Principais tipos de alicate e suas diferentes aplicações

No mundo das ferramentas para construção nos deparamos constantemente com uma série de artigos e modelos com múltiplas funcionalidades, sendo quase inevitável não ficar perdido em alguns momentos.

Dentre as ferramentas mais utilizadas no dia a dia, como martelo, lixa e chave de fenda, temos ainda os alicates. Isso mesmo, alicates no plural. É possível que você conheça apenas um único tipo de alicate e o utilize para quase todas as atividades, seja para entortar um arame, cortar uma tela ou retirar um prego, mas você sabia que existem diversos tipos de alicate com diferentes funções?

Calma, calma, podemos te ajudar a entender um pouco melhor os modelos fundamentais desse equipamento e as suas aplicações. Então, já vai abrindo espaço na caixa de ferramentas e anotando aí, porque o seu leque de opções de ferramentas só tende a aumentar.

  1. Alicate universal

O alicate universal ou alicate de eletricista é o tipo de alicate mais comum que encontramos nas oficinas caseiras. No geral, serve para cortar fiações e apertar porcas e parafusos com a parte abaulada. Seja para segurar ou apertar algo, o alicate universal é bastante competente.

Alicate universal com cabo preto e cinza escuro
  1. Alicate de corte de fio

Embora o alicate universal seja muito usado para cortar fiações, temos alicates específicos para o corte de fios. O que diferencia-os um do outro é a especialidade de fios que atendem. Por exemplo, há alicates de corte horizontal, que são melhores para fios mais duros e grossos, enquanto os alicates de corte lateral desempenham melhor em fios mais moles.

  1. Alicate de bico

O alicate de bico é facilmente reconhecido devido à sua ponta fina, o que é excelente para situações mais delicadas como atividades mecânicas e elétricas, seja na hora do corte de cabos ou para apertar porcas em regiões em que o acesso não é facilitado. Devemos, ainda, salientar que eles contam com diversos tipos de ponta para atender diferentes demandas.

  1. Alicate bico de papagaio

Agora, se precisa de um alicate para atividades hidráulicas, o melhor é o alicate bico de papagaio. Ele é muito utilizado para o conserto de canos, torneiras e tubulações ligadas à rede de esgoto e também é um facilitador na hora de apertar porcas maiores. O conhecemos ainda por alicate bomba d’água.

  1. Alicate de pressão
Alicate de pressão metalizado

A grande característica do alicate de pressão é se fechar totalmente quando apertado, daí vem o seu nome. Esse tipo de alicate é bastante versátil, sendo utilizado não só para segurar, mas também para pressionar objetos e superfícies e desapertar porcas.

  1. Torquesa

Torquesa, torquês ou truquesa (como preferir) é um alicate recomendado para serviços azulejistas. Suas pontas podem ser constantemente afiadas para cortar azulejos e porcelanato para que possam caber nas superfícies. Além disso, são ótimos para cortar pastilhas em formatos e tamanhos diferentes.

  1. Grifo

Ótimo para ações hidráulicas, o alicate de grifo pode ser regulado para servir a registros, torneiras e canos a fim de apertá-los ou despertá-los. Aliás, ainda é uma ótima ferramenta para utilizar em porcas e parafusos quadrados ou sextavados. 

  1. Alicate travador de serrote
alicate travador de serrote na cor vermelha.

Esse tipo de alicate é muito utilizado para travar dentes de serrote. Ao encaixá-lo no serrote, o alicate dá o aperto exato para dobrar o dente da ferramenta para um lado ou para o outro sem quebrá-lo.

  1. Alicate fazendeiro

O alicate fazendeiro é muito versátil e pode ser utilizado para vários fins, embora muitas pessoas só conheçam a sua função de corte. O equipamento pode ser utilizado para torção de arame farpado com segurança, para segurar e arrancar pregos e até mesmo martelar grampos, o que faz do alicate ideal para uso em fazendas e sítios.

  1. Alicate crimpador

O alicate de crimpar ou crimpador é fundamental para os serviços em redes telefônicas e de informática, isso porque a ferramenta é usada na hora de desencapar cabos e fios elétricos de maneira rápida, prática e segura.

  1. Alicate rebitador

Outro tipo de alicate bastante utilizado e serviços mecânicos e de construção civil é o alicate rebitador. Sua projeção se deu a partir da necessidade de unir, por meio de um rebite metálico, dois componentes de diferentes tamanhos e materiais. 

Embora possuam grandes tamanhos, são bem leves e articulados para trabalhos mais intensivos com esforço reduzido. No mercado de ferramentas você os encontra em diferentes designs.

  1. Alicate amperímetro 

Você encontra este alicate na caixa de ferramentas de todo eletricista, afinal, o alicate amperímetro é essencial para trabalhos elétricos, considerando que auxiliam na mensuração da corrente elétrica com segurança. 

Além disso, pode ser utilizado para medir a tensão de uma corrente elétrica e a resistência de um dado circuito e fazer testes de continuidade.

Agora sim! Conhecendo os diferentes tipos de alicate, fica fácil escolher o melhor para as suas necessidades do dia a dia. Mas, se você tem uma oficina, seja residencial ou comercial, o bom mesmo é ter sempre mais de um, afinal, nunca se sabe quando será preciso cortar um cabo, travar dentes de serrote ou desapertar uma porca, não é mesmo?!

Se gostou do nosso post, que tal aprender quais são as ferramentas básicas que não podem faltar em sua casa? Confira os conteúdos exclusivos da Dutra Máquinas!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *