São Paulo
April 27, 2024
Micro retífica: conheça mais sobre essa ferramenta
Máquinas e Ferramentas

Micro retífica: conheça mais sobre essa ferramenta

jan 3, 2024

Ideal para acabamento de peças, obras, artesanato e outros projetos, a micro retífica permite uma série de ações como: cortar, furar, realizar gravuras, com uma precisão impecável.

Também chamada de retificadeira, ela é um equipamento elétrico que facilita muito o trabalho de profissionais que atuam com áreas técnicas em acabamentos. Quer saber mais sobre a micro retífica, continue sua leitura e confira mais!

O que é micro retífica?

A micro retífica é uma ferramenta que serve para cortar, polir, perfurar, lixar e fazer gravuras em materiais e superfícies de pequena escala. É um aparelho muito versátil e bastante procurado para serviços de acabamentos.

Seu formato parece o de uma caneta eletrônica, esse formato especial é um dos segredos por trás do funcionamento do aparelho. Pois, permite uma pegada firme, forte e precisa. E os movimentos que o usuário pode realizar com a micro retífica saem mais controlados.

Esse conjunto de qualidades faz da micro retífica uma opção ideal para acabamentos e serviços que exigem capricho, controle e precisão. Afinal, sua versatilidade está baseada em suas opções de pequenas pontas ou brocas, parecidas com as brocas das furadeiras e parafusadeiras.

Existe uma série de pontas que podem ser colocadas na ferramenta, dando assim um uso particular para cada caso. Há pontas ideais para perfurar, lixar, ou até para gravar em uma superfície, criando pequenas depressões na madeira ou ferro.

Diversos profissionais utilizam esse aparelho, seja para criar, como seria o caso de artistas que esculpem estátuas, objetos e projetos práticos que exigem uma transformação da matéria-prima. Ou seja, para serviços de manutenção na área da serralheria, eletrônica, marcenaria ou carpintaria.

Há também diferenças próprias na micro retífica. Entre as principais estão a potência e a velocidade, que ditam o funcionamento do aparelho. Essas distinções selecionam para que cada tipo de micro retífica seja utilizada. Cada profissional depende, ou prefere, um tipo de velocidade ou potência específica para seu trabalho.

Para que serve a micro retífica?

Mas afinal, para que serve a micro retífica? Como comentamos, a ferramenta serve para moldar materiais conforme a necessidade de quem a usa. Entre esses materiais que podem ser trabalhados pelo dispositivo estão o metal, a madeira, o plástico, o vidro e os materiais de cerâmica.

Lembrando que cada material exigirá uma nova ponta adequada para um melhor desempenho e resultado. E essas pontas são acessórios que vão ao dispositivo e alteram seu funcionamento.

Cortar

O corte é uma das funções básicas da micro retífica, e por utilizar uma forma bastante ergonômica, o aparelho permite cortes precisos, firmes e controlados pelo operador.

Micro Retifica cortando um pedaço de metal

Para ser utilizado na função corte, a micro retífica precisa estar com um disco de corte, um pequeno disco giratório em sua ponta.

Furar

Com a broca correta o usuário consegue realizar furos precisos e pequenos, mas exatos. E mais uma vez a ferramenta permite uma enorme precisão, fazendo do dispositivo indispensável em serviços que pedem por furos desse tipo.

Micro retifica furando um objeto

No entanto, é bom tomar cuidado. A retificação não é recomendada para materiais muito grossos. Caso o furo exija uma perfuração de mais de 5 milímetros, o ideal é utilizar uma furadeira para não sobrecarregar o equipamento. Temos um conteúdo sobre como usar furadeira com passos e dicas sobre o equipamento caso você tenha dificuldades.

Lixar

A micro retífica é ideal para lixar. Existem pontas e acessórios específicos para trazer essa função para o dispositivo. E a lixa dessa ferramenta é bem diferente do que se espera de qualquer outra. Afinal, quando alguém começa a polir um objeto, é sempre de maneira externa.

Micro Retifica furando um pedaço de madeira

Lixamentos que precisam penetrar em algumas brechas ou divisões de qualquer estrutura têm muito mais trabalho para realizar, mas com a micro retífica esse obstáculo é contornado.

