São Paulo
April 23, 2024
Massa Corrida. Aprenda a Aplicar!
Construção e reforma

Massa Corrida. Aprenda a Aplicar!

jun 24, 2013

A massa corrida é um produto utilizado para preparar as paredes e teto que vão receber pintura, corrigindo imperfeições como texturas e desníveis. Contudo, essa aplicação é um pouco difícil e trabalhosa, principalmente se você busca a opção “faça você mesmo”.

Pessoa usando luva amarela e passando espátula de tinta na parede branca

Pensando nisso, no artigo de hoje vamos te ensinar alguns métodos de como passar massa corrida na parede de forma eficiente e organizada e, é claro, com a garantia de um acabamento qualidade.

Pronto para economizar na mão de obra dominando essa técnica? Prossiga a leitura e transforme aquele cômodo da sua casa que está precisando de uma repaginada com as dicas da Dutra Máquina!

Passo 1: reúna todos os materiais e EPI’s

Antes de colocar a mão na massa você vai precisar dos seguintes itens:

Equipamentos de proteção individual

  • Massa corrida ou acrílica;
  • Lixa 180;
  • Espátula para massa corrida;
  • Selador ou preparador de parede;
  • Desempenadeira;
  • Bandeja;
  • Rolo para pintura;
  • Vassoura;

Além de alguns itens e ferramentas manuais, você também vai precisar de equipamento de segurança, como:

  • Luvas com palma antiderrapante;
  • Óculos de proteção;
  • Máscara.

Passo 2: prepare a parede

A preparação da parede é a garantia de um acabamento de qualidade, por isso, é importante que toda superfície esteja livre de mofo, machas ou outros resíduos. Se a parede ou teto tiver pontos como mofo, aplique uma solução de água de cloro e deixe agir por 15 minutos, depois é só esfregar com um pano ou bucha e deixar secar totalmente.

Pessoa passando rolo de pintura de espuma na parede

Se a área afetada pelo mofo estiver descascando devido ao excesso de umidade, faça uma raspagem com a espátula e retire toda a tinta. Caso o reboco também tenha sido atingido, retire-o também. Para evitar retrabalho, se identificar problemas graves na superfície, procure um profissional para tratar essas manifestações.

Passo 3: lixe a parede

Lixar a parede é uma das etapas mais importantes no processo de emassar a parede. A lixa vai retirar as impurezas que estão na parede e garantir maior aderência da massa corrida na superfície.

Detalhe de mão passando lixa na parede

Passo 4: aplique impermeabilizantes

Com a parede totalmente limpa e seca, é hora de aplicar selador ou fundo preparador. Esse produto é obrigatório em paredes já pintadas ou que têm contato com a umidade.

Passe a emulsão seladora com um rolo de pintura e aguarde de 1 a 4 horas para secar antes de aplicar a massa corrida.

Passo 5: prepare a massa corrida

É importante lembrar que, não é necessário fazer a diluição da massa, mas se ela estiver muito ressecada ou dura, pode adicionar até 1,5 litro de água por lata de 28 kg e misturar bem até chegar em uma textura cremosa.

Equipamentos de proteção individual, trena, pincéis e rolo de espuma

Passo 6: aplicação da massa corrida

Chegamos ao passo mais esperado: como passar massa corrida na parede de fato! Para facilitar o processo, a primeira demão deve ser para cobrir os buracos e imperfeições.

Detalhe de mãos com luvas, segurando espátula e manuseando massa corrida

Com a espátula, tire a quantidade necessária e espalhe na parede com a desempenadeira – o ideal é colocar a massa na lateral da desempenadeira e esticar o produto fazendo movimentos de cima para baixo ou na horizontal até cobrir toda superfície.

Muitas pessoas preferem fazer espalhamento da massa com rolo. Contudo, sabendo que o rolo não deixa um acabamento nivelado, é preciso passar a desempenadeira para retirara o excesso e garantir que fique uma camada fina e uniforme – exceto se quiser criar um afeito decorativo com textura na parede.

Após aplicar a primeira demão, para garantir um bom resultado, é preciso aguardar o tempo de secagem conforme indicado na embalagem (geralmente 24 horas) para passar a segunda demão. Se tentar acelerar o processo, a qualidade do acabamento será prejudicada!

Uma dica: enquanto uma parede seca, você pode ir para próxima repetindo o mesmo processo, até completar o cômodo todo.

Com a primeira camada seca e com todas as imperfeições cobertas, aplique a segunda demão na parede toda, utilizando as mesmas técnicas que da primeira vez – para alcançar os lugares mais altos utilize uma extensora.

Feito isso, aguarde o tempo de secagem (de 2 a 3 horas) para finalizar do amassamento.

Passo 7: finalize com a lixa

Para obter uma parede lisinha e nivelada, lixe toda superfície com uma lixa adequada – grana 180 a 220. Além de garantir uma parede livre de defeitos, essa prática permite a abertura dos poros do material e consequentemente, maior absorção da tinta, aumentando a durabilidade da pintura e um acabamento de qualidade.

Detalhe de mão segurando uma lixadeira sobre a parede

Mas lembre-se, antes de manusear abrasivos, coloque a máscara, os óculos e as luvas de proteção. O processo de lixamento, mesmo que não empregue tanta força, levanta bastante poeira no ar.

Após lixar toda superfície, passe um pano macio para remover o pó e pronto, sua parede já está pronta para receber a pintura!

Viu como passar massa corrida na parede não é nenhum bicho de sete cabeças? É possível, sim, economizar com a mão de obra fazendo você mesmo com a mesma qualidade que os profissionais da construção civil!

E aí, gostou deste post? Continue acompanhando o blog da Dutra Máquinas e fique por dentro de mais dicas especiais. Até a próxima!

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.