fio terra e as laterais ficam direcionadas para os outros. 

Confira a voltagem e possíveis ajustes 

Observe seu trabalho, de forma geral, e então realize a conferência da voltagem. Para isso, primeiramente ligue chave geral, em seguida, coloque a chave de teste nas tomadas e veja se está tudo funcionando direitinho.  Se estiver tudo correto, fim de trabalho! Mas, caso a tomada não cumpra sua função, talvez sejam necessários alguns ajustes. Para isso, lembre-se de desligar a chave geral novamente, depois abra os parafusos para verificar se está tudo certo. 

Finalizando: padrões estéticos 

Com tudo pronto, é hora de deixar a tomada esteticamente em ordem. Por isso, outra vez, desligue a energia geral novamente e vamos finalizar esse processo de instalação.  Para isso, basta colocar os fios para dentro da caixinha da tomada e então fechá-la.O espelho de proteção da tomada é o que certifica que ela está devidamente finalizada e protegida.  Existem muitas opções de espelhos que podem combinar com a decoração da sua casa. Cada detalhe faz a diferença, por isso, é imprescindível que você escolha um modelo que seja pertinente. 

E então, esse post foi útil? Fique de olho em nossos conteúdos do blog! Por aqui, estaremos sempre trazendo dicas, sugestões e muitos tutoriais de tudo que você mesmo pode fazer em casa. Que tal continuar aprendendo a fazer a manutenção com a gente? Basta ficar de olho por aqui! Nos vemos no próximo post!

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.