O aparelho alcança lugares que uma lixa normal nunca alcançaria, essa é uma das grandes vantagens do dispositivo.

Gravar

A função de gravura da micro retífica é uma das mais distintas e peculiares do objeto. Com ele é possível escrever ou desenhar na superfície de certos materiais, como plástico, madeira ou mesmo metal.

Micro retifica gravando um nome em um frasco de vidro

Leia também: Como lixar madeira: dicas práticas e eficazes!

Quais são os acessórios usados pela micro retifica?

E para realizar todas essas funções diferentes, a micro retífica utiliza alguns acessórios. Veja alguns deles:

Ponta Montada

Pontas montadas são acessórios para lixar. Acoplada na ponta da retífica, esse acessório lixa e até afia certas peças. Seus formatos são variados para auxiliar o trabalhador em situações diversas, além de conseguir acessar locais que qualquer outra lixa acharia difícil.

Escova de aço

Acessórios utilizados para fazer a limpeza de determinadas superfícies, peças e outros locais que a micro retífica possa alcançar. Promovem uma limpeza completa e lustrosa.

Disco de corte

O disco de corte é utilizado para cortar, uma função que já mencionamos. Esses discos são descartáveis, pois se desgastam quando utilizados devido ao atrito.

Ponta diamantada

A ponta diamantada é utilizada para realizar gravuras na maioria das superfícies. Por isso, esse acessório é um dos mais versáteis da ferramenta. Seu formato também varia para criar gravuras específicas e para uso em superfícies distintas, respeitando as características diferentes dos materiais.

Qual é a melhor micro retífica?

Qual é a melhor micro retífica para o seu trabalho? Existem diversos tipos de micro retíficas no mercado. Suas características variam de acordo com determinados aspectos, e a melhor é aquela que mais atende às suas necessidades, variando entre cada usuário.

A seguir, listamos os diversos pontos de análise que uma escolha da ferramenta deve considerar para eleger a melhor micro para o seu serviço!

  • Uso pretendido: Compre sua ferramenta planejando para o que irá utilizá-la. Para gravar, para lixar, por quanto tempo de trabalho? Tudo isso faz diferença na hora de escolher o melhor modelo;
  • Empunhadura: Verifique qual modelo de micro retífica tem a empunhadura ideal para você, qual fica melhor em suas mãos e fornece mais precisão nos movimentos;
  • Observe a voltagem: Lembre-se de considerar a voltagem da sua micro retífica e escolher aquela conforme o seu sistema elétrico;
  • Potência: cada retífica tem uma potência diferente, observe aquela que mais faz sentido para o seu uso;
  • Utilize aparelhos com cabo emborrachado: Para longas jornadas de trabalho, prefira retíficas com cabos robustos.

Aprendeu nossas dicas? Agora você está muito mais preparado para escolher a ferramenta e também saber qual é a melhor micro retífica para você!

Quais são os trabalhos com micro retífica?

Os trabalhos realizados a partir da micro retífica permitem a execução de uma série de projetos, como pequenas esculturas de madeira, trabalhos artísticos, estatuetas, esculturas mais práticas como colheres.

A ferramenta também pode ser utilizada para dar o acabamento em alguns projetos, como criar uma gravura ou desenho em um copo de vidro, em chapas de aço e outros objetos de metal.

Não podemos esquecer também de pequenas gravuras informativas ou para design. Com a retífica, é possível criar um logotipo ou desenho em uma chapa de madeira ou metal, e assim utilizá-lo como logotipo ou placa informativa.

A micro retífica é uma ferramenta muito versátil que pode ser empregada em serviços, trabalhos e projetos. Autônomos, serralheiros e artistas podem usá-la, já que é um aparelho completo.

O que achou deste conteúdo? Esperamos que tenha gostado e que tenhamos o auxiliado a compreender melhor sobre esse equipamento tão prático e facilitador quanto a micro retífica.

Aqui no blog da Dutra Máquinas buscamos trazer diversos conteúdos com temas sobre decoração, dicas sobre equipamentos, ideias para o lar, para a indústria e muito mais. A propósito, aproveite sua leitura e confira nosso conteúdo sobre bricolagem e entenda o conceito e dicas para aplicar!

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